sábado, 1 de abril de 2023

Vita Christi – Da Entrada Triunfal em Jerusalém – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Mas Jesus, acompanhado pelos seus discípulos e pela multidão de pessoas que o tinham seguido desde Jericó e que, pelo caminho, espalharam as suas roupas e ramos de todo o tipo de árvores na estrada, tanto para o honrar como para facilitar a caminhada do burro sobre o qual cavalgava, chegou ao pé do Monte das Oliveiras. Os judeus, que se tinham reunido em Jerusalém para a festa da Páscoa em obediência à lei de Moisés, ouviram falar da chegada de Jesus e reuniram-se para se encontrarem com Ele. Logo se juntaram a Ele no próprio local onde tinha parado, e com mãos armadas de ramos de árvores e ramos de oliveira, escoltaram-no até Jerusalém, cantando hinos e cânticos de louvor em sua honra e gritando: “Glória a ti, Cristo, que és nosso Rei e que vens a este mundo para nos salvar”. A Divina Providência tinha-o preparado de tal forma para mostrar antecipadamente ao mundo a grande e nobre vitória que Jesus Cristo, através da sua cruz e da sua paixão vindoura, iria vencer triunfando sobre a morte e o diabo, o príncipe da morte. Aproveitemos a lição que o nosso divino Mestre deseja dar-nos; Ele tinha previsto as honras e os respeitos que o povo lhe ia pagar, mas para nos ensinar a praticar a humildade e a ter apenas um desprezo soberano por toda a grandeza humana, Ele aparece aos seus admiradores montados sobre a besta mais vil e desprezível. Foi especialmente a ressurreição de Lázaro que excitou este entusiasmo entre o povo. Diz Santo Agostinho:

“Este milagre foi o maior de todos aqueles que o Salvador tinha realizado até aquele momento, e parece tê-lo reservado pela última vez para atrair para si, por este novo prodígio, aqueles que ainda não tinha sido capaz de convencer pelos seus discursos”.

Mas aqueles que tinham vindo de Jerusalém foram à frente, com Jesus no meio e os outros atrás, e todos gritaram juntos: "Hosana ao filho de Davi!”. Esta palavra hosana expressa ao mesmo tempo alegria, louvor e oração. “Eis”, parecem dizer, “o filho de Davi que nos foi prometido e pelo qual esperamos; Ele deve ser a nossa vida e a nossa salvação”. Salva-nos, ó filho de Davi, em ti estão todas as nossas esperanças. Abençoado e glorificado sois Vós e só Vós, livres de toda a mancha e impureza, podeis apagar os pecados do mundo. Abençoado sejais Vós que, revestidos da nossa humanidade, viestes a este mundo em nome de Deus vosso Pai e nosso. Bendito seja o reino de Davi, que restabelecereis segundo as palavras do profeta Isaías: “O Senhor Deus o assentará no trono de Davi, seu pai”. Os judeus, de fato, acreditavam que Jesus Cristo devia reinar temporalmente sobre eles, para os libertar da servidão dos romanos e para restabelecer o reino de Israel; mas o próprio Salvador procura desabituá-los desta crença declarando abertamente perante Pilatos que o Seu reino não é deste mundo, e eles próprios pronunciam a sua própria condenação subscrevendo alguns dias mais tarde o julgamento da Sua condenação. Diz Santo Agostinho:

“Ó judeus, achais que estais a prestar muita honra a Jesus Cristo ao proclamá-lo Rei de Israel, que é o Mestre de todo o mundo e o Rei do céu? Não, o seu reino não é temporal, mas espiritual; não é um rei para cobrar impostos, para marchar à frente dos exércitos, para triunfar sobre os seus inimigos e reduzi-los à servidão; é o rei das almas para os governar, para os dirigir no caminho da virtude e para os conduzir à morada da eterna bem-aventurança. Se Ele está disposto a sofrer para ser proclamado rei, não é para seu próprio benefício, mas para o nosso; o que pode Ele adquirir que ainda não possua, aquele que no céu reina sobre os anjos? Olhai para Ele com os olhos da fé e não vos espanteis se o virdes ignominiosamente pregado à cruz; o seu sangue deve ser o preço da nossa redenção e deve ganhar para nós a glória e a felicidade da pátria celestial”.

O povo, ao repetir duas vezes esta palavra hosana, salva-nos, pedimos-vos, mostrai-nos que Jesus nos salvou tanto pelo poder da sua divindade como pelos méritos da sua humanidade; Depois, quando acrescenta in excelsis (isto é, nas alturas), proclama fortemente, apesar da sua ignorância a este respeito, que não há verdadeira salvação neste mundo onde só encontramos tristezas, misérias e perigos, mas apenas no céu, in excelsis; que não devemos procurar vida e felicidade nos bens e prazeres terrenos, mas apenas nas coisas celestiais e divinas. Diz São Crisóstomo:

“A partir destas palavras dos judeus devemos concluir que eles reconheceram altamente a divindade do Salvador, pois pertence a Deus e só a Deus dar a salvação e a vida eterna no céu”.

Sigamos por um momento o glorioso progresso do nosso divino Salvador, consideremos a diversidade dos serviços prestados a Ele por aqueles que O rodeiam e acompanham, e encontraremos aí um exemplo notável das diferentes graças concedidas aos cristãos, dos vários méritos que estão na Igreja e que distinguem entre eles os servos de Jesus Cristo. Cada um deve considerar nesta vida o seu estado, a sua vocação e a graça particular que recebeu de Deus, e de acordo com este estado, esta vocação, esta graça particular, sente-se inclinado para esta ou aquela obra, deve entregar-se a ela com ardor para o progresso e o bem maior da sua alma. Nem todos, na vida espiritual como na vida material, estão aptos para tudo e podem fazer tudo. Alguns recebem uma graça, outros recebem uma graça diferente; e muitas vezes o que é vantajoso para um torna-se prejudicial para o outro. Da mesma forma, seguindo o Salvador no caminho para Jerusalém, aqueles que o acompanham não têm todos as mesmas funções. Alguns trazem-lhe o burro que ele deve montar, outros cobrem-no com as suas roupas; alguns estendem as suas roupas ao longo da estrada, outros cortam ramos de árvores e lançam-nas diante d’Ele, enquanto outros contentam-se em cantar hinos e cânticos de alegria e triunfo em sua honra. Aqueles, então, que estendem as suas vestes sobre o jumento para que o Salvador possa estar melhor sentado, representam para nós os apóstolos e doutores que, pelos seus discursos e exortações sagradas, se esforçam por retirar os homens do hábito do vício em que estão imersos, para os trazer de volta à prática da virtude, e assim dispor as suas almas para receber Jesus Cristo, que nada deseja a ponto de entrar neles para descansar e fazer ali a sua morada. Aqueles que, para facilitar a viagem do Salvador, espalham as suas vestes pelo caminho, são a imagem daqueles santos mártires que, pelo amor de Deus e pela Sua glória, não têm medo de expor os seus próprios corpos a todos os tormentos, e mesmo à morte, que são, além disso, apenas o grosseiro envelope da sua alma; eles, pelo derramamento do seu sangue, ensinam aos simples e aos ignorantes o verdadeiro caminho pelo qual poderão chegar à Jerusalém celestial. Ou então apontam-nos aqueles que, seguindo o exemplo dos mártires, crucificam a sua carne através de jejuns e mortificações de toda a espécie, e assim preparam os seus corações para receberem Jesus Cristo em santidade dentro deles. Estas vestes, espalhadas no caminho diante do Salvador, ainda representam para nós as várias virtudes das quais o cristão dá o exemplo aos seus irmãos. Abençoado é aquele que, fazendo o bem, pode ajudar a remover os outros dos vícios e das más inclinações em que estão mergulhados! Aqueles que cortam ramos de árvores e os espalham aqui e ali ao longo do caminho como sinal de honra e triunfo, representam para nós aqueles santos confessores que, recolhendo as frases contidas nas Escrituras divinas, e os bons exemplos registados na vida dos Santos Padres que os precederam, as publicam e anunciam ao povo, e assim decoram, por assim dizer, o caminho que conduz à pátria celestial. Aqueles que carregam ramos de oliveira nas mãos representam os cristãos que se dedicam a obras de caridade e benevolência, pois a oliveira é o emblema da misericórdia; e aqueles que carregam ramos de palmeira representam todos aqueles que, lutando com força contra as suas más inclinações e as sugestões do diabo, seu inimigo, emergem triunfantes da batalha; pois não é a palmeira o emblema da vitória? Diz São Bernardo:

“Nesta marcha do nosso divino Salvador são-lhe prestados três tipos de serviço: o primeiro, pelo burro em que é montado e que o leva à vontade para onde ele quiser; o segundo, por aqueles que espalham as suas vestes pelo caminho; o terceiro, por aqueles que recolhem ramos de árvores e os levam ou semeiam no caminho em sua honra. Estes últimos são os prelados e pastores da Igreja que, no exercício das suas funções, recordam aos fiéis a fé e a obediência de Abraão, a castidade de José, a mansidão de Davi, os exemplos de todos os santos patriarcas, e exortam-nos a praticar todas as virtudes como eles; Os segundos são os homens do século, que também espalham as suas vestes perante o Salvador, cada vez que de sua superfluidade e de seus bens exteriores que são apenas suas vestes, derramam abundantes esmolas no seio dos necessitados. Os primeiros são os religiosos que, segundo as palavras do grande Apóstolo, carregam Jesus Cristo nos seus corpos. Eles podem dizer com o profeta rei: ‘Estou sempre diante de Ti, Senhor, como um animal de carga, sempre pronto a cumprir as tuas ordens’. É verdade que os prelados e os homens do século só dão a Deus os seus supérfluos ou pelo menos os seus bens externos, enquanto os religiosos se imolam, sacrificando-se inteiramente ao seu serviço; contudo, se cada um, fiel ao seu dever, cumprir a missão que lhe foi confiada, todos eles seguirão verdadeiramente o Salvador e todos eles, com Ele, entrarão na Cidade Santa. O Profeta, na sua linguagem mística, descreve-nos três graus diferentes entre aqueles que devem chegar à salvação, e estes três graus ele pinta para nós sob a figura dos três patriarcas Noé, Jó e Daniel. Noé representa para nós os prelados ocupados a cortar árvores para a construção da arca; Jó representa para nós os bons leigos que sacrificam os seus bens e riquezas para a glória de Deus e o alívio dos pobres; Daniel, por outro lado, pelas suas mortificações e jejuns, representa para nós os religiosos que se imolam interiormente, tanto no corpo como na alma, para o serviço de Deus. Quais são os que estão mais próximos da salvação e da glória? Não é difícil de supor.”.

A multidão que acompanhava o Salvador, tanto os que o estavam adiante como os que o seguiram, representava os fiéis do Antigo e do Novo Testamento, pois todos eles proclamavam Cristo como o verdadeiro mediador entre Deus e os homens, e todos, unidos nos mesmos sentimentos de fé, esperança e amor, fizeram ouvir este hino admirável: “Hosana ao filho de David; bendito seja aquele que vem a nós em nome do Senhor!”. Diz São Crisóstomo:

“Aqueles que foram antes representam os patriarcas, os profetas e todas as outras pessoas justas que viveram neste mundo antes do advento do Salvador, mas que, iluminados pela luz da fé, esperavam que um dia este Deus-Homem, pelos seus sofrimentos e morte, viesse livrá-los dos seus males e trazer a sua salvação. Aqueles que o seguem são a figura de todos os santos do Novo Testamento, os apóstolos, os mártires, os confessores que, após a ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, pregaram a sua moral e doutrina por toda a parte. Todos, portanto, tanto os que foram antes como os que se seguiram, unidos na mesma fé e amor, embora separados pela distância de séculos, gritaram a uma só voz: ‘Hosana ao filho de David; bendito seja aquele que vem a nós em nome do Senhor!’”.

Diz São Bernardo:

“Aqueles que vão adiante são os prelados e pastores da Igreja que devem ir perante os simples fiéis a fim de lhes mostrar com o seu próprio exemplo o caminho para o céu e preparar as suas almas para a vinda de Jesus Cristo. Aqueles que caminham atrás são os simples fiéis que, convencidos da sua inadequação e falta de luz, se contentam em seguir os passos daqueles que os precederam no caminho da virtude. Os discípulos, como fiéis e devotos servos do seu Mestre, estão ao seu lado e não o deixam, sempre prontos a realizar todos os seus desejos; são os religiosos que, retirados para o seu claustro, não perdem de vista Deus por um momento, e estão incessantemente prontos a fazer tudo pelo seu serviço e pelo seu bom prazer. Finalmente, aqueles que, despreocupados com a homenagem externa que a multidão se apressou a prestar a Jesus Cristo, contentaram-se em repetir no seu louvor este cântico de alegria e triunfo: ‘Hosana, saudações ao filho de David’, representam aqueles cristãos contemplativos que, desligados de todas as coisas do mundo e espezinhando todos os bens da terra, só têm prazer na oração e na meditação das coisas divinas. Levantai-vos, pois, filhas de Jerusalém, almas verdadeiramente devotas; lançai os vossos olhos sobre este novo Salomão que vem ao vosso encontro cheio de doçura; ide ao seu encontro; uni-vos à Igreja nascente que se apressa a prestar-lhe as honras e homenagens que lhe são devidas; segui-o, praticando todas as obras de misericórdia assinaladas pelos ramos de oliveira; e triunfando sobre todas as tentações do diabo, vosso inimigo, levareis assim as palmas da vitória”.

Diz Santo Anselmo:

“Ó cristãos, considerai o soberano Mestre da terra e do céu sentado modestamente sobre um burro; uni-vos aos que o seguem, e na vossa admiração por tudo o que Ele se dignou fazer por vós, uni as vossas vozes às do povo que proclamam em voz alta a sua grandeza, e do fundo do vosso coração cantai com eles este hino de alegria: ‘Hosana, glória ao filho de David; bendito seja aquele que vem a nós em nome do Senhor!’”.

A cidade de Jerusalém, para onde o Salvador está a avançar, é interpretada como uma visão de paz; é aqui a figura da alma fiel a quem Jesus Cristo está pronto para vir a qualquer hora; vamos ao seu encontro com sentimentos de sincero pesar por todas as faltas que tivemos a infelicidade de cometer para com Ele; cantemos os seus louvores, confessando todos os nossos pecados em voz alta e sem desvios; Tragamos nas nossas mãos ramos de árvores em sua honra, mortificando os nossos corpos com total satisfação; espalhemos as nossas vestes no seu caminho, distribuindo os nossos bens temporais aos pobres; semeemos flores sob os seus pés, praticando obras de misericórdia e dedicando-nos a todas as virtudes; cantemos a sua glória, dando-lhe a nossa mais profunda gratidão por todos os benefícios com que nos abençoou; finalmente, proclamemo-lo nosso rei e nosso Senhor, fazendo todas as nossas obras em seu nome.

Os fariseus, contudo, testemunhando tudo o que se passava e ficando cada vez mais animados contra o Salvador, disseram uns aos outros: “Em vão fazemos e conspiramos contra este homem, vejam, não estamos chegando a lugar nenhum; agora todos estão correndo atrás d’Ele”. Sem dúvida que estavam a exagerar quando disseram que todos estavam a correr atrás de Jesus, mas sem o saberem, estavam a profetizar o que iria acontecer um dia, que o mundo inteiro iria reconhecer o Salvador. Diz Santo Agostinho:

“Estas palavras foram ditadas aos fariseus pela sua inveja de Jesus, pois estavam furiosos ao vê-lo honrado desta forma. Que tolos! que maravilha poderiam eles ter! Será de admirar que o Criador do mundo atraia todos atrás d'Ele?”.

Diz São Crisóstomo:

“Os fariseus que assim disseram acreditavam verdadeiramente em Jesus Cristo, mas o medo dos judeus os impedia de confessá-lo abertamente e tentavam desviá-los de seus maus desígnios dizendo-lhes: ‘Por que persistis em continuar assim? Quanto mais vós o perseguis, mais sua glória aumenta, então parai de se declarar contra Ele e de tentar prejudicá-lo. Alguns dos fariseus, porém, não suportando os louvores que lhe eram dados, dirigiram-se ao próprio Jesus, dizendo-lhe: ‘Mestre, repreende os teus discípulos e o povo, e impede-os de proclamar assim os teus louvores’”.

Diz São Beda:

“Ó triste e deplorável cegueira dos judeus, eles não temem chamá-lo Mestre, porque sabem bem que Ele só ensina a verdade, e, no entanto, ousam culpar e repreender os seus discípulos, a quem Ele próprio instruiu, acreditando serem eles próprios mais avançados em conhecimento e virtude!”.

Três grandes motivos excitaram especialmente o ódio e a fúria dos judeus contra Jesus; primeiro, porque o povo o louvou, enquanto eles próprios o consideravam um pecador digno de todas as maldições; segundo, o povo proclamou-o rei a quem desprezavam como um homem vil e abjeto; finalmente, o povo falou muito bem dele como vindo em nome do Senhor, enquanto eles próprios o rejeitaram como um apóstata de Satanás.

Jesus Cristo, porém, desejando justificar esta multidão entusiasta e desculpar-se, respondeu-lhes gentilmente: “Em verdade vos digo, mesmo que este povo se calasse, as próprias pedras gritariam em meu louvor”. E nisto Ele anunciou-lhes antecipadamente o que iria acontecer em breve. Pois quando o Salvador morreu, e os seus discípulos e todos aqueles que n’Ele acreditavam estavam aterrorizados e dispersos por todos os lados, e não ousavam confessar a sua divindade, os elementos insensíveis proclamavam-na em voz alta: a terra tremeu, as pedras fenderam-se, os túmulos foram abertos, o véu do templo foi rasgado em dois, o sol escondeu a sua luz, testemunhando assim a santidade daquele que expiava na cruz e o reconhecia como o Mestre de todo o universo e o Criador de todas as coisas. Estas palavras, explicadas no sentido místico, podem também significar que se os judeus, no seu endurecimento, recusarem reconhecer e proclamar a divindade de Jesus Cristo, os próprios gentios irão reconhecê-la e proclamá-la altamente. Isto também aconteceu aquando da morte do Salvador, quando o centurião e aqueles que estavam com Ele, maravilhados com todas as maravilhas que tinham acabado de testemunhar, confessaram abertamente a santidade e divindade de Jesus, dizendo: “Este homem era verdadeiramente justo, este homem era verdadeiramente o Filho de Deus”. Será que ainda não vemos pagãos convertidos a louvar e glorificar Jesus Cristo todos os dias, enquanto os judeus, endurecidos na sua cegueira fatal, persistem em não O reconhecer como o Messias enviado por Deus?

Mas, infelizmente, o favor das massas não dura muito; as pessoas são inconstantes e móveis, flutuando com os ventos. Esta multidão entusiástica que hoje vemos levar o Salvador em triunfo, abençoando-o e cantando os seus louvores, vê-lo-emos dentro de alguns dias declarar-se contra ele, blasfemá-lo e exigir a sua morte com gritos estrondosos. Diz São Bernardo:

“O mesmo povo que tinha recebido o Salvador do mundo com tamanha honra e avidez, não temeu, no mesmo lugar e ao mesmo tempo, por assim dizer, pois foram apenas alguns dias mais tarde, atá-lo ignominiosamente à cruz. Ó diferença imensurável! Este povo tinha cantado com alegria: ‘bendito aquele que vem em nome do Senhor’, e agora gritam: ‘Levem-no, levem-no, crucifiquem-no’. Tinham dito: 'Este é o Rei de Israel', e agora gritam: ‘Não temos rei, não reconhecemos outro rei senão César’. Tinha trazido as palmas das mãos em sua honra, e prepara uma cruz para Ele; tinha semeado flores no seu caminho, e irá coroá-lo com espinhos; tinha espalhado as suas vestes no seu caminho, e agora rasga as suas próprias roupas e lança a sorte pelo seu manto. Quão terríveis são os pecados dos homens aos olhos de Deus, quando Jesus Cristo sofreu tanta dor, amargura e vergonha para os remover!”.

O Salvador tinha vindo a Jerusalém várias vezes durante a sua vida, mas nunca desejou ser tratado com distinção ou com honra; concorda em fazê-lo neste dia em que se aproxima a sua paixão, desejando ensinar-nos que a morte dos santos, longe de nos afligir, deveria, pelo contrário, alegrar-nos, e que os seus sofrimentos deveriam proporcionar-nos uma alegria duradoura e glória eterna. A sua paixão foi para Ele uma causa de alegria, e Ele vai a ela como a um dia de festa; por isso, seguindo o seu exemplo, devemos ansiar por sofrer por Ele, regozijar-nos no meio de aflições e tristezas, evitar honras mundanas e espezinhá-las. Por que razão, então, pode dizer-se, Jesus Cristo, que sempre recusou as honras da realeza, consente em aceitá-las no preciso momento em que caminha para o lugar da sua tortura? A isto eu responderia: Este bom Mestre queria ensinar-nos, antes de mais, que ia sofrer de boa vontade e sem o ter merecido; que aqueles que vivem neste mundo, em honras e riquezas, devem ter continuamente perante os seus olhos a morte que os ameaça, e que depois só levarão consigo as suas obras, boas ou más. Que este corpo mortal, que idolatramos e lisonjeamos com tanto cuidado, se tornará um dia alimento de vermes e será reduzido à podridão; e, finalmente, que para participarmos na glória da sua ressurreição, devemos passar pelas provações e dores da sua paixão. Diz São Beda:

“Segundo São João Evangelista, quando Jesus Cristo alimentou miraculosamente cinco mil homens com cinco pães de cevada e dois peixes, o povo, espantado com tal milagre, quis raptá-lo e torná-lo rei, mas o Salvador, para evitar o seu entusiasmo, desapareceu da sua vista e retirou-se para uma montanha. Neste dia, pelo contrário, quando vem a Jerusalém para sofrer a ignomínia da sua paixão, aceita de bom grado as honras que lhe são pagas e não impõe o silêncio àqueles que o proclamam como rei de Israel. Porque existe esta aparente contradição na conduta do nosso divino Mestre? É para nos ensinar que o seu reino não é deste mundo, mas sim do céu, e que, para alcançar a glória da sua ressurreição e o triunfo da sua gloriosa ascensão, devemos passar pelas provações e ignomínia da sua paixão, como Ele próprio manifesta quando, após a sua ressurreição, se mostra aos seus discípulos e lhes diz: ‘Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra’”.