domingo, 16 de abril de 2023

Vita Christi – Da aparição de Nosso Senhor a seus discípulos (inclusive São Tomé) – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Oito dias após a sua ressurreição, Jesus Cristo manifestou-se de novo aos seus discípulos. Tomé tinha-se recusado – a partir no relato dos seus companheiros – a acreditar que o Salvador tinha realmente ressuscitado, mas como nisto ele agiu antes por ignorância do que por malícia, o seu bom Mestre não o deixaria mais na sua descrença, e dignou-se a mostrar-se novamente, a fim de estabelecer fé no seu coração. E quando os discípulos estavam todos reunidos no Monte Sião, como na primeira vez que ele lhes apareceu, e Tomé com eles, este bom pastor, cheio de preocupação com o seu pequeno rebanho, vindo com as portas fechadas e de pé no meio deles, para que pudesse ser melhor visto por todos, disse-lhes: “A paz esteja convosco”. Jesus Cristo coloca-se no meio dos seus discípulos e dá-lhes a paz para nos ensinar que não há paz verdadeira numa congregação, a menos que o superior esteja no meio dos seus súbditos, o pastor no meio do seu rebanho, não demonstrando mais afeto por um do que pelo outro e tratando-os a todos com a mesma ternura. Um pilar nunca suporta melhor um edifício do que quando é colocado no meio, e se todos os elementos, exceto a terra, estão em movimento contínuo, é porque não estão no meio, enquanto a terra, que está no centro, mantém a sua imobilidade. O Salvador recomenda a paz aos seus discípulos tão frequentemente e com tanta urgência, porque sem esta paz é impossível agradar a Deus, que só habita nos corações que a possuem. Quando Jesus Cristo veio à terra trouxe a paz, e quando a deixou para subir ao céu, deixou a paz aos seus fiéis servos; assim, toda a perfeição cristã e religiosa consiste nesta paz que resulta do amor para com Deus e para com o nosso próximo; devemos, portanto, fazer todos os esforços para a adquirir, e preservá-la cuidadosamente quando a possuímos. Diz São Gregório de Nazianzo:

“Envergonhemo-nos se apenas tivermos desprezo ou indiferença por esta paz que Jesus Cristo teve o prazer de nos deixar ao deixar este mundo”.

Paz! Oh, como é doce o nome, como são deliciosos os efeitos! A paz é o próprio Deus; a paz é recomendada a todos nós, mas, infelizmente, como poucos se dão ao trabalho de a adquirir! Qual é a causa disto? É porque a maioria dos cristãos de hoje, cegos pela ambição, correm atrás das honras e das riquezas deste mundo; é porque se deixam arrastar pelo ciúme, ódio, desprezo pelo próximo, ou qualquer outro vício que os afasta de Deus.

O Salvador, então, dirigindo-se a Tomé e respondendo, por assim dizer, à sua pergunta, disse-lhe: “Traz o teu dedo aqui e vê as minhas mãos”. Não que a vista esteja no dedo, mas sim que ele parece estar a dizer-lhe: “Toca e vê por ti mesmo”. A palavra ver é usada aqui no sentido de sentir, de compreender. A visão é muitas vezes entendida como significando os outros sentidos; assim dizemos com mais frequência: “Veja”, em vez de dizer, “ouça quão harmoniosas são estas canções”; “veja”, em vez de dizer, “sinta quão perfumada é esta flor”; “veja”, em vez de dizer, “toque quão suave é esta lã”; “veja”, em vez de dizer, “saboreie quão agradável é este licor”. Diz Santo Agostinho:

“A visão é geralmente tomada pelos outros quatro sentidos e muitas vezes até pela inteligência; por isso dizemos, muitas vezes, ‘não vê’, em vez de dizer, ‘não compreende isto ou aquilo’?”.

Tomé queria ter a certeza da verdade da ressurreição tanto pela visão como pelo tato, por isso disse: “A menos que eu veja as marcas dos pregos nas suas mãos e ponha o meu dedo nos buracos dos pregos e a minha mão na ferida do seu lado, não acreditarei”. Jesus disse então para o convencer: “Põe o teu dedo nos buracos dos pregos, olha para as minhas mãos trespassadas, põe a tua mão na ferida do meu lado trespassado por uma lança, e sabe que Eu sou o mesmo que estava atado à cruz”. Oh, quão larga e profunda era a ferida no lado sagrado do Salvador, uma vez que era possível colocar não só o teu dedo, mas toda a tua mão! Então o Senhor disse a Tomé: “Não sejas incrédulo, mas fiel, pois pela tua descrença renovas todos os sofrimentos da minha paixão, ligando-me novamente à cruz”. Diz São Crisóstomo:

“Quando pensamos na incredulidade deste obstinado apóstolo, admiremos também a imensa bondade do seu divino Mestre; para salvar uma só alma, Ele não teve medo de se mostrar coberto pelas feridas que tinha recebido na sua dolorosa paixão. Não se mostra imediatamente após a sua ressurreição, a fim de deixar crescer no seu coração o desejo de gozar da sua presença através do relato dos outros discípulos, e também para que a sua fé se torne mais firme e mais sólida”.

Depois de tocar nas chagas de Jesus, Tomé não só acreditou de coração na verdade da ressurreição, como também proclamou a sua crença, ambas indispensáveis para a salvação, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus!”. Como se ele dissesse: “Creio firmemente e confesso com certeza a minha fé na vossa gloriosa ressurreição e imortalidade; sois verdadeiramente o meu Senhor e Mestre, sou o vosso servo e filho do vosso escravo. Sois o meu Deus, aquele Deus omnipotente que me criou por puro efeito da vossa bondade, aquele Deus que não teve medo de se revestir da vossa própria humanidade e de sofrer uma morte ignominiosa para nos redimir dos castigos do inferno e para nos merecer a vida eterna. Esta é agora a minha firme e sincera crença; faço dela uma profissão solene e irrevogável aos teus pés”. Bem-aventurado São Tomé, que soube tocar com as tuas mãos o lado sagrado do Salvador, do qual brotou na cruz aquele sangue precioso que nos arrancou da vingança divina, que nos purificou de todas as nossas impurezas, que nos regenerou pela graça e nos mereceu glória. O Salvador, então, para mostrar a recompensa que a fé sincera e verdadeira merece, acrescenta: “Tu creste, Tomé, porque me viste, porque me tocaste; bem-aventurados sejam aqueles que acreditaram sem terem visto”. Com estas palavras, Jesus Cristo não só louva a fé de São Tomé, mas também prevê o que garantirá a nossa própria salvação. É como se ele dissesse: “Porque me viste, Tomé, creste em mim; mas muito mais felizes serão aqueles que cream em mim do fundo do seu coração sem me terem visto como tu me viste no corpo”. Diz Santo Agostinho:

“Jesus Cristo usa aqui a fórmula do pretérito, para mostrar a certeza com que fala; aos olhos de Deus, as coisas futuras são tão claras e tão manifestas como se já tivessem passado”.

São Tomé, ao tocar no corpo do Salvador, estava convencido da sua ressurreição e ao mesmo tempo acreditava na sua divindade; pois a fé é a manifestação de coisas não vistas. Assim, quando clama: “Meu Senhor e meu Deus”, proclama abertamente que Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Diz Teófilo:

“Quando São Tomé tinha tocado as chagas sagradas do Salvador, de infiel tornou-se um cristão sincero e professou abertamente a fé católica ao reconhecer que a divindade estava inseparavelmente unida à humanidade na pessoa de Jesus Cristo. Devemos crer, embora o Evangelista não o mencione, que o Salvador, depois de tudo o que acabamos de relatar, soprou o Espírito Santo sobre Tomé e ordenou-o bispo, como tinha feito anteriormente com os outros apóstolos”.

O Salvador, após a ressurreição, quis preservar no seu corpo, embora se tivesse tornado incorruptível e glorioso, as marcas das feridas que tinha recebido durante a sua paixão. Não foi, obviamente, porque não foi capaz de as curar; não poderia ele ter apagado as marcas da morte do seu corpo, aquele que tinha destruído o seu império e o seu poder? Ele não o teria feito, e isto por várias razões que enumeraremos aqui. Primeiro, para provar mais conclusivamente a verdade da sua ressurreição e para fortalecer a fé vacilante dos seus discípulos. Pois ao oferecer-lhes aos olhos as marcas das suas feridas, mostrou-lhes claramente que era realmente o mesmo corpo que tinha sido amarrado à cruz; assim São Lucas fá-lo dizer: “Vede os meus pés e as minhas mãos, e não hesiteis em reconhecer em mim o vosso Mestre”. Em segundo lugar, para nos dar um testemunho vivo do amor que Ele tem por nós, um amor que o levou à morte e à morte da cruz, e também para nos excitar a amá-lo por nossa vez com todo o nosso coração, aquele que, como diz São João no Apocalipse, lavou as nossas iniquidades no seu sangue. Em terceiro lugar, para nos recordar a obra da nossa redenção; foram as suas feridas que trouxeram a nossa salvação, e, como diz o profeta Isaías: “Ele foi castigado pela nossa iniquidade”. Em quarto lugar, para nos edificar e instruir. Pois se as marcas das feridas do Salvador permanecem gravadas no seu corpo agora glorioso e impassível, é para que nós próprios possamos simpatizar com os seus sofrimentos, para que possamos tê-los constantemente em mente e agradecer-lhe continuamente, de acordo com as palavras do grande apóstolo: “Tende entre vós os mesmos sentimentos que se deve ter em Jesus Cristo”. A quinta razão é que Ele queria mostrar-nos que estamos continuamente presentes na sua memória, e que devemos recordá-Lo constantemente. Poderia Ele esquecer-nos por um momento, aquele que sofreu tão cruelmente por nós na cruz? Ouçamos o que Ele próprio nos diz através da boca do profeta Isaías: “eu não me esqueceria de ti. Eis que eu te gravei nas minhas mãos”. Em sexto lugar, para que nos reconciliemos com Deus seu Pai, e para que este Deus de toda a bondade se digne perdoar à humanidade, por cuja salvação quis que o seu Filho divino fosse assim coberto de feridas. Diz o apóstolo:

“Temos um advogado junto do Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados”.

Diz São Bernardo:

“Ali encontrará o Filho na presença do seu Pai, a Mãe na presença do seu Filho; ali verá o Filho mostrando ao seu Pai as feridas e feridas que ele lhe infligiu; a Mãe mostrando ao seu Filho os seios que o amamentaram. À vista de tantas marcas de amor, poderia Deus recusar ao seu Filho o que ele implora da sua misericórdia? Poderia o Filho rejeitar as orações da sua santa Mãe?”.

Em sétimo lugar, o Salvador quis preservar no Seu corpo as marcas das Suas feridas pela confusão dos pecadores, para que no último julgamento, à vista de tudo o que um Deus-Homem estava disposto a sofrer por eles, ao menos reconhecessem que era com justiça que eles estavam condenados ao tormento eterno. Diz Santo Agostinho:

“Quando Jesus Cristo no grande dia do julgamento, reprova os réprobos pela sua ingratidão por todos os Seus benefícios, Ele dir-lhes-á: ‘Aqui está o homem a quem amarraste à cruz; considera as feridas com que o cobriste, reconhece este lado que trespassaste, este lado que por ti e para ti foi aberto, e no qual te recusaste a entrar’”.

Oitavo, pelo triunfo dos eleitos de Deus, que verão com alegria e alegria os sinais do amor que o seu Libertador manifestou neste mundo para a sua salvação. Diz São Beda:

“Que alegria, que triunfo para os eleitos, quando virem as cicatrizes das feridas – pelas quais Ele venceu a morte e salvou o mundo – brilhando sobre o agora glorioso corpo do seu divino Mestre”.

Quando Jesus Cristo vier julgar todos os homens, Ele mostrar-se-á nesta mesma forma aos justos e aos pecadores; aos justos, de modo a excitar cada vez mais amor e gratidão nos seus corações; aos pecadores, de modo a que possam sentir-se mais envergonhados quando se lembrarem da infame ingratidão com que pagaram tantos favores. Nono, para que Ele possa mostrar a todos os homens no grande dia do julgamento, e preservar para sempre a brilhante insígnia da vitória que Ele conquistou sobre o diabo. Suponha um soldado corajoso que, tendo lutado corajosamente pela honra do seu país e conquistado uma brilhante vitória sobre o inimigo, regressa coberto de feridas; se um médico lhe dissesse: “Queres que te cure perfeitamente e que faça desaparecer o mais pequeno vestígio das tuas feridas?” Será que este guerreiro aceitaria tal cura, e não preferiria manter as cicatrizes das suas gloriosas feridas como testemunho vivo do seu triunfo e como incentivo para que outros seguissem o seu exemplo e seguissem os seus passos? Era assim que o Salvador queria agir. Além disso, estas cicatrizes em Jesus Cristo, longe de deformar o Seu corpo, apenas o embelezaram. Diz São Crisóstomo:

“As marcas das feridas no corpo do Salvador brilham com uma luz mais brilhante do que os próprios raios do sol”.

Diz Santo Agostinho:

“No céu, os corpos dos mártires preservarão as marcas da tortura que sofreram neste mundo pelo amor de Deus e pela defesa da fé; as suas cicatrizes brilharão como as estrelas no firmamento, como a flor no seu caule, como a pedra preciosa colocada no ouro mais puro. Estas cicatrizes, longe de serem uma deformidade nelas, tornar-se-ão a insígnia do seu triunfo e da sua glória”.

Admiremos aqui a infinita bondade do divino Salvador, a sua humildade e o seu amor pelos homens. Consideremos quão suavemente Ele mostra as marcas das suas feridas a Tomé e aos outros discípulos, a fim de dissipar todas as suas dúvidas sobre a sua ressurreição e de nos instruir a nós próprios. Ele ficou com eles durante algum tempo, consolando-os e falando-lhes do reino dos céus. Olhemos também para os apóstolos; com que atenção escutam as palavras do seu bom Mestre; com que alegria aparecem; com que amor contemplam aquele rosto doce em que a alegria, a graça e a beleza brilham ao mesmo tempo! Juntemo-nos a eles, ou melhor, fiquemos à distância, esperando com toda a humildade que o Salvador, na sua misericórdia, se dignasse chamar-nos a si, apesar da nossa indignidade. Jesus, porém, ordenou-lhes que fossem para a Galileia, onde se deveria mostrar-lhes como tinha prometido, e depois de lhes ter dado a sua bênção, retirou-se. Os discípulos confortados permaneceram juntos durante algum tempo, ansiando pela felicidade de o verem novamente.