sábado, 5 de novembro de 2022

Vita Christi – XXII Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Evangelho

Naquele tempo, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como O surpreenderiam no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos, que Lhe disseram: "Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, e não se te dá de ninguém, porque não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, qual é o teu sentimento: É lícito dar o tributo a Cesar, ou não?". Porém Jesus conhecendo a sua malícia, disse-lhes: "Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo". E eles lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: "De quem é esta imagem e inscrição?". Responderam-Lhe eles: "De César", então lhes disse Jesus: "Pois dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus".

Os fariseus voltaram a tecer uma armadilha ao Salvador, cujas ações eram irrepreensíveis. Como só eles tinham sido impotentes para O embaraçar e comprometer, desta vez juntaram-se aos herodianos, que se confundiram com os apoiantes de César e dos romanos, de quem eram agentes. Juntos as duas partes – por um momento unidas – concordaram em enviar-lhe os seus discípulos, que vieram ter com Ele e disseram, com mel na boca e escondendo cuidadosamente o seu veneno (Mt XX, Mc XII, Lc XX): “Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, e não se te dá de ninguém, porque não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, qual é o teu sentimento: É lícito dar o tributo a César, ou não?” Embora tais palavras fossem um laço na boca dos inimigos do Salvador, são um testemunho da verdade que estava em toda a sua pessoa. Mostram não só a sua aversão à falsidade, mas também o seu amor absoluto pela justiça; pois, como diz São João Crisóstomo, aqui o elogio, embora hipócrita, foi um testemunho dos seus inimigos a favor de Jesus. Jesus, portanto, amava a verdade e a justiça acima de tudo, porque não fazia discriminação entre as pessoas, e todos os homens eram iguais aos seus olhos, uma virtude que é rara nos nossos dias, diz o mesmo São João Crisóstomo, onde vemos pregadores a repreender e confundir os pobres pecadores por pequenos defeitos, quando não desaprovam, mesmo por um sinal, uma palavra, ou a menor alusão, dos grandes imersos no mal. Contudo, segundo o mesmo santo, de todos os pecados de que os padres podem ser culpados, o maior é a discriminação entre as pessoas e, portanto, a falta de justiça e imparcialidade. Há alguns que desprezam os pobres, embora sejam justos, enquanto exaltam e elogiam homens de uma certa categoria, apesar da sua iniquidade.

E os enviados dos fariseus chamam a Jesus Mestre e Mestre da verdade, melhor se insinuarem na sua presença com esta merecida homenagem; Jesus, elogiado e honrado por eles, seria tentado a derramar os tesouros do seu coração perante homens que quisessem abusar deles, ou que os tivessem usado apenas para o perder. Jesus não ignorava isto, no entanto falou, e todos sabem com que medida e dignidade. Santo Agostinho diz:

“Há dois tipos de perseguidores, os insultadores públicos e os aduladores; e em particular a língua do vil adulador é mais perigosa para nós do que a espada nas mãos do assassino”.

Os bajuladores do nosso Evangelho, com palavras de mel, fingindo querer regular a sua conduta sobre a resposta do Salvador, dizem-lhe: “É permitido prestar homenagem a César, ou não a devemos prestar-lhe?” Esta questão - que surgiu entre o povo privilegiado de Deus e que tinha sido recentemente submetido a uma potência estrangeira – era capciosa. É bom dizer que havia dois partidos a dividir a nação judaica, alguns disseram: “Temos de prestar homenagem aos romanos em reconhecimento da segurança que eles dão ao país e a toda a nação”; os outros disseram, e os fariseus com eles, que depois de ter pago a adoração e o tributo necessários a Deus, nada mais se devia a ninguém. Parecia difícil não ser de uma ou outra destas duas opiniões, e assim não desagradar a uma das duas partes. Mas Jesus, a Sabedoria em pessoa, conhecendo os pensamentos mais íntimos dos seus corações, respondeu a uma pergunta de modo muito simples. Trouxeram-lhe uma moeda: "De quem é esta imagem?", disse Ele – não por não saber, mas para repreender –, "de César", respondeu os seus inimigos. “Por que, então, tentais-me? Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

Segundo São João Crisóstomo, Jesus, respondendo aos seus inimigos, não tomou o mesmo tom que eles; às palavras de mel, Ele respondeu com palavras amargas e censura. É porque Ele estava a olhar mais para as intenções do que para as belas palavras dos enviados dos fariseus. Esta palavra César, utilizada em geral, ao referir-se em particular a Tibério, que era apenas genro de César Augusto, mostra até que ponto a resposta de Cristo é susceptível. Se os nossos bens em boa parte pertencem ao príncipe; a nossa alma – a melhor parte de nós próprios – pertence apenas a Deus e a nós. São Crisóstomo fala neste sentido:

"Um tributo, que fosse susceptível a ferir a piedade e a Religião, não seria o tributo de César, mas o tributo oferecido ao inimigo das nossas almas".

Assim, diz São Jerônimo:

“Devemos retribuir as honras do mundo desprezando-as; as suas delícias fugindo delas como um perigo para o corpo e a alma; as suas riquezas pisando-as e vivendo do nosso trabalho. Mas a Deus, para além dos nossos corações e orações, devemos a primeira parte do que temos”

Diz Santo Ambrósio:

“A César o dinheiro que recebeu o seu selo, a Deus a nossa alma que recebeu o seu selo divino”.

O denário está à imagem do imperador, mas o homem está à imagem e semelhança de Deus. Esta semelhança do homem com o seu Criador seria perfeita sem pecado. O mesmo Santo Ambrósio diz:

“Para não sermos o inimigo de César, a quem o mundo pertence, devemos renunciar ao mundo e colocar-nos sob a lei de Deus”.

A forma de não dever nada aos poderes da terra é deixar tudo para seguir Cristo. Do ponto de vista da salvação, não é sem razão que o Salvador nos ordena que primeiro rendamos a César o que lhe é devido; pois ninguém pode ser discípulo do Senhor – isto é, render a Deus o que lhe pertence – até que ele tenha renunciado ao mundo. Mas muitas vezes renunciamos ao mundo em palavras, raramente na realidade.  Quando renunciamos, temos realmente de renunciar ao mundo cada vez que nos aproximamos dos sacramentos. É um fardo pesado para nós prometer a Deus e depois não cumprir a nossa promessa. Uma dívida de fé contraída é mais importante do que uma dívida de dinheiro. Honre a sua promessa enquanto estiver neste corpo mortal, e antes que um credor inexorável bata à sua porta para o atirar para a prisão.

São Jerônimo diz:

“Demos a César a moeda que leva a sua marca, pois não podemos fazer o contrário, mas entreguemo-nos de boa vontade e livremente a Deus; pois é a marca brilhante da face de Deus que a nossa alma leva e não a do rosto mais ou menos majestoso de um imperador. Deixando tudo o resto ao mundo, prestemos a devida e voluntária homenagem a Deus por tudo o que dele recebemos: o nosso corpo, a nossa alma, a nossa inteligência, a nossa vontade, a nossa razão, numa palavra, todas as nossas faculdades, para que um dia possamos ser comparados a seres razoáveis e não a animais sem razão”.

Segundo São Hilário, é justo e razoável entregarmo-nos inteiramente a Ele a quem devemos tudo, a nossa vida e a nossa preservação na terra. Não há impropriedade nem contradição em o homem estar sujeito ao seu semelhante nas coisas temporais, enquanto ele permanece o sujeito imediato de Deus nas coisas espirituais. As duas coisas até combinam perfeitamente, e nenhuma delas prejudica a outra. Mas o homem torna-se mais feliz e melhor, quando se liberta para sempre dos interesses temporais e se torna o súdito de Deus apenas; é então verdadeiramente livre, é um rei, mais do que um rei mesmo, não teme nem a tirania da avareza, nem a do seu semelhante.

Do ponto de vista místico, devemos a Deus uma tripla homenagem ou um triplo tributo que Ele nos exige: uma homenagem do coração que consiste no amor perfeito; uma homenagem da boca que consiste na ação de graças frequente e fervorosa; uma homenagem do nosso corpo, e esta homenagem está na mortificação voluntária dos nossos sentidos e paixões.

Vamos aprofundar mais no sentido místico: Deus reivindica o denário da nossa alma, que devemos mostrar-lhe no dia da nossa morte. Como juiz supremo, Ele pergunta-nos que imagem gravamos nela durante a nossa vida mortal; depois, de acordo com a resposta dos nossos atos passados, vem a sentença do juiz, que ordena a devolução desta imagem a quem ela pertence. Pedido terrível, exame mais terrível se não o tivermos feito durante a nossa vida! É então que, tendo perdido o nosso envelope carnal, o homem interior será despojado e posto nu, deixando de ter a sombra escura da dissimulação em o servir. Neste momento supremo, se Deus esperou em vão pelo pecador durante a sua vida de resipiscência, esta sentença de Cristo: “Render a César o que pertence a César, e a Deus o que é de Deus”, significará: “Almas que trazem a marca sagrada de um Deus feito homem, uni-vos a Ele em glória, e vós que levais a marca do príncipe do mundo, ide para o fogo eterno do inferno”.

Todos aqueles que tinham sido enviados pelos fariseus e pelos herodianos juntos, tendo ouvido a sábia resposta de Jesus, voltaram cheios de admiração por Ele, e espantados por não terem conseguido prevalecer no assunto. São Jerónimo diz:

“Os enviados dos fariseus deveriam ter acreditado nessa sabedoria; contentavam-se em admirar a simples pergunta e a simples resposta que tinham tornado inútil a armadilha que tinham inteligentemente montado. E quando deixaram Jesus, voltaram a carregar no coração a mesma hipocrisia e infidelidade”.