domingo, 20 de novembro de 2022

Vita Christi – XXIV Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Depois das perturbações, sedições, guerras e outros sinais que acabamos de mencionar, aparecerá o anticristo. A paz precedeu o advento de Jesus Cristo; a discórdia e a dissenção marcharão antes do seu antagonista. Diz São Crisóstomo:

“O fumo anuncia o fogo, a luta precede a vitória, por isso as perseguições do anticristo precederão a glória e o triunfo do Filho de Deus”.

Por isso o Salvador disse aos seus discípulos: “Quando vós ou os vossos sucessores virem a abominação da desolação, que foi predita pelo profeta Daniel, aparecer no lugar santo, ou seja, no templo do Altíssimo, então que aquele que ler esta profecia compreenda bem o que se lê, e que saiba que ela se vai cumprir e que o fim do mundo se aproxima”. Daniel, de facto, diz que esta desolação irá durar até à consumação dos séculos. Esta profecia cumpriu-se quando o imperador Adriano quis erguer a sua estátua no templo, no próprio local onde estava a arca da aliança; este foi o sinal para a ruína de Jerusalém e para a destruição do templo. Esta profecia também pode ser aplicada ao Anticristo, que é justamente chamado abominação devido ao orgulho com que ousará comparar-se a Deus e atribuir a si próprio as honras que se devem apenas à divindade. Ele é chamado uma abominação de desolação, porque quando vier, os eleitos ficarão mais contristados do que nunca para ver o culto a Deus destruído e os justos perseguidos; pois então, como diz o Apóstolo São Paulo: "O homem do pecado, o Filho da Perdição, expulsará Deus do Seu templo para reinar em Seu lugar”, e será invocado no próprio lugar onde o Senhor recebeu as orações dos Seus fiéis adoradores e concedeu os seus desejos.

Moralmente, o indigno e corrupto prelado é um ídolo de abominação e desolação, pois, como diz o profeta Zacarias, o pastor que abandona o seu rebanho não passa de um ídolo vaidoso e desprezível. O pastor que abandona o seu rebanho é chamado abominável, e com razão, pois é um objeto de repulsa aos olhos de Deus por causa da corrupção do seu coração, da impiedade dos seus feitos e da indignidade dos seus sacrifícios. É também um objeto de aflição para o povo, cujas almas perde pelo seu descuido no desempenho das suas funções, pelos seus maus exemplos e pela sua negligência em ajudá-los nas suas necessidades corporais e espirituais. No entanto, apesar de todos os seus vícios, ele senta-se no lugar santo, é entronizado no púlpito da verdade, mas é apenas um ídolo vão; é um monstro, um representante do Anticristo de quem é ministro. Infelizmente, quantos anticristos existem hoje em dia na Igreja de Deus! Diz São Beda:

“Quando vemos a abominação da desolação entrar no lugar santo, ou seja, quando o vício e o erro reinam entre aqueles que são especialmente chamados a instruir-nos nos mistérios sublimes da nossa santa religião”

Quando vemos estes ministros enganadores e enganosos, estes homens de sangue, objeto de horror aos olhos do próprio Deus, cometendo iniquidade e pregando mentiras, enquanto que aqueles de nós que estão na Judeia, isto é, que professam a fé de Jesus Cristo, não se deixam arrastar pelas vaidades do mundo ou pelos prazeres carnais, mas sim, no meio dos crimes com que estão rodeados de todos os lados, esforçam-se cada vez mais para avançar na prática do bem, e para alcançar o cume de todas as virtudes.

Por esta razão, Nosso Senhor acrescenta: Aqueles que, a essa altura, estão na Judeia, pois é nesse país que o Anticristo vai aparecer primeiro e começar a exercer as suas perseguições, fujam para as montanhas e para lugares remotos e desertos, para que por esta fuga, diz Santo Hilário, possam escapar da violência dos discípulos do Anticristo, e à sedução da sua doutrina perversa e dos seus maus exemplos. Que aqueles que estão nos terraços, ou melhor, aqueles que alcançaram a perfeição e a contemplação das coisas divinas, não desçam para tirar algo das suas casas, ou seja, não se deixem atrair e seduzir pela sedução dos bens terrenos e perecíveis, que muitas vezes causaram a queda e a ruína dos maiores santos. Que aqueles que estão no campo, isto é, que pela prática da vida ativa se entreguem às boas obras e à edificação do seu vizinho, não voltem a vestir a sua túnica, ou seja, não se confundam novamente com as ocupações vãs do mundo, que não são senão pecados e que os levariam infalivelmente à sua ruína. Segundo o significado puramente literal, Jesus Cristo quer ensinar-nos que nessa altura o excesso dos males e angústias presentes, bem como a apreensão dos que se seguirão, tirará aos homens todo o lazer para se ocuparem de bens temporais; cada um pensará antes em salvar a sua própria vida do que em salvar os seus tesouros, e só pensará em preparar-se com cuidado para aparecer na presença do grande Juiz que se aproxima. Diz Santo Agostinho:

“Aquele que experimenta dores e aflições de espírito, tenha cuidado em não abandonar os seus exercícios espirituais para se entregar às ocupações temporais e às coisas deste mundo; isto seria voltar atrás no caminho da virtude em que tinha entrado”.

         Diz-se aqui, com razão, que não devemos voltar atrás, mas perseverar com firmeza no bem quando o abraçamos. A fim de tornar mais fácil para nós fazê-lo através do exemplo, o Salvador acrescenta: Lembra-te da esposa de Ló, que por olhar para trás foi severamente castigada. Ela tinha escapado às armadilhas de Satanás e da ruína de Sodoma, mas a sua curiosidade perdeu-a; por olhar para trás foi punida com a morte e transformada numa estátua de sal. Diz Santo Agostinho:

“A mulher de Ló representa aqueles que, em tristeza e perseguição, olham para trás e, perdendo a confiança que tinham na bondade de Deus e nas Suas santas promessas, voltam ao mal que tinham deixado”.

Por que razão, pergunta o mesmo Santo Agostinho:

“Foi esta mulher de Ló tão severamente punida por ter lançado um único olhar sobre a cidade de Sodoma, enquanto Abraão, que tinha feito como ela, não foi punido? É porque Abraão, quando olhou para Sodoma, aplaudiu o justo julgamento de Deus; esta mulher, por outro lado, teve prazer na memória dos crimes e iniquidades dos seus habitantes”.

Nosso Senhor, então, para encorajar cada vez mais os seus discípulos a perseverarem na prática do bem e para lhes ensinar que devem estar prontos a enfrentar perseguição, tormento e mesmo a morte, se necessário, em vez de traírem a verdade e a justiça, disse-lhes: Quem ama a sua vida, isto é, a vida presente, tanto que a prefere à preservação da fé e piedade, perdê-la-á expondo-se pela sua má conduta à condenação eterna; quem, por outro lado, quem perder a sua vida, que é a vida do corpo, desprezando-a, no meio de perseguições e tormentos, e sacrificando-a em defesa da fé e da justiça, guardá-la-á verdadeiramente para a eternidade abençoada que lhe será dada como recompensa pelo seu trabalho e sofrimento. Ai, porém, das mulheres que estão grávidas ou a amamentar os seus filhos naqueles dias; pois os embaraços com que estarão rodeadas tornarão mais difícil a sua fuga, e evitarão que escapem aos males com que todo o mundo será então ameaçado. Estas mulheres grávidas representam para nós moralmente aquelas que concebem nos seus corações o pensamento e o desejo do mal; aquelas que amamentam os seus filhos representam para nós aqueles que, uma vez entregues ao pecado, persistem nele cada vez mais; ambas são igualmente amaldiçoadas por Deus. Ou ainda, os primeiros são a imagem daqueles cristãos que, tendo formado a boa intenção de se corrigirem e converterem, não se dão ao trabalho de se converterem de fato; os segundos simbolizam aqueles pecadores que – tranquilizados pela esperança de uma longa vida – chegam às portas do túmulo antes da sua conversão e morrem em impenitência final. Diz Santo Agostinho:

“As mulheres grávidas são a figura daqueles cristãos que concebem nos seus corações a boa resolução de fazer o bem, mas têm medo de pôr as mãos à obra; as nutrizes são aquelas que, depois de terem abraçado a virtude, depressa se desencorajam e não perseveram até ao fim. Ai de ambos! pois no reinado de Anticristo serão facilmente derrotados e sucumbirão facilmente aos ataques dos seus inimigos”.

         O Salvador também nos exorta a dirigirmo-nos a Deus e a exortá-lo a não permitir a nossa fuga no sábado ou durante o inverno, por outras palavras, que este dia não nos apanhe vazios de todas as boas obras e cheios de iniquidades; pois estes são dois grandes obstáculos para escapar às perseguições do Anticristo; como a virtude nos aproxima mais de Deus, assim o pecado nos aproxima mais do seu inimigo. Com isto também, o nosso divino Mestre deseja ensinar-nos que não devemos demorar no dia a dia em deixar o pecado e fazer penitência, e esperar imprudentemente até que não seja mais tempo de corrigir e arrepender-nos; é para este fim que ele fala do sábado e do inverno; de fato, a lei mosaica proibia longas viagens no sábado, e durante o inverno, as viagens distantes são difíceis. Naqueles dias, as tribulações serão maiores do que nunca houve antes. Todos os males, todos os tipos de perseguição serão reunidos pelos descrentes, os hereges, os tiranos, e os falsos irmãos, de acordo com a figura que São João nos dá no Apocalipse pelos quatro ventos e as quatro bestas que lutaram no mar. Então as mais extremas desolações, tormentos e suplícios mais cruéis cairão ao mesmo tempo sobre todos os fiéis dispersos em todo o mundo, mas mais especialmente no país onde Nosso Senhor foi crucificado e posto à morte.

         Diz Haimo de Halberstadt em seu comentário ao Apocalipse:

“Esta terrível perseguição não virá sucessivamente nas várias regiões do universo, mas será declarada ao mesmo tempo em todo o mundo".

Todos os demónios, que o poder de Deus tem limitado até agora, serão libertados e farão à Igreja todos os males que quiserem. O Anticristo será o mais bárbaro de todos os tiranos que o precederam, mas também os mártires dessa época serão os maiores de todos. Naqueles dias a aflição será tão extrema que se durasse tanto tempo, ninguém seria salvo, uma vez que a fraqueza e a fragilidade humana não são capazes de suportar tais torturas. Deus abreviará estes dias em favor dos eleitos. A perseguição do Anticristo, segundo a profecia de Daniel, durará apenas três anos e meio, exatamente o tempo que o nosso divino Salvador, em quem só nós devemos depositar todas as nossas esperanças, usou na terra para pregar o seu santo Evangelho. Pois só Ele pode animar a nossa coragem, fortalecer a nossa fraqueza contra os ataques dos nossos inimigos, confundir os nossos adversários, e tornar-nos vitoriosos nesta luta terrível, encurtando na Sua misericórdia a duração da luta na qual, sem a Sua graça, sucumbiríamos infalivelmente. Segundo Rábano Mauro:

“Quanto mais terrível for a perseguição do Anticristo nas suas terríveis crueldades, mais curta será a sua duração, pois Deus não permitirá que estas aflições e tormentos cruéis destruam os seus amigos, mas apenas que purifique a sua Igreja. Separar o joio do grão bom, para que o trigo puro e bem limpo possa ser recolhido no celeiro do pai de família, ou seja, para que os eleitos, purificados por isto de todas as impurezas, possam ser introduzidos sem demora nos tabernáculos eternos da pátria celestial”.

Se alguém lhe disser: “Cristo está aqui e ali”, não acreditem nele, nem se apressem a correr atrás dele para abraçar a sua doutrina e estar entre os seus discípulos, pois então surgirão muitos falsos Cristos e muitos falsos profetas, os quais, para enganar os fiéis e levá-los à sua ruína, não temerão fingir ser o Cristo prometido por Deus e anunciado pelas Sagradas Escrituras; que ousadamente se vangloriarão de serem amigos do Senhor a quem Ele revelou os segredos ocultos do futuro, e que, para apoiar a sua impostura, irão, pelo poder do diabo, realizar prodígios extraordinários e milagres deslumbrantes, capazes de seduzir os próprios eleitos se eles próprios pudessem ser enganados. Mas os decretos de Deus são imutáveis e aqueles que Ele predestinou para a vida eterna não podem perecer. Não nos surpreendamos se, nestes dias, a obra perversa tão grande maravilha, Deus permitirá que ela teste os santos e confunda os pecadores. Diz Santo Agostinho:

“Nestes dias, com a permissão de Deus, o diabo será libertado sobre a terra; ele fará todo o possível para seduzir os cristãos através dos milagres mentirosos que fará através do ministério do Anticristo e dos seus fiéis seguidores".

Diz São Gregório:

“Que terríveis provações! Não terão os santos mártires de sofrer, quando, no meio dos mais cruéis tormentos, verão os seus próprios carrascos a realizar os mais espantosos milagres aos seus olhos? Como Jesus Cristo e os seus apóstolos, durante a sua vida mortal, realizaram grandes milagres, assim o Anticristo e os seus discípulos, pelo poder do diabo, realizarão maravilhas espantosas a fim de seduzir os justos. Consequentemente, Nosso Senhor, na sua infinita bondade, adverte os seus apóstolos, dizendo-lhes: Estejam atentos; eis que vos anuncio de antemão tudo o que vai se passar; vigiai-vos, pois, para que não vos surpreendais todos com os males que vos ameaçam”.

Diz São Crisóstomo:

“Com estas palavras o Salvador mostra-nos toda a sua misericórdia para conosco, e mostra-nos o desejo ardente que Ele tem de que nenhum de nós pereça, uma vez que nos adverte dos perigos que temos de correr, para que possamos evitá-los quando eles nos atingirem. Concluamos também a partir daqui que não devemos dar crédito a todos aqueles que no seu delírio desejam anunciar-nos o tempo do último advento de Jesus Cristo, e especificar-nos o momento em que terá lugar o fim do mundo atual; a hora disto é conhecida apenas por Deus, e mais ninguém além d'Ele pode ter conhecimento dela”.

         Vós me perguntais, acrescenta Jesus Cristo, quando virá o reino de Deus, e eu vos digo que o reino de Deus já está dentro de vós. Pois o reino de Deus nada mais é do que o dom das Suas graças, e assim Deus reina e habita verdadeiramente em nós, quando todas as faculdades e potências da nossa alma estão inteiramente sujeitas a Ele e obedecem apenas à Sua vontade. Como se lhes dissesse: "Deixai de me perguntar sobre o que não vos compete saber, isto é, sobre o tempo em que Deus virá estabelecer o seu reino glorioso sobre todo o mundo, mas pedi que Ele venha estabelecer o seu reino nos vossos corações pela sua graça, à qual deveis dispor constantemente pela fé e amor ativos”. Note-se aqui que Deus reina de três maneiras diferentes: reina neste mundo, fora de nós na sua Igreja militante, da qual somos membros; reina em nós pela sua graça, dominando os nossos corações, dos quais ele é o soberano mestre; reina acima de nós pela sua glória na pátria celestial, rodeado pelos seus anjos e pelos seus santos. Ou ainda: o reino de Deus é o próprio Deus que reina nos corações de todos os cristãos. Segundo São Beda:

“Jesus Cristo diz com razão que o reino de Deus está estabelecido neste mundo entre os fiéis; de fato, aquele que um dia virá a julgar todos os homens no fim dos tempos, já está a reinar no coração de todos os cristãos”.

Diz Santo Anselmo:

“Desde que Deus habita em nós como no seu santo templo, de acordo com a expressão do apóstolo, e desde que Ele estabeleceu o seu reino em nós, cuidemos que todos os nossos sentidos e todos os nossos membros sejam dignos do convidado divino que deseja estabelecer a sua residência em nós. Que todos os nossos pensamentos, desejos, palavras e ações sejam dedicados apenas à sua glória. Que tudo em nós esteja sujeito à sua santa vontade e ao seu bom prazer. Vós sois, diz São Paulo, o corpo de Jesus Cristo e membros. Preservemos, portanto, no nosso corpo toda a pureza que é própria do corpo do nosso Senhor e Mestre. Os nossos olhos são os olhos de Jesus Cristo, por isso tenhamos cuidado em profaná-los, parando para contemplar as vaidades do mundo. A nossa boca é a própria boca de Jesus Cristo; evitemos cuidadosamente usá-la, não para mentiras, maledicências, ou calúnias, até mesmo para palavras puramente ociosas e inúteis; deve ser usada apenas para glorificar a Deus e edificar o nosso próximo. E assim com todos os nossos outros membros, quaisquer que sejam, que Nosso Senhor confiou aos nossos cuidados e vigilância”.

         O Salvador acrescenta: Se eles lhe disserem: Cristo está no deserto vivendo como um anacoreta e fugindo do mundo, não saiam para o ver e imitar a sua conduta, pois procuram abusar da sua credulidade sob o disfarce vã de uma santidade simulada. Do mesmo modo, se lhe disserem: Cristo está no lugar mais secreto, mais isolado da casa, também não acredite neles, pois eles querem enganá-lo, sob o pretexto de conhecer os mistérios mais escondidos da própria divindade. Diz São Jerônimo:

“Se vos for dito que a verdade de Cristo reside nas opiniões vãs dos pagãos e filósofos, ou nos sistemas obscuros dos hereges, que fingem conhecer os segredos mais íntimos da Divindade, não acreditem nisso”.

Se Jesus Cristo, na sua primeira vinda a este mundo, se escondeu dos olhos dos homens, quando veio encarnar no ventre de uma virgem, não será o mesmo na sua segunda, quando virá render a cada um segundo as suas obras; então, pelo contrário, manifestar-se-á a todos e em todos os lugares ao mesmo tempo. Diz Santo Agostinho:

“Jesus Cristo escondeu-se, por assim dizer, da vista de todos, quando veio para ser julgado e condenado pelos homens, mas quando vem para os julgar e condenar, Ele próprio, por sua vez, se manifestará abertamente, para que ninguém possa duvidar por um momento de que Ele está a chegar”.

E para demonstrar mais claramente o que acabara de dizer, acrescenta o mesmo santo:

“Tal como o brilho do sol, que vem do Oriente, aparece subitamente no Ocidente e se manifesta ao mesmo tempo em todos os lugares ao mesmo tempo sem ser precedido ou anunciado, assim o Filho do Homem, quando vem julgar o mundo, aparecerá a todos ao mesmo tempo no brilho da sua majestade divina”.

Diz Santo Ambrósio:

“Como o relâmpago, que saiu pelos ares, brilha no mesmo momento em todas as partes do globo, assim Jesus Cristo, no seu último advento, irá manifestar-se no mesmo momento em todos os lugares”.

Diz São Crisóstomo:

“Pois não é Ele, como Ele próprio diz, quem enche o céu e a terra com a sua santa presença? Os olhos dos homens não podem suportar a luz brilhante do sol, pelo que não poderão suportar a visão de Jesus Cristo, brilhando com todo o esplendor da sua majestade divina”.

         Depois de ter mostrado aos seus discípulos a forma como Ele deve manifestar-se ao mundo na sua segunda vinda, o Salvador ainda quer ensinar-lhes o lugar onde ele irá aparecer, e é por isso que acrescenta: Onde o corpo estará, lá também as águias se reunirão. O corpo é o próprio Jesus Cristo, na sua gloriosa humanidade, no qual virá para julgar o mundo; as águias são os santos que se levantarão para voar ao seu encontro. O Salvador designa-se pelo nome de corpo, para atestar a realidade da carne que tomou no ventre da Virgem Maria sua mãe, e para fazer compreender que, revestido desta gloriosa carne, ele se mostrará aos olhos de todos. Pelas águias são significados os eleitos, que como as águias terão renovado a sua juventude através da ressurreição, e porque, como estes reis dos ares, poderão com um olhar firme e confiante contemplar o verdadeiro Sol da justiça em todo o brilho e plenitude da sua luz. Diz São Crisóstomo:

“Cada águia, que não pode suportar o brilho do sol sem fechar os olhos, é desprezada e rejeitada pela sua mãe, da mesma forma, todo o cristão que não recebe de coração as palavras da justiça eterna deve ser considerado como um infiel e um agente do diabo. Uma vez que a vinda de Jesus Cristo deve ser pública e manifestar-se desta forma e neste lugar, não é necessário que ninguém nos diga: ‘Cristo está aqui ou ali’; devemos, portanto, considerar como impostores aqueles que nos falam desta forma, e não acreditar nas suas palavras”.