domingo, 27 de novembro de 2022

Vita Christi – I Domingo do Advento – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 

Quando os sinais de que falamos tiverem sido cumpridos, de repente, quando menos se espera, desde a hora do último julgamento completamente desconhecido dos homens, o sinal do Filho do Homem, que é a cruz, aparecerá nos céus, ou melhor, no ar (que a Escritura designa muitas vezes como céu). Aquele que, na Sua humildade, estava disposto a sofrer o opróbrio e a ignomínia da cruz, mostrará, quando vier em todo o esplendor da Sua majestade, os frutos salutares e gloriosos deste instrumento do Seu tormento. O Salvador é aqui referido como o Filho do Homem e não como o Filho de Deus, porque ele julgará o mundo não só como Deus, mas revestido da sua santa humanidade. São Crisóstomo diz:

"A Cruz aparecerá nos céus, mais resplandecente do que o sol, de modo que os pecadores confusos não precisarão de outros acusadores além dos seus próprios crimes, que os acusarão nas profundezas da sua consciência e os julgarão dignos dos maiores tormentos”.

Acrescenta o mesmo santo:

“Esta cruz não será aquela cruz de madeira sobre a qual Nosso Senhor estava disposto a morrer, mas uma grande luz sob a forma de cruz, mais brilhante do que o próprio sol”.

Podemos também acreditar que com a cruz aparecerão também os vários instrumentos da tortura de Jesus Cristo, os pregos, a lança, a coroa de espinhos, como as gloriosas bandeiras da grande vitória que o Salvador conquistou na luta contra o inimigo da nossa salvação. Diz São Crisóstomo:

“Quando um rei deseja fazer a sua entrada solene numa cidade, envia perante ele os seus exércitos, que carregam as bandeiras e os estandartes, sinais da chegada iminente do monarca. Da mesma forma, quando Jesus desce do céu para vir julgar os homens, será precedido por anjos e arcanjos que carregarão a cruz como padrão do seu triunfo e anunciarão à terra assustada a vinda do poderoso Rei do céu”.

À vista de tanta glória e tanta majestade, todas as tribos da terra, ou seja, os pecadores que, em vez de amar e servir a Deus, preferiram os bens e os prazeres temporários deste mundo, chorarão e gemerão, reconhecendo, mas demasiado tarde, a sua loucura e os seus erros; nada lhes restará senão esperar, tremendo, a terrível sentença do juiz soberano. Diz São Crisóstomo:

“Então todas as tribos da terra chorarão e lamentarão; os judeus e os gentios chorarão amargamente; chorarão também, todos aqueles cristãos indignos que preferiram o mundo a Jesus Cristo; que se apegaram a bens terrenos e perecíveis e desprezaram os bens celestiais e eternos. Mas não assim as tribos sagradas do Senhor, que se encherão de alegria e proclamarão a glória do seu divino Mestre. Os ímpios gemerão sobre o seu infeliz destino; lamentarão amargamente os crimes que cometeram, a sua loucura que não quiseram corrigir, a glória eterna que perderam por culpa sua, os castigos terríveis que mereceram [...] Então todas as tribos da terra, ou seja, os ímpios que amaram o mundo mais do que Jesus Cristo, chorarão e gemerão quando ouvirem da boca do Juiz soberano estas terríveis reprovações que lhes serão dirigidas: ‘Para vosso bem, e para vos salvar do tormento eterno, assumi a natureza humana e tornei-me homem. Para vosso bem, fui amarrado, injuriado, censurado, açoitado e pregado à cruz, onde está então o fruto de tanta vergonha e sofrimento? Por vós e pela redenção das vossas almas derramo todo o meu sangue; em troca do preço deste precioso sangue, o que fizestes por mim? Amei-vos mais do que a minha própria glória, por ser Deus, humilhei-me, aniquilei-me até ao ponto de pôr a vossa mortalidade, e desprezastes-me abaixo do menor dos bens terrenos, que preferistes à minha justiça e ao meu Evangelho. Todos chorarão e gemerão, pois ninguém poderá resistir ao poder do Juiz soberano; ninguém poderá evitar o seu terrível olhar ou escapar à sua sentença. O tempo do arrependimento terá terminado, e no meio de toda esta angústia não lhes restará senão vergonha, arrependimento e lágrimas’. Eles gemerão, e com razão; o homem rico deixará de poder usar o seu dinheiro para redimir os seus pecados com abundantes esmolas; o pai virtuoso deixará de poder implorar a misericórdia do Senhor em nome de um filho culpado e perverso; os próprios anjos deixarão de interceder em nome dos homens, como costumavam fazer no passado; o tempo da misericórdia já passou, só a justiça reina suprema”.

No seu primeiro advento, o Salvador mostrou a sua doçura e bondade; no seu segundo, Ele mostrará toda a força da sua justiça. Diz Santo Efrém:

“Meus irmãos, se compreendêssemos os perigos e males que nos ameaçam, estaríamos a gemer aos pés de Deus, implorando a sua misericórdia!”.

Se, de fato, à vista do Juiz soberano, todas as criaturas estão em consternação, se os próprios anjos santos são apanhados de medo, o que será de nós, se, no pouco tempo que nos resta, nos permitirmos ser negligentes e preguiçosos sem nos entregarmos ao arrependimento e à contrição pelas nossas faltas? Jesus Cristo, no último dia, irá chamar-nos à responsabilidade por esta indiferença e esquecimento. Por vós, dirá Ele, tornei-me homem e vivi na terra; por vós fui açoitado, desprezado, pregado à cruz, banhado a fel e vinagre; abri-vos as portas do paraíso, ofereci-vos o reino dos céus, enviei-vos o Espírito Santo para vos iluminar e instruir; que poderia eu ter feito por vós que não tenha feito? Por tantos benefícios, pedi apenas uma vontade humilde e submissa, não vos obrigando de forma alguma e deixando-vos livres para vos salvar ou para se perderem para sempre. Pois bem, pecadores, vós que sois apenas criaturas passivas e mortais, que fizestes e sofrestes por mim, vosso Deus e vosso Mestre, por mim que, apesar da minha impassibilidade, consenti em sofrer tanto por vós?

Então tanto os bons como os maus verão com os olhos do corpo Jesus Cristo aparecendo na sua humanidade, pois é nesta forma que ele julgará o mundo. Diz Santo Agostinho:

“No grande dia do juízo final, o Salvador mostrar-se-á ao reprovado na Sua humanidade, na Sua qualidade de Filho do Homem, pois como Filho de Deus e o próprio Deus, igual ao Seu Pai, só pode ser visto por aqueles que são puros de coração; como juiz dos vivos e dos mortos, Ele teve de se manifestar igualmente a ambos, pois todos tiveram de comparecer perante o Seu tribunal; é por esta grande razão que só o Filho do Homem foi investido de poder judicial”.

Diz São Beda:

“Jesus Cristo mostrar-se-á aos eleitos na mesma forma em que Ele se manifestou aos Seus apóstolos no dia da Sua transfiguração no Monte Tabor, mas ao réprobo Ele aparecerá como Ele estava no madeiro da cruz”.

Diz Orígenes:

“O Salvador no dia da sua ascensão, ascendeu aos céus numa nuvem de glória; da mesma forma, no dia do juízo geral, ele aparecerá em todo o seu poder e majestade”.

Diz São Cirilo:

“O Filho de Deus no seu primeiro advento, quis mostrar-se com todas as marcas da nossa miséria e fraqueza; mas no seu segundo advento, Ele virá em toda a grandeza do seu poder e em todo o esplendor da sua majestade. Ele aparecerá em todo o seu poder para confundir e destruir os seus inimigos; em toda a sua majestade, para recompensar e glorificar os seus escolhidos”.

         Diz São Gregório:

“Aqueles que neste mundo não quiseram submeter-se à doutrina de Jesus Cristo, que só ensina rebaixamento e a humilhação, vê-lo-ão então em todo o esplendor do seu poder e da sua majestade, e para eles o julgamento será ainda mais severo porque se mostraram mais rebeldes à sua vontade e ao seu bom prazer”.

Diz São Crisóstomo:

“Quando um rei da terra quer mostrar-se ao seu povo ou preparar uma grande expedição, todas as autoridades estão em movimento, os exércitos estão de pé, toda a cidade está em tumulto; da mesma forma, e ainda mais, quando o poderoso rei do céu vier julgar os vivos e os mortos, as virtudes e os poderes angélicos serão abalados. Relâmpagos e trovões precederão a sua marcha; em vez de trombetas, o barulho e a voz majestosa dos trovões serão ouvidos anunciando a sua vinda. Pois não deveriam os preparativos ser proporcionais ao poder e majestade do monarca? Assim, no dia do juízo, o Salvador mostrar-se-á na sua humanidade; não será apenas aquele que, como homem, foi injustamente julgado, que deveria vir por sua vez e na mesma capacidade, para restabelecer a justiça e render a cada um segundo as suas obras? Ele conservará na sua carne as marcas das suas feridas para confundir os impiedosos que o crucificaram”.

Diz São Crisóstomo

“Jesus Cristo preservará no seu corpo as cicatrizes das suas feridas, como testemunho da sua paixão contra os judeus e contra todos aqueles que persistem em negar que o Filho de Deus poderia alguma vez ter sofrido e morrido pela salvação dos homens”.

         Diz Santo Agostinho:

“Nessa altura todos os homens que ainda estão vivos morrerão e ressuscitarão imediatamente, visto que, segundo o grande apóstolo, nenhum homem pode escapar à morte; mas esta ressurreição geral terá lugar no mesmo momento, sem distinção entre os justos e os pecadores. Antes desta ressurreição geral, Jesus Cristo enviará os seus anjos com trombetas para chamar todos os mortos a julgamento”.

Diz São Crisóstomo:

“Quão terrível e poderosa será a voz destas trombetas à qual todos os elementos obedecerão! Irá derrubar as pedras, penetrar os locais mais escuros, quebrar as correntes da morte, abrir as portas do inferno e dos abismos mais profundos, e chamar as almas dos condenados, que mais uma vez se juntarão aos corpos que animaram. E tudo isto num único instante, num abrir e fechar de olhos, como diz o apóstolo, com mais velocidade do que uma seta que divide o ar. A esta voz, a terra e o mar, como servos obedientes, vomitarão os escombros dos cadáveres que contêm no seu seio, e o pó dos cadáveres espalhados por todos os lados, serão subitamente reunidos e transformados em novos membros. Os anjos reunirão dos quatro cantos do mundo todos os escolhidos, os seus futuros companheiros, cujos corpos leves se erguerão facilmente no ar, para os apresentarem ao tribunal do Juiz soberano. Reunirão também os réprobos, cujos corpos terão retido toda a sua gravidade, e os transportarão, como o anjo do Senhor transportou Habacuque para o profeta Daniel na cidade de Babilônia”.

         Diz São Remígio:

“Os justos, então apresentar-se-ão com alegria e triunfarão perante o seu juiz; os pecadores, pelo contrário, em dor e confusão, ficarão à distância”.

Diz São Crisóstomo:

“Em primeiro lugar todos os mortos ressuscitarão, e depois desta ressurreição geral, os anjos reunirão todos os homens em pleno ar, de acordo com o testemunho do grande apóstolo, acima do vale de Josafá, e apresentá-los-ão ao tribunal do juiz soberano para ouvir a sentença que Ele terá de pronunciar; e tudo isto será feito num único instante.

         Ainda São Crisóstomo, noutro lugar, falando do Juízo Final, diz:

"Infelizmente, quando ouvimos falar desse grande dia, devemos estar cheios de alegria, e mesmo assim estamos cheios de medo e tristeza. Pois com que olhos poderemos olhar para Jesus Cristo sentado no seu tribunal? Infelizmente, se uma criança que ofendeu o seu pai não ousa aparecer perante ele, como podem os pecadores, lembrando-se de todas as suas iniquidades passadas, com uma consciência cheia de remorsos, ser capazes de se apresentar perante o Pai de misericórdia que os abundou com tantos benefícios dos quais tão pouco beneficiaram? Nesse dia terrível, porém, todos os homens, bons e maus, justos e pecadores, comparecerão perante o tribunal do Juiz soberano, e serão revelados aos olhos de todos e cuidadosamente discutidos todos os pensamentos, todas as palavras, todas as ações de cada homem que terá de dar um relato exato de toda a sua vida. Oh, quão bem o pensamento e a memória deste grande dia nos manterão afastados do mal e nos encorajará à virtude! Pois se temos quaisquer sentimentos de vaidade, orgulho ou ganância, se nos sentimos deprimidos pela tristeza, negligência ou desânimo, se somos tentados pelos prazeres e alegrias deste mundo, digamos a nós próprios: ‘O dia da ressurreição está a aproximar-se, o dia que está para vir não será longo, e em breve teremos de comparecer perante o tribunal de Deus, tanto bons como maus, os pecadores a serem cobertos de vergonha e confusão, e os justos a serem coroados de glória e esplendor’. Este pensamento, esta recordação, irá separar-nos para sempre dos bens visíveis deste mundo que estão a passar, e irá fazer-nos suspirar incessantemente depois dos bens invisíveis que só eles são eternos. Portanto, não provoquemos a ira de Deus; escutemos a palavra do nosso divino Salvador que nos diz: ‘Temei aquele que pode perder a alma e o corpo no fogo do inferno’. Desta forma, evitaremos a desgraça dos condenados e tornar-nos-emos dignos de partilhar com os eleitos a glória e as alegrias do Reino dos Céus”.