domingo, 4 de setembro de 2022

Vita Christi - XIII Domingo depois de Pentecostes - Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


 

Finalmente, aproximava-se o tempo em que Jesus Cristo passaria deste mundo para seu Pai e realizaria a redenção do gênero humano no Calvário, passando pela ignominiosa tortura da cruz. O Salvador, pois, firmando o seu rosto, segundo a expressão do evangelista: firmavit faciem suam, isto é, a sua vontade contra todas as provações que ainda teria de sofrer, veio a Jerusalém, onde este verdadeiro Cordeiro imaculado, do qual o cordeiro pascal era apenas uma figura. Ele ficou alguns dias nas proximidades desta cidade para nos mostrar que se rendeu sozinho e por vontade própria ao local de seu suplício. Anteriormente, Ele havia fugido diante de seus inimigos, para nos mostrar que às vezes é permitido escapar da ira dos perseguidores, mas neste momento caminha corajosamente à frente dos seus discípulos, como seu líder e seu mestre, para nos ensinar que também é necessário, quando as circunstâncias o exigem, saber sacrificar a própria vida pela defesa da verdade. Se alguém quiser vir após mim", disse Ele, "renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga meus passos. A caminho de Jerusalém, o Salvador passou pela Samaria, que pertencia aos gentios, e pela Galileia, que pertencia aos judeus, querendo assim fazer entender que os frutos de sua paixão e de sua morte deviam beneficiar a ambos, e que doravante formariam um só povo unido pelos laços da mesma fé e da qual Ele seria o mediador no Calvário.

Ao chegar perto de uma pequena cidade situada nos confins de Samaria, dez leprosos, que tinham ouvido falar dos milagres de Jesus, vieram ao seu encontro e o esperavam na estrada fora da aldeia. De acordo com a lei de Moisés, de fato, os leprosos não podiam entrar nas cidades nem conversar com outros, mas apenas entre si. A lei evangélica também prescreve como imunda, não a lepra do corpo, mas a lepra da alma, que é o pecado. Esses infelizes, portanto, mantiveram-se distantes e por respeito a Jesus e também por medo da Lei, mas quando o viram gritaram alto, tão grande era o desejo de serem curados, dizendo: “Jesus, nosso Mestre, tem piedade de nós com uma palavra, se quiseres, podes curar-nos”. Eles invocam o nome de Jesus, diz São Tito, para obter o que querem de seu pedido, porque o nome de Jesus significa Salvador. Vendo-os, Jesus se compadeceu e disse-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes”. A lei de Moisés, de fato, ordenava que os leprosos curados de sua doença fossem e se apresentassem aos sacerdotes, não para obter a cura, mas para que estes pudessem julgar sua cura perfeita e restituí-los à vida pública, e também para oferecer o sacrifício prescrito a este respeito. À medida que caminhavam para ir aos sacerdotes, foram curados como recompensa por sua fé e obediência ao Salvador e, de fato, pela virtude divina.

Eles foram curados antes de se apresentarem aos sacerdotes e isso por vários motivos: primeiro, porque Jesus Cristo conhecia o orgulho dos sacerdotes, que os teriam rejeitado com desprezo, e queria evitar esse escândalo; segundo, para recompensar sua fé e obediência; terceiro, para mostrar que sua cura não era efeito do poder da Lei ou dos sacerdotes, mas unicamente da vontade e misericórdia de Deus. Um deles, porém, que era de Samaria, e portanto era pagão, tendo reconhecido que estava curado, e atribuindo sua cura ao poder e bondade do Salvador, imediatamente voltou atrás, abençoando e glorificando a Deus, e prostrou-se humildemente aos pés de Jesus para adorá-lo e testemunhar sua gratidão a Ele. Os outros nove, que como Ele foram curados, não voltaram, mas foram se mostrar aos sacerdotes, que, por ódio ao Salvador e atribuindo sua cura apenas à virtude da Lei, os dissuadiram de voltar Àquele que restabeleceu sua saúde. Se todos os dez foram curados, então perguntou o Salvador: “como é que, então, foi encontrado apenas este estrangeiro que veio dar graças a Deus?”. Este estrangeiro curado, vindo dar graças a Deus por sua cura, é a figura dos gentios que mais tarde seriam chamados à verdade do Evangelho e a abraçar a fé cristã, os nove ingratos, ao contrário, representam para nós os judeus que, em punição por sua perfídia, persistiram no erro e foram rejeitados por Deus. Então Jesus, dirigindo-se ao que estava prostrado a seus pés, disse-lhe: Levanta-te, deixando o pecado em que estás rebaixado até agora; doravante vá de virtude em virtude como começaste; tua fé, pela qual submeteste sua mente a Deus, te salvou, isto é, restaurou-te tanto a saúde do corpo quanto a saúde do alma; a fé, de fato, é o início de nossa justificação e nos dá a esperança de chegar à vida eterna. Diz São Beda:

“Se a fé salvou aquele que veio dar graças a Deus pela bênção que recebeu, também podemos dizer que a ingratidão e a malícia dos outros foram a causa de sua perdição”.

A lepra, que é a corrupção da carne, é figura do pecado mortal, que é também a corrupção de nossas almas, e nisso há vários pontos a se considerar. Primeiro, a lepra enfraquece a fala do aflito; da mesma forma o pecado diminui a voz e as orações do pecador cujos desejos e vontades Deus não ouve mais e não concede mais. Segundo, a lepra produz várias feridas no corpo que endurecem e se espalham para as partes vizinhas, ampliando-se gradualmente; assim no coração do pecador surgem remorsos que gradualmente diminuem o amor de Deus, tornam o homem duro e rebelde aos seus mandamentos e mais dócil às inspirações fatais do demônio, seu inimigo. Terceiro, o hálito do leproso corrompe e infecta aqueles a quem se dirige, comunicando-lhes o seu mal; assim, os maus exemplos e as más conversas dos pecadores podem corromper aqueles com quem convivem. Quarto, quanto mais a lepra é secreta e oculta, tanto mais ela aumenta e se torna hedionda; da mesma forma, quanto mais o pecado é oculto, mais ele se torna mais forte e mais também parecerá vergonhoso e detestável no grande dia do juízo. A lepra da alma, que é o pecado, deve ser mais temida do que a lepra do corpo; e se o pecador quer ser curado, deve recorrer aos meios que mereceram aos leprosos a cura de seus males. Como eles, dirija-se ao Senhor com fé viva e ardente; se apresente a Jesus Cristo,  este bom mestre não se recusará a olhar e sondar suas feridas, por mais horríveis que sejam, pois Ele foi pregado à cruz como um homem vil. Em segundo lugar, o pecador deve se levantar e olhar, isto é, desistir e abandonar seus pecados, renunciar inteiramente aos seus antigos e criminosos caminhos. Então, deixe os seus pecados, considere – negando-os com sentimentos de humildade – o estado vergonhoso em que se precipitou por sua própria culpa. Assim, do fundo de seu coração contrito e arrependido, levanta a voz para confessar ao sacerdote suas iniquidades com franqueza e sem desvios. Por fim, implore a bondade e misericórdia de seu Deus, dizendo-lhe com o leproso: “Senhor Jesus, meu bom Mestre, tem piedade de mim; se quiserdes, podes me curar”.

O Salvador, ao mandar os leprosos se apresentarem aos sacerdotes – ite, ostendite vos sacerdotibus – quis nos ensinar a obrigação de todo pecador confessar suas faltas aos sacerdotes da Igreja. Sem dúvida, a verdadeira contrição, o arrependimento sincero de nossas faltas, pode, aos olhos de Deus, merecer para nós o perdão interior antes mesmo que o sacerdote nos tenha dito exteriormente as palavras da absolvição; no entanto, isso não desobriga de fazer uma confissão sincera a fim de que o sacerdote veja o estado de nossa alma; somente eles, os sacerdotes, são chamados a pronunciar-se sobre nossa cura; desprezo ou mesmo a negligência a esse respeito nos tornaria culpados e nos exporia a apodrecer irremediavelmente na lepra do pecado. Este leproso que, sozinho entre os dez que foram curados, vem dar graças ao Salvador, é a imagem dos cristãos fiéis que, todos unidos no seio da Igreja, dão incessante e contínua ação de graças a Deus pelos benefícios que d’Ele recebeu; os outros nove, ao contrário, representam para nós todos aqueles que se distanciam dessa unidade da Igreja mostrando-se ingratos e rebeldes. Por isso também vemos que nem sempre são aqueles que receberam mais bens que se mostram os mais agradecidos; assim os prelados e os homens doutos, os poderosos e os ricos a quem Deus concedeu tantos favores e privilégios, são muitas vezes, por sua conduta, mais ingratos para com a divina Providência do que os pequenos e os simples, que, certamente, porém, são muito menos favorecidos.

Concluamos, portanto, de tudo o que acabamos de dizer, que a gratidão é de todas as virtudes a mais agradável aos olhos de Deus, enquanto a ingratidão é o vício que ele mais abomina. Diz Santo Agostinho:

O que podemos pensar, o que podemos dizer, o que podemos melhor escrever, senão que devemos render continuamente graças a Deus? Nada mais breve, é verdade, mas também nada mais vantajoso para nós”

E mais adiante, o mesmo santo acrescenta:

Eu sei, ó meu Deus, quanta ingratidão te desagrada! É a origem de todos os males espirituais; é um vento ardente que seca tudo o que é bom; somente ela seca todas as fontes da misericórdia divina para com os homens; só ela revive todas as faltas que nos foram perdoadas; só ela está no caminho dos benefícios de Deus para nós”.

Diz São Bernardo:

Não é certo que façamos contínuas ações de graças a Deus, aquele que incessantemente nos enche de suas bênçãos?”. 

E mais adiante acrescenta:

“Mostrai-vos sempre desejosos de agradecer ao Senhor os benefícios que vos concede; considere com atenção e gratidão tudo o que ele faz por ti”.

Jesus Cristo, ordenando aos seus discípulos que recolhessem os pedaços de pão espalhados para que não se perdessem, quis nos ensinar a não sermos ingratos, mesmo pelos menores favores que recebemos dele. Fazer o bem a um ingrato é perder tempo e causa sofrimento. A ingratidão é o maior inimigo de nossa alma; aniquila todos os nossos méritos; destrói em nós todas as virtudes e todas as boas disposições; nos priva dos bens que poderíamos ter recebido de Deus. A ingratidão é um vento ardente que seca as fontes da piedade para nós, que seca o orvalho das misericórdias e graças divinas em nossa alma. Como devemos mostrar nossa gratidão a Deus? O mesmo São Bernardo nos ensina isso quando diz:

“Nossa gratidão não deve consistir apenas em nossa linguagem, mas sobretudo em nossas obras. Não são palavras que Deus nos pede, mas ação de graças.

Diz São Crisóstomo:

“Vamos, portanto, render ao Senhor graças continuamente, não só por boca, mas também, e sobretudo, por nossas obras. Agradeçamos a Deus pelos benefícios com que Ele incessantemente nos cobre; agradeçamos-lhe também as bênçãos que concede aos nossos irmãos. Com isso, destruímos em nós mesmos todos os sentimentos de inveja para com os outros e mantemos a caridade cristã em nossos corações. Como poderíamos invejar nos outros bens pelos quais teríamos mostrado nossa gratidão a Deus? Será que Deus exige demais de nós, quando, apesar de toda a sua generosidade para conosco, pede apenas uma coisa, que tenhamos o cuidado de lhe agradecer? A ingratidão é filha do orgulho; o orgulhoso mostra-se ingrato, porque faz acreditar-se digno dos bens que recebe; o homem verdadeiramente humilde, pelo contrário, é grato pelos favores que recebe e também por aqueles que lhe são recusados, porque se considera indigno deles. Se ele está em adversidades e tribulações, ele as aceita como punição por suas próprias faltas e novamente agradece e bendiz ao Senhor por elas”.

Diz São Jerônimo:

“Queres saber por que não amas a Deus? É que não sabes o suficiente como reconhecer seus benefícios; quanto mais se dedicardes a considerar a imensa bondade do Senhor para contigo, mais também sentirá seu coração inflamado de amor por Ele”.