domingo, 13 de novembro de 2022

Vita Christi – XXIII Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Evangelho

Naquele tempo, Jesus dizendo-lhes estas coisas, eis-que um príncipe se chegou a Ele e O adorou, dizendo: "Senhor, agora acaba de expirar minha filha, mas vem tu, põe a tua mão sobre ela, e ela viverá". E Jesus levantando-se o foi seguindo com seus discípulos. E eis que uma mulher, que havia doze anos padecia um fluxo de sangue, se chegou por detrás d'Ele, e lhe tocou a ourela do vestido. Porque ia dizendo dentro de si: "Se eu tocar, ainda que seja somente o seu vestido, serei curada". E voltando-se Jesus, e vendo-a, disse: "Tem confiança, filha, a tua fé te salvou". E ficou sã a mulher desde aquela hora. E depois que Jesus chegou à casa daquele príncipe, viu os tocadores de flautas, e uma multidão de gente, que fazia reboliço, disse: "Retirai-vos: Porque a menina não está morta, mas dorme". E eles o escarneciam. E tendo saído a gente, entrou Jesus e a tomou pela mão. E a menina se levantou. E correu esta fama por toda aquela terra.

 

Depois dos acontecimentos milagrosos que acabamos de relatar, um chefe da sinagoga chamado Jairo aproximou-se de Jesus, guiado pela fé, e adorando-o com a devida reverência, e prostrando-se aos seus pés, aos pés que serviam para trazer a salvação a toda a sua volta, orou ao Salvador pela sua única filha, de doze anos, e disse-lhe: "Senhor, a minha filha está agora morta”. Jairo fala aqui de acordo com a sua cruel apreensão, pois desesperava poder encontrar a sua filha viva, e falou dela como se já estivesse morta, desejando que o Senhor a resgatasse de uma morte iminente, ou que a ressuscitasse se ela estivesse morta. São Marcos diz que esta criança estava no fim, in extremis; no entanto, a morte estava tão perto que se considerou que ela tinha falecido. Em linguagem corrente, diz-se que uma pessoa que está à beira da morte está morta, porque a curta distância da vida à morte, neste caso, é contada como uma distância nula. “Mas vem", continua o chefe da sinagoga, "aproxima-te”, em nome da tua misericórdia, “e põe a mão direita sobre ela para a ajudar, e ela viverá”, porque tu a restituíste à saúde. Jairo pede duas coisas para obter a cura: que Jesus venha e ponha as mãos na sua filha; provavelmente não sabia que Jesus a podia ajudar enquanto estava fora.

Façamos uma aplicação moral. Temos apenas uma alma; se ela está doente, devemos estar ainda mais preocupados com a sua cura, porque se a perdemos, perdemos tudo. Deus entra em nós pela graça preveniente; Ele impõe as suas mãos sobre nós pela graça concomitante; e depois a nossa alma vive pela graça cooperante.

E Jesus, levantando-se, seguiu-o com os seus discípulos e uma grande multidão que se aglomerava à volta de sua pessoa sagrada. Aqui, há um triplo ensinamento: aquele que está sujeito aprende a obedecer, aquele que é igual, a ser obediente, e os prelados, a ressuscitar almas mortas pelo pecado. Isto faz São Remígio dizer: “Que admirável gentileza e humildade! Jesus propôs aqui à nossa imitação!” Não antes de lhe ter sido rezado e se apressa a seguir quem lhe pede dupla instrução: uma para os súbditos, e outra para os prelados; para os súbditos, um exemplo de obediência; para os prelados, devem estar sempre cheios de zelo para instruir os outros; e, sempre que aprendem que um homem está morto na sua alma, devem apressar-se a vir ter com ele.

E diz São Crisóstomo:

“Jairo reza ao Senhor para vir e curar a sua filha, e o Senhor não demora; ele levanta-se imediatamente e segue-o. Com este exemplo, Jesus ensina-nos a ser ativos em cada obra de Deus.”

E, enquanto Jesus ia, uma mulher hemorroíssa, assim chamada por causa da doença que a afligia, que tinha sofrido de perda de sangue durante doze anos, e que tinha gasto toda a sua riqueza em tratamento pelos médicos, aproximou-se de Jesus por trás. Ela fez isto ou por delicadeza, devido à fetidez da sua doença; ou porque, segundo a Lei, era considerada impura; ou porque não podia ter vindo ao encontro de Jesus, por causa da multidão que o pressionava; ou, finalmente, por uma razão mística: para nos mostrar a confusão com que o pecado deve cobrir o homem. E ela tocou a franja da sua roupa, guiada pelo ardor da sua fé. Admiremos a humildade desta mulher: ela considerava-se indigna de tocar os pés do nosso Senhor ou as suas vestes; Jesus, à maneira dos judeus, e segundo o preceito da Lei, tinha franjas nas suas vestes. Ele não foi seguido por guardas para o escoltar e afastar aqueles que o pressionaram; foi por isso que esta mulher se aproximou dele sem impedimentos, quando a multidão o cercou. São Remígio diz aqui:

“Admiremos a fé da hemorroíssa. Desesperada para ser curada pelos médicos – a quem tinha dado todo o seu bem – compreendeu que tinha diante de si o médico celestial; depositou n’Ele toda a sua confiança e mereceu ser curada”.

E diz Rábano Mauro:

“Esta mulher dá-nos um ensinamento precioso. O que deve ser a virtude do corpo de Jesus Cristo? Já que as franjas da sua roupa foram capazes de fazer um milagre tão grande! Que confiança devemos ter, que não só toca o corpo de Jesus Cristo, mas o consagra e o leva para o nosso interior! Esta mulher encontrou o remédio da sua doença. Ai daqueles que transformam o remédio num mal! Pois ela disse dentro de si, acreditando firmemente: ‘Se eu só puder tocar na sua roupa, serei curada’. Isto não quer dizer que as peças de vestuário tenham o poder de curar; aqui só nos é mostrado o poder d’Aquele que as usam. E quando lhes tocou, foi imediatamente curada da sua doença. Façamos aqui uma consideração importante: o doente com hemorragia aproxima-se de Jesus, fala, toca no seu manto, e é curado, porque a salvação é adquirida através da tripla condição de palavra, fé e obras”.

E Jesus, conhecendo em si mesmo a virtude que d’Ele tinha saído, disse: “'Quem é que me tocou?”. Este questionamento não foi causado pela ignorância do Salvador; não, Jesus quis induzir a hemorroíssa que tinha sido curada para o confessar, e por esta confissão para mostrar a fé que a animava e para o louvar, ou para realçar o mérito desta humilde confissão; ou então Ele tinha em vista a edificação dos espectadores, ou a glória de Deus, ou o aumento da esperança do dirigente da sinagoga e a certeza da cura da sua filha. E os discípulos respondendo a Jesus Cristo, disseram: “Mestre, as gentes te apertam e oprimem e ainda perguntas: 'Quem é que me tocou?'”, o Salvador disse: “Alguém me tocou, porque eu conheci que de mim saía uma virtude.”, ou seja, um efeito da minha virtude na cura de uma enfermidade. Embora as multidões, movidas pelo desejo de ouvir a Sua palavra, pressionaram-no, contudo não o tocaram com a devoção e fé desta mulher, e por isso Ele perguntou, de uma forma especial, quem o tinha tocado. Esta mulher, vendo-se assim descoberta, com medo no coração, e tremendo perante a majestade da divindade – cujo poder tinha acabado de experimentar dentro dela – veio e atirou-se aos pés de Jesus, e declarou perante todo o povo o que a tinha levado a tocá-lo e tinha sido curada imediatamente, que a sua doença era grave e inveterada e que a sua cura tinha sido completa. O Senhor queria que este fato se tornasse conhecido para a glória de Deus e para o benefício do povo. Mas São Crisóstomo pergunta:

“Porque é que o Salvador revela esta mulher, que se aproximou d’Ele enquanto se escondia da Sua vista?”.

E ele responde apresentando seis razões: primeira, para que a mulher hemorroíssa não tivesse remorsos de consciência por ter tocado Jesus Cristo; segunda, para ensinar uma lição àquela mulher que pensava que a sua abordagem poderia escapar a Jesus Cristo; terceira, para mostrar a todos a sua fé como modelo de fé imediata; quarta, para provar que Ele de tudo tem ciência; quinta, para mostrar que, por ser Deus, parou a efusão de sangue; sexta, finalmente, para trazer à fé o chefe da sinagoga.

Então Jesus, virando-se e vendo-a, isto é, aprovando a sua fé, disse-lhe: “Tem confiança, filha, a tua fé te salvou”, isto é, mereceu-te a salvação. Como um ato milagroso está acima da natureza, Ele atribui-o à fé, porque a fé é uma coisa sobrenatural. Isto faz São Jerónimo dizer:

“Jesus não diz: ‘A tua fé salvar-te-á’, mas ‘te salvou’; como se Ele dissesse: ‘Porque tu creste, estás salva’”.

E diz São Crisóstomo:

“Como a mulher estava assustada, o Senhor disse-lhe: 'Tem fé, minha filha’. Ele chamou-a ‘minha filha’ porque tinha sido curada por causa da sua fé, e a fé de Jesus Cristo faz de nós filhos de Deus. Reparemos novamente nisto: o Senhor diz: ‘não fui Eu que vos curei, mas a vossa fé’, para nos ensinar a evitar a ostentação e a exaltar o mérito da fé”.

Ouçamos novamente São Crisóstomo:

“O Senhor disse à mulher hemorroíssa que a sua fé a tinha salvo: Ele não quis atribuir ao seu próprio poder, mas à fé desta mulher, o benefício da sua cura, e assim nos ensina a não procurar e publicar, nos nossos atos de virtude, a nossa própria glória, mas a de Deus”.

E o Senhor acrescenta: “Ide em paz, vós que anteriormente estáveis em tumulto por causa da vossa longa enfermidade corporal”. São Crisóstomo acrescenta:

“O Senhor disse-lhe: ‘Vai em paz’; enviou-a para o fim reservado para o bem – pois Deus habita na paz –, para que ela pudesse saber que não só o seu corpo tinha sido curado, mas que as causas do seu sofrimento físico, os pecados, tinham mesmo desaparecido. E esta mulher foi curada a partir daquela hora”.

A Glosa diz aqui:

“Desde a hora em que tocou as franjas da roupa de Jesus, não desde a hora em que Jesus se voltou para ela, ela já estava curada, como pode ser julgado pelas palavras do Senhor”.

Por certas palavras de Santo Ambrósio, parece que essa hemorroíssa era Marta. Pois num dos seus sermões, este doutor, enumerando os benefícios de Jesus, diz:

"Enquanto Ele fez cessar a grande perda de sangue de Marta, e expulsou os demônios do corpo de Maria, e devolveu a vida ao corpo de Lázaro, que já estava fétido”.

Estas palavras provam que uma Marta foi curada por Jesus Cristo de uma perda de sangue, mas não podemos concluir disto que Marta era esta mulher de quem falamos, pelo contrário, esta mulher provavelmente não era Marta. O Evangelista diz que ela tinha gasto toda a sua riqueza em ser tratada por médicos, porém Marta era rica. Temos outra prova em Eusébio, que diz que esta hemorroíssa era de Cesareia de Filipe. Segundo este historiador, após ter sido curada, mandou erguer uma estátua de bronze no seu pátio em Cesareia, de onde era originária. Esta estátua representava Jesus com as franjas da sua veste; a hemorroíssa rodeou-o com grande veneração e prestou-lhe uma devota homenagem. Ao pé da estátua, ela mandou fazer a sua própria efígie. Ela estava de joelhos, com as mãos apertadas, na atitude de alguém a rezar e a mendigar, e Jesus Cristo estava a pôr-lhe a mão em cima. Um dia, no fundo da estátua de Jesus Cristo, cresceu uma erva privada de eficácia, mas quando chegou às franjas, a sua virtude era tão grande que curava todas as doenças. Segundo São Jerônimo, Juliano o Apóstata, tendo tomado conhecimento de que havia uma estátua em Cesareia de Filipe, erigida por uma mulher que tinha sido curada da perda de sangue, mandou-a demolir e substituiu-a pela sua própria imagem, que foi estilhaçada por um raio.

Temos aqui um grande ensinamento para nos manter sempre humildes, como São Bernardo sugere quando diz:

“Quem serve perfeitamente a Nosso Senhor, pode ser chamado de franja, ou seja, a parte mais baixa da sua roupa, quando em tudo o que faz se repugna humilde e o último de todos. Se atingiste este estado de perfeição, e Deus te ouve e te dá o poder de curar os doentes ou de realizar outros milagres, não deves orgulhar-te disto, pois não és tu, mas Deus, que és o autor destas maravilhas. A paciente com hemorragia tocou as franjas de Jesus Cristo, confiando que a curariam, e o evento cumpriu a sua esperança. Agora, não é da franja, mas do Senhor que a virtude libertadora sai, e é por isso que Ele diz: Senti que uma virtude saiu de mim. Portanto, repare nisto: nunca te chames o autor de qualquer bem; todo o bem vem do Alto”.

No sentido alegórico, esta mulher afligida pela perda de sangue e curada pelo Salvador é a Igreja dos gentios. Os gentios foram manchados com o sangue dos mártires que derramaram, com as torturas e vergonhas da idolatria, o que colocou toda a sua existência nos prazeres da carne e no espetáculo bárbaro do sangue. Ela tocou as franjas da veste de Jesus Cristo, quando acreditou na Encarnação do Salvador, pois a humanidade é para Jesus Cristo como a veste da sua divindade. Este é o pensamento do Apóstolo: “fazendo-se semelhante aos homens e sendo reconhecido na condição como homem”. Em nome desta crença, ela foi curada da sua perda de sangue; deixou de derramar sangue católico, e renunciou imediatamente ao culto degradante dos ídolos, à ignomínia dos prazeres da carne, e ao espetáculo cruel de derramar o sangue dos seus semelhantes. A hemorragia é curada por Jesus Cristo indo à filha do dirigente da sinagoga para a ressuscitar: segundo a economia divina da salvação do gênero humano, primeiro alguns judeus deveriam entrar na Igreja, depois todos os gentios, para que, por fim, todo Israel fosse salvo. A hemorroíssa é curada, e o chefe da sinagoga é informado da morte da sua filha: quando os gentios são convertidos a Deus, a sinagoga traiçoeira e ciumenta é morta. Temos uma figura disto novamente na parábola dos dois filhos, cujo filho mais velho se entristeceu com a conversão dos mais novos. Santo Ambrósio diz aqui:

“O que pensa que era este chefe da sinagoga, senão a Lei, considerando que o Senhor não abandonou completamente a sinagoga? Enquanto o Verbo de Deus vai para esta filha do príncipe, para salvar os filhos de Israel, a santa Igreja é formada a partir dos gentios. Mas o que significa esta filha do chefe da sinagoga que morre aos doze anos de idade, e esta mulher afligida com perda de sangue durante doze anos? Isto significa que enquanto a sinagoga fosse forte e poderosa, a Igreja estava doente”.

No sentido moral, a hemorroíssa pode ser entendida como um pecador que peca há muito tempo e cai de um pecado para outro. Ele finalmente pede ao Senhor a cura, dizendo: “Livrai-me do meu mal, Deus da minha salvação”. Assim, o Senhor cura todos os dias a hemorroíssa, enquanto cura pela graça a alma corrompida pelos seus vícios vergonhosos.

Então vieram mensageiros e disseram ao dirigente da sinagoga que a sua filha estava morta. Jesus disse ao pai: "Não tenhais medo, não tenhais fé vacilante; apenas crede, e ela será salva da morte". E quando o Senhor Jesus veio à casa do chefe da sinagoga, encontrou a sua filha morta, e os tocadores de flauta, que deviam acompanhar a procissão, tocando músicas fúnebres. Existem melodias diferentes para despertar sentimentos diferentes no homem. Alguns inspiram audácia, como as trombetas de guerra; outros inspiram devoção, como os cânticos da Igreja; outros levam à alegria, como o som dos vários instrumentos musicais; estes desenham lágrimas e provocam lamentações. Estes últimos eram anteriormente utilizados nos funerais de grandes pessoas, para excitar a multidão às lágrimas e tristeza. Mas tais músicas não são adequadas para cristãos, o seu luto não deve ser inconsolável.

E Jesus encontrou uma multidão de pessoas a chorar e a bater nos seus peitos, com grandes prantos, e a fazer os preparativos para o funeral. E disse-lhes: "Não chorem; esta menina não está morta”, isto é, não deve permanecer na morte; “mas adormecida”, isto é, em relação a mim; pois é tão fácil para mim ressuscitá-la quanto despertá-la do sono. Isto faz São Beda dizer:

“Ela estava morta para os homens, eles não a podiam chamar de volta à vida; para Deus, ela estava a dormir; Ele tinha à sua disposição a sua alma que vivia e a sua carne que descansava na expectativa da ressurreição. Daí o costume entre os cristãos de chamar aos mortos – de cuja ressurreição estão certos – de ‘aqueles que dormem’ (do latim, dormientes)”.

E zombaram d’Ele, pensando que Jesus se referia ao sono comum, sem saberem que ela estava morta. Como podem ver, Jesus Cristo foi ridicularizado na corte dos grandes, e mesmo assim não se zangou nem os repreendeu, porque quanto mais amarga a sua zombaria, mais brilhante foi a manifestação do seu poder. Mas o Senhor não se retraiu do seu propósito: os bons não devem parar no caminho do bem em que se encontram, não devem dar atenção aos escárnios dos ímpios. Estes homens, por terem escarnecido de Jesus, tinham-se tornado indignos de assistir à ressurreição da menina morta. E o Salvador, tendo trazido à tona toda a multidão, que o lamentava e zombava, entrou com o pai e a mãe da menina; Ele estava disposto a fortalecê-los na fé por um milagre tão grande. Também deixou que Pedro, Tiago e João o acompanhassem, que Ele queria instruí-los de uma forma especial. Ele leva estas cinco testemunhas do seu milagre para nos ensinar a não revelar os mistérios aos blasfemos e àqueles que se riem deles, mas apenas aos fiéis que os rodeiam com honra e respeito. Diz São Crisóstomo:

“Ao excluir a multidão enquanto os discípulos são introduzidos, o Salvador ensina-nos a evitar os aplausos dos homens”.

E diz Teófilo:

“A fim de ressuscitar a menina, Jesus leva a multidão para nos mostrar que não é movido pela vanglória; poderia Jesus Cristo, a própria humildade, fazer algo por ostentação? Os três discípulos acima mencionados estarão sozinhos na transfiguração e na oração da agonia de Jesus, e Jesus admite-os sozinhos a esta ressurreição, pela sua dignidade e instrução; para representar a fé na Trindade; para ter um número suficiente de testemunhas; para personificar e honrar todas as condições encontradas na sociedade católica: para Pedro, que era casado, representa o estado do casamento; João, que era virgem, representa a virgindade; Tiago, cuja condição é desconhecida, representa a viuvez. Jesus deixa entrar o pai e a mãe para os levar à fé pelo espetáculo deste fato milagroso”.

E Jesus pegou a menina pela mão e disse-lhe: "Ordeno-te que te levantes". O Salvador curava pelo seu toque e pela sua palavra, para nos mostrar que a sua humanidade era o instrumento da sua divindade na operação de milagres. Isto faz São Crisóstomo dizer:

“A mão do Salvador anima o corpo da menina e a sua voz chama a alma para o corpo. E imediatamente a falecida levantou-se e caminhou; pois a ressurreição tinha seguido imediatamente a sua palavra”.

E completa São Crisóstomo:

"Ao ressuscitar esta menina, Jesus Cristo mostra-nos que ela não só foi ressuscitada, mas também perfeitamente curada. E ordenou que ela fosse alimentada, para mostrar que estava verdadeiramente ressuscitada, e que o que tinha acontecido não era algo de fantasioso”.

No sentido místico, a donzela que está morta na sua morada é a alma que está morta através dos pensamentos pecaminosos. O Senhor diz que a menina dorme, pois aqueles que estão em pecado podem ressuscitar através da penitência. Os flautistas são os demônios com as suas sugestões, ou homens com as suas lisonjas que rodeiam os mortos; eles mantêm os nossos corpos em prazeres carnais que terminam no luto do inferno e desolação. Mas viremo-nos para a Pátria Celeste, e passemos adiante, fechando os nossos ouvidos a estes acordes encantadores. Odisseu mandou-se amarrar ao mastro do navio e tapou os ouvidos com medo de ser levado pelo canto das sereias a se atirar ao mar. As multidões tumultuosas são os afetos ou amizades carnais; os zombadores são os homens do século ou os caluniadores. Devemos, portanto, expulsar esta multidão, para ressuscitar a menina, porque a alma que jaz morta não ressuscita até que as afeições mundanas ou as preocupações do século tenham sido expulsas de nosso coração, pois impedem-nos de nos virarmos para dentro para pensarmos na nossa salvação. Devemos expulsar os flautistas, ou seja, aqueles que, como certos mestres, gentilmente atraem as nossas almas para o erro. A donzela é ressuscitada quando Jesus Cristo entra na casa do nosso coração, trazendo consigo João, que representa a graça; Pedro, que representa o conhecimento de Deus; e Tiago, a suplantação dos vícios pela virtude. Tendo sido ressuscitados da morte espiritual, ou seja, dos vícios, devemos não só lavar as manchas dos nossos defeitos, mas também caminhar e progredir no bem, e depois alimentarmo-nos do pão celestial, ou seja, da palavra de Deus e do sacramento do altar.

A partir desta ressurreição podemos tirar uma tripla conclusão. O perigo em que o pecador morto se encontra na sua alma é representado pela jovem; o remédio para o nosso mal é representado pelo chefe da sinagoga, que é a Igreja que reza por nós; o benefício da cura é representado por Jesus Cristo que teve piedade do pai e da filha. O perigo, eis como se desenrola: nos aproximamos da morte, quando um prazer ilícito nasce em nosso coração; estamos no limite, quando nos encontramos no ponto de consentimento; nós morremos, quando demos consentimento ao mal, e então todas as nossas boas obras morreram. O remédio é procurado quando se aproxima de Jesus Cristo na fé, O adora em amor, e invoca o Senhor com um certo tremor reverente. Recebemos a bênção da cura quando Jesus Cristo se levanta e responde às nossas orações; Ele expulsa a multidão, expulsando das nossas almas a pecaminosidade; Ele entra na casa dando-nos a graça. Assim, a expulsão do pecado é a condição para a entrada da graça.

Para nos ensinar humildade e para nos ensinar a fugir da ostentação e da vanglória, o Senhor Jesus ordena aos pais da moça que nada digam do que aconteceu. Diz São Gregório:

“Jesus mostra-nos, que é um doador de bens, mas não ganancioso por glória; que dá tudo, sem querer receber nada”.

Contudo, as notícias deste evento espalharam-se por todo o país, ou seja, por toda a província da Galileia; a grandeza e a realidade do milagre deviam assim ser divulgadas em todo o lado. Jesus Cristo proíbe a jactância, mas não a manifestação do prodígio, pois o prodígio se manifestou. É como se Ele tivesse dito: “Cuidado com a vanglória nas vossas boas obras, e imitem a minha conduta nisto”. Assim, Jesus Cristo proíbe a publicação das suas obras milagrosas por causa da estima e louvor dos homens, ou seja, por causa da vanglória, mas não impede que sejam recontadas por causa da glória de Deus e da confirmação da fé, que foram o propósito dos seus milagres. Os pais da jovem, que tinha sido ressuscitada dos mortos observaram, portanto, o preceito do Salvador, não publicaram o milagre a fim de evitar o aplauso dos homens, mas ao mesmo tempo não agiram contra a publicação para a glória de Deus. Tal como os dois cegos que foram curados da sua cegueira, como veremos adiante.