domingo, 26 de março de 2023

Vita Christi – Das palavras do Senhor, em que os judeus queriam apedrejá-Lo – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Jesus Cristo tinha o poder de perdoar os pecados da mulher adúltera. Uma vez que alguns da multidão, que viam nele apenas um homem comum, poderiam ter duvidado do seu poder de perdoar pecados, o Salvador dignou-se a mostrar-lhes mais claramente a sua divindade. Portanto, levantando de novo a sua voz, disse-lhes: “Eu sou a luz do mundo, não de algumas partes especiais, mas de todo o universo”. Aquele que vai ter com Ele com fé e devoção recebe a verdadeira luz da salvação; aquele que se afasta d’Ele caminha na escuridão da perdição. Jesus Cristo é chamado Luz segundo as suas duas naturezas; como Deus, Ele ilumina a alma interiormente; como homem, Ele estabelece o padrão da conduta humana de três maneiras diferentes: pelos seus milagres, que manifestam o seu poder; pela sua pregação, que flui da sua sabedoria; pelos seus exemplos, que são o efeito da sua bondade. Ele é a verdadeira luz, a única luz na sua essência, que ilumina todo o homem que vem a este mundo. E, como diz Santo Agostinho:

“A verdadeira Luz do mundo, vinda do seio do Pai eterno, veio entre nós, temperando o seu brilho sob os véus da humanidade, e manifestou-se assim à humanidade, para que através dela possam alcançar Deus. É esta luz que dissipa as trevas da nossa natureza caída, que nos ilumina com os raios da fé, para nos conduzir à visão celestial”.

E assim acrescenta o Salvador: Aquele que me segue, acreditando em mim, amando-me e imitando-me, não caminha nas trevas da ignorância, porque eu sou a Verdade; nem nas trevas do pecado, porque eu sou o Caminho; nem nas sombras da morte, porque eu sou a Vida; Mas ele possuirá o brilho da vida, isto é, Jesus Cristo, a Sabedoria de Deus, que é a verdadeira Luz, a Luz inalterável e eterna; e possuí-la-á neste mundo pela fé e no próximo pela visão beatífica. Por estas palavras: Aquele que me segue, indica o trabalho desta vida, que é o mérito, ele terá a Luz da vida, aqui mostra-nos o prêmio, a recompensa dos esforços que terão sido feitos. Diz Santo Agostinho:

“O Salvador por estas breves palavras: Aquele que me segue não caminha na escuridão, mas terá a luz da vida, mostra-nos tanto o que nos pede como o que nos promete. Façamos, portanto, o que Ele nos manda, se quisermos ver as suas promessas cumpridas a nosso favor, para que no dia do julgamento não nos diga: ‘Para reivindicar o que prometi, fizestes o que eu vos mandei?’. Que mandastes, Senhor, mas que nós vos sigamos, que sigamos os vossos passos? Obedeçamos a este preceito, meus irmãos; sigamos Jesus Cristo com fervor; sacudamos todos os laços que possam dificultar o nosso progresso. Sigamos Jesus Cristo, que é a verdadeira luz do mundo, para que não caminhemos na escuridão. O quanto devemos temer esta escuridão, não a escuridão dos olhos do corpo, mas a escuridão dos olhos da alma, que nos impede de distinguir o bem do mal”.

Então, falando da excelência desta luz que nos é prometida, o mesmo Santo Agostinho acrescenta:

“O gozo desta luz eterna é tão agradável, tão grande, tão incompreensível, que por ela, mesmo que a possuíssemos apenas por um dia, deveríamos sacrificar todos os bens terrenos, todas as alegrias, todos os prazeres desta vida, mesmo que durassem séculos”.

Então Jesus, desejando dar a conhecer aos judeus a sua paixão futura, disse-lhes: “Quando levantarem o Filho do Homem na cruz, então saberão que sou verdadeiramente o Cristo prometido e esperado”; que sou um Deus escondido debaixo deste corpo que tirei do ventre virginal daquela que me concebeu e me deu à luz sem perder nada da sua pureza”. Com isto Ele quis dizer que muitos daqueles que iriam contribuir para a sua paixão iriam acreditar n’Ele. Diz Santo Agostinho:

“O Salvador parece dizer aos Judeus: ‘Eu adiro dar-me a conhecer claramente a vós, para que o mistério da minha paixão possa ter lugar’”. De fato, este mistério da paixão deveria ser realizado pelas mãos de muitos, que então acreditariam nele. Por que isto? Se não para nos ensinar que ninguém, por maiores que sejam os seus pecados, deveria desesperar quando vê Jesus Cristo perdoando aos seus próprios carrascos os seus crimes”.

Ofendemos Deus de três maneiras: pelos nossos pensamentos malignos, pelas nossas palavras malignas e pelos nossos atos malignos. Mas pelo arrependimento sincero, pela simples confissão, e pela plena e completa satisfação, elevamos e exaltamos Deus nos nossos corações, e assim chegamos a conhecê-lo, amando-o mais do que qualquer outra coisa no mundo.

Então Jesus Cristo, dirigindo-se àqueles que n’Ele acreditavam, disse-lhes: “Se continuardes nas minhas palavras”, isto é, se perseverardes na fé da minha doutrina, se não vos deixardes levar pela tentação, “sereis verdadeiramente meus discípulos”; Ele falou assim porque muitos fingiram acreditar n’Ele, mas não eram sinceramente seus discípulos; então conhecereis esta verdade, que neste momento, velada sob os envoltórios grosseiros de um corpo humano, vos ensina a verdadeira doutrina. “E esta verdade conhecida libertar-vos-á”, ou seja, arrancar-vos-á da escravidão do pecado neste mundo, para vos dar a verdadeira liberdade da glória no próximo. Alguns dos orgulhosos que não acreditavam n’Ele responderam que eram os filhos de Abraão, e que como nunca tinham sido escravos, não precisavam de ser postos em liberdade. Mas mentiram corajosamente, pois tinham sofrido escravidão no Egito, e também por parte dos reis da Babilónia e da Assíria, e das nações, e mesmo agora estavam sujeitos aos romanos, a quem pagavam tributos.

O Salvador falou-lhes então de outra escravidão mais vergonhosa e mais a temer do que a dos homens, dizendo-lhes: “Em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado”, seja nobre ou plebeu, judeu ou gentio, rico ou pobre, rei ou súbdito, “é escravo do pecado”. Diz São Crisóstomo:

“Aquele, que está sujeito à vontade do diabo, é um escravo, mesmo que fosse livre. Aquele, por outro lado, que faz a vontade de Deus, é verdadeiramente livre, mesmo que fosse escravo. A escravidão do corpo não pode impedir a liberdade da alma, tal como a liberdade corporal não pode enobrecer a servidão espiritual. Não é a disposição do Criador, mas a malícia e a violência dos homens, que trouxeram a escravatura a este mundo. Cada homem foi criado livre, porque Deus o pôs na posse de seu livre arbítrio; foi ele que voluntariamente se fez escravo”.

Diz Santo Agostinho:

“O homem bom é livre mesmo nos grilhões; o ímpio, pelo contrário, é um escravo, mesmo que esteja no trono; não é escravo de um só homem, mas, o que é ainda pior, tem tantos senhores como tem vícios. Não me interessa se sou escravo do homem, desde que nunca seja escravo do pecado. Ó terrível servidão! No mundo, os servos que têm maus senhores deixam-nos e oferecem-se aos outros; mas o escravo do pecado, a quem ele se voltará para ser entregue? O escravo pode por vezes escapar fugindo da barbárie de um senhor demasiado duro, e depois saboreia um pouco de descanso; mas o escravo do pecado, para onde fugirá? Leva constantemente no seu coração o seu atormentador. A má consciência não pode escapar a si mesma. Os pecados que a contaminam estão sempre lá para a atormentar implacavelmente. Recorramos a Jesus Cristo, imploremos a sua misericórdia; Ele pode, pelos méritos do seu precioso sangue, libertar-nos da escravidão do pecado, pois só Ele veio a este mundo, livre de todo o pecado”.

O pecador, como já dissemos, tem tantos mestres como tem paixões. Eis o que lemos na história: Alexandre Magno gabava-se de ser o senhor do mundo; Diógenes respondeu-lhe: “Longe de ser o senhor do mundo, és apenas o escravo dos meus próprios súditos. O orgulho é o teu senhor, e leva-te onde quer que lhe agrade, mas eu domei-o, submeti-o, e ele [o orgulho] é meu escravo. Os prazeres dos sentidos e a concupiscência dominam-te e dirigem os teus passos, e eu venci-os; vês, és o escravo dos meus súditos”.

Jesus, a fim de sensibilizar os judeus para os castigos reservados a esta servidão do pecado, acrescenta: “O escravo do pecado não permanece para sempre nesta casa, que é a Igreja de Deus; ele permanece por um tempo aqui embaixo, onde os bons se misturam com os maus; mas chegará o dia em que eles serão separados como ovelhas de cabras. O Filho de Deus, por outro lado, permanece nesta casa de liberdade para sempre, porque só Ele está sem pecado, e só Ele tem o poder de libertar os outros do pecado, tornando-os filhos de Deus por adoção, para que eles possam permanecer com Ele para sempre”. Isto conclui com estas palavras: “Se o Filho, que é verdadeiramente livre e todo-poderoso nesta casa, vos libertar da escravidão do pecado, sereis verdadeiramente libertados não do poder dos bárbaros, mas do poder do diabo; não da escravidão do corpo, mas da escravidão da alma, para que o pecado não reine mais em vós; esta é a verdadeira liberdade”. É isto que faz São Gregório dizer:

“Aquele cuja consciência é pura é livre mesmo no meio dos seus acusadores”.

E Boécio acrescenta:

“Livre é aquele que possui a consciência livre”.

A liberdade de que os judeus se vangloriam não é a verdadeira liberdade que nos faz agradar a Deus; e a nobreza humana não é a verdadeira nobreza que consiste apenas nas virtudes da alma. Quantos cristãos hoje, infelizmente, vemos que procuram cuidadosamente a nobreza humana e as distinções, e não se envergonham dos pecados de que são escravos. Diz Santo Agostinho:

“Aquele que peca, não por fraqueza ou ignorância, mas por malícia, é verdadeiramente escravo do pecado. As falhas da ignorância e da fraqueza são apenas opostas ao poder e à sabedoria de Deus, enquanto os pecados da malícia ferem e ultrajam a Sua bondade”.

Jesus prova-lhes então que eles não são os filhos de Abraão, como se gabavam, mas que são apenas crianças degeneradas, porque não imitam as suas obras. A verdadeira descida não consiste apenas em sangue, mas sim na imitação das virtudes dos nossos antepassados; e os judeus estavam longe de seguir os passos de Abraão, que queria matar Cristo, o Messias prometido, após cuja vinda que ele tanto suspirou. Daí devemos concluir que em vão se vangloriam de ser filhos de Santo Agostinho, de São Bento, ou de qualquer outro fundador da sua ordem, se não se esforçarem por imitar as virtudes que ele próprio praticou. Os judeus, vendo que estavam confusos a este respeito, sustentavam que eram os verdadeiros filhos de Deus, cuja lei e cerimónias observavam. “Não somos”, disseram eles, “filhos da fornicação, como os gentios, que não conhecem Deus” (a Escritura usa frequentemente a palavra fornicação para designar idolatria, porque separa a alma do seu Criador); “adoramo-Lo sozinhos, e consideramo-Lo como nosso Pai”. Mas o Salvador mostra-lhes claramente que Deus não é seu Pai, uma vez que não querem conhecer ou amar o Messias, o Cristo que é o seu Filho único e coeterno. A marca que distingue os verdadeiros filhos de Deus é o conhecimento e o amor do seu Filho divino. Pelo contrário, Ele prova-lhes que eles são os filhos do diabo, pois procuram cumprir a sua vontade condenando a inocência; pois são os imitadores vis daquele que foi homicida desde o início. Pois foi o diabo que, pelas suas más inspirações, deu a morte aos nossos primeiros pais, roubando-lhes a imortalidade para a qual tinham sido criados. A vida do homem consiste mais especialmente na sua alma do que no seu corpo; ele, portanto, que pelos seus maus conselhos conduz a alma ao pecado que lhe dá a morte, é mais culpado do que aquele que dá a morte ao corpo, segundo o pensamento de Santo Agostinho.

Mas o Salvador, desejando tornar-lhes clara a sua inocência, acrescenta: "Quem de vós, em cuja presença não tive medo de pregar a minha doutrina e de realizar os meus milagres, poderia convencer-me de qualquer pecado?” Como se lhes dissesse: “Quereis matar-me, então mostrai-me com que crime o mereci; se não o podeis, segue-se que condenareis um homem inocente em mim”. Diz São Gregório:

“Admiremos aqui a bondade e doçura do nosso divino Mestre, que não desdenha de provar aos judeus pelo seu raciocínio que Ele não é um pecador, Aquele que veio a este mundo para justificar os pecadores pelo poder da Sua divindade”.

Se, portanto, acrescenta Ele, não me podeis convencer do pecado, porque vos digo a verdade de que sou o Filho de Deus, porque não acreditais no que vos digo; porque não acreditais em mim? E para lhes mostrar a causa da sua incredulidade, acrescenta: Aquele que é de Deus, não só por natureza, mas por fé, não por boca, mas por afeto, ouve a palavra de Deus com alegria e felicidade; mas aqueles que não têm fé nem amor, como os judeus, não podem ouvir esta doutrina celestial. Assim, cada um de nós, ao examinar o seu próprio coração, pode saber se ele é verdadeiramente de Deus ou não. Quem recebe com alegria a doutrina cristã, que consiste em desejar a pátria celestial, em desprezar as honras e os prazeres desta vida, em não desejar o bem dos outros, mas em derramar o seu próprio bem no seio dos pobres, etc., pode acreditar que ele é verdadeiramente de Deus. Aquele, por outro lado, que endurece o seu coração contra esta doutrina celestial, ou que, ouvindo-a com os ouvidos do corpo, se dá pouco trabalho para a pôr em prática, não é certamente de Deus. Assim eram os judeus. É por isso que o Salvador acaba por lhes dizer: Pois não quereis aceitar a minha doutrina, porque não sois de Deus, de quem vos distanciais pela vossa má conduta; sois portanto os filhos de Satanás, a quem imitais pelas vossas obras. Diz Santo Agostinho:

“Quando o Salvador diz aos judeus: “não sois de Deus”, não pensemos que Ele quer dizer com isto que eles não são filhos de Deus por natureza; estas palavras são relativas à sua conduta e aos seus maus afetos”.

Diz São Gregório:

“Ora, há três tipos de pessoas que ouvem mal a palavra de Deus: O primeiro são aqueles que não a querem ouvir de forma alguma, nem mesmo com os ouvidos do corpo; o segundo são aqueles que a ouvem, mas não têm nem o desejo nem a vontade de a observar; o terceiro são aqueles que a ouvem com prazer e são mesmo tocados por ela, mas que, ou desviados pelas aflições, ou atraídos pelas alegrias e prazeres mundanos, logo caem de novo nos seus velhos hábitos de pecado e não se dão ao trabalho de a pôr em prática. Todos eles, é verdade, são filhos de Deus por natureza, mas são os filhos de Satanás pelas suas obras. Quando uma terra é exposta às chuvas benéficas do céu, podemos julgar do fruto que é capaz de produzir; da mesma forma, se a palavra divina é um fardo para vós, temeis que sejais como os judeus, que, embora alimentados por esta palavra sagrada, não produziram nada mais do que silvas e espinhos, e assim incorreram na maldição e no castigo eterno”.

Quando um homem, sendo contrariado na sua má conduta, não se pode defender por boas razões, recorre a insultos contra aqueles que o repreendem; assim, os judeus, convencidos pelo Salvador de que não eram nem filhos de Abraão nem filhos de Deus, mas filhos de Satanás, voltam-se contra Ele, acusam-no de insultos, e chamam-lhe samaritano e possesso pelo demônio. Jesus Cristo era verdadeiramente um judeu de nascimento, e, no entanto, chamam-lhe samaritano, e isto por várias razões. Os samaritanos eram gentios por nascimento, e os judeus odiavam-nos porque eram donos da sua terra, odiavam-nos como pecadores dignos de todo o seu desprezo. Também odiavam o Salvador, porque ele os repreendia pelos seus pecados. Os samaritanos observaram em parte a lei de Moisés, e em parte quebraram-na; também notaram que Jesus a guardou em alguns aspectos, e em outros não tiveram medo de a contradizer; é por isso que O consideravam um inimigo dessa lei; finalmente chamaram-lhe samaritano porque Ele conversava e comia com eles. Chamavam-lhe demoníaco, ou por causa das maravilhas que o viam realizar, que atribuíam à magia; ou porque penetrava nos seus pensamentos mais escondidos, o que diziam só poder fazer por intermédio do diabo, que não pode ler corações; ou por causa da elevação e sublimidade da sua doutrina, que não podiam compreender, e que por isso atribuíam a Satanás. Aqui, como em todo o lado e sempre, Jesus Cristo, ao não responder aos insultos dos seus inimigos, dá-nos o exemplo de paciência e doçura. Diz São Crisóstomo:

“Ele mostra-nos que devemos preocupar-nos com o que diz respeito à glória de Deus, mas desprezar o que diz respeito à nossa própria glória”.

Diz São Gregório:

“Por isto também o Salvador confunde o orgulho daqueles que, feridos no seu amor-próprio, devolvem insulto por insulto, fazem aos seus inimigos todo o mal que podem, e até os ameaçam com aquilo que não podem infligir”.

Jesus contenta-se em responder aos seus inimigos que não está possuído pelo diabo; pois aquele que procura a glória de Deus sozinho não pode ser a alma e o instrumento de Satanás. É por isso que Ele acrescenta: “Quanto a mim, honro o meu Pai pelas maravilhas que faço e que só podem ser atribuídas ao poder divino, enquanto que vós me desonrais ao relacioná-los com o poder do diabo, e ao desonrardes-me, desonrais o meu Pai, porque aquele que não venera o Filho, carece de respeito pelo Pai que o enviou. Os seguidores do diabo, o pai do orgulho, procuram a sua própria glória e esforçam-se por aparecer aos homens como algo que eles não são; mas eu não a procuro”. Pois será que ele procurou a sua própria glória, aquele que se destruiu a ponto de tomar a forma de um escravo? Aquele que veio a este mundo para nos ensinar a desprezar as riquezas e as honras?

O Filho de Deus, pelas maravilhas que fez, não procurou a sua própria glória, a fim de nos ensinar a não nos gloriarmos nas nossas boas obras, e entrega ao julgamento do seu Pai celestial os insultos que lhe são dirigidos, para nos mostrar que devemos suportar com paciência todo o tipo de maus tratos. Diz São Gregório:

“Quanto mais nos expomos à perversidade dos ímpios, mais zelo devemos mostrar na proclamação da palavra de Deus, seguindo o exemplo do Salvador que, quando insultado pelos escribas e fariseus, não cessou de lhes pregar a sua doutrina”.

“Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém cumprir a minha palavra, não só pela sua crença, mas também pelos seus feitos, não morrerá para sempre, mas terá a vida eterna”. Segundo estas palavras, os judeus quiseram mostrar-lhe que estava possuído pelo diabo e disseram-lhe: “Abraão está morto e todos os profetas estão mortos e atreve-se a dizer que quem acreditar não morrerá!”. Estavam errados, pois o Salvador não falava da morte temporal, mas sim a morte eterna. Jesus disse-lhes: “Se eu me glorificar, a minha glória não é nada; pois a glória humana não é senão um vento passageiro, um fumo que evapora, uma sombra que foge e desaparece; faz-nos fazer o mal e leva-nos às dores do inferno. A minha glória vem de Deus, meu Pai; é ele que me glorifica pelos milagres que faço pelo seu nome, e que me glorificará ainda mais pela minha ressurreição e pela minha ascensão. Dizes que ele é o teu Deus, mas não o conheces, já que não tens fé nem amor por ele, e são estas duas virtudes que constituem a verdadeira filiação de Deus por adoção. Abraão, teu pai segundo a carne, e do qual te gabas, ansiava ver o meu dia, ou seja, o meu nascimento temporal, a minha vinda a este mundo, e pela vivacidade da sua fé ele merecia ver, embora em figura, tanto a minha geração eterna como a minha vinda a este mundo, e encheu-se de alegria quando pensou que da sua estirpe sairia o Redentor de todos os homens, e que desta forma esta promessa profética seria cumprida: ‘De vós sairá aquele em quem todas as nações serão abençoadas’”. Mas os judeus ficaram surpreendidos com estas palavras, e viram nele apenas as coisas exteriores, disseram eles: "ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão, que está morto há muitos anos? Agora vemos que você é um impostor”. O Salvador, então, desejando mudar as suas mentes da sua humanidade para a consideração da sua divindade, acrescentou: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão fosse feito”, indicando a sua geração temporal, “Eu sou”, indicando-lhes assim a sua origem eterna. Não disse “antes que Abraão fosse”, mas “fosse feito”, indicando que Abraão foi uma criatura; não disse “Eu fui feito”, mas “Eu sou”, indicando que não é uma criatura e sim o criador de tudo. Cristo viu a Abraão com os olhos da divindade, enquanto Abraão viu Cristo com os olhos do coração, foi permitido essa visão a ele pela iluminação da Fé.

Porém os judeus descrentes, pensando que a eternidade pertence apenas a Deus, e que ao atribuí-la a si próprio se estava a proclamar Deus, trataram-no como um blasfemo a quem a lei castiga com a morte; pelo que pegaram em pedras para o atirar e puni-lo pela sua audácia.

Diz Santo Agostinho:

“A quem, de fato, poderiam estes corações endurecidos recorrer, se não às pedras cuja dureza era a sua própria imagem?”

O gentil Salvador, que poderia tê-los confundido com uma única palavra, não quis vingar-se deles. Ele tinha vindo a este mundo para sofrer, e para triunfar sobre os seus inimigos, não pela força, mas pela sua resignação e humildade. Saiu do templo e escondeu-se, não por medo da morte ou porque não podia resistir aos seus adversários, mas porque a hora da sua paixão ainda não tinha chegado, e para nos ensinar a praticar a paciência e a escapar por vezes à fúria dos nossos inimigos. Saiu do templo, para significar também por isso o abandono dos judeus e a vocação dos gentios. Admiremos aqui a conduta do nosso divino Mestre; por vezes fugiu, por vezes ofereceu-se aos seus inimigos, e por vezes escondeu-se. Fugiu para escapar às honras, como quando o povo veio em multidões para O fazer rei; Apresentou-se aos Seus perseguidores, quando vieram para apoderar-se da Sua pessoa; Escondeu-se, como vemos aqui, para privar os Seus inimigos dos meios de satisfazer a sua fúria. Ele ensina-nos três lições salutares: ensina-nos a fugir dos bens e honras do mundo, a desejar sofrer por Jesus Cristo, e a evitar disputas e dissensões. Mas, infelizmente, quantas vezes a nossa conduta está em oposição à do nosso modelo e quão longe estamos de seguir seus passos! Na maior parte das vezes, de fato, corremos atrás de honras, fugimos da adversidade e temos prazer em disputas. Diz São Gregório:

“Meditemos seriamente na mansidão e humildade do nosso divino Salvador, que, quando com um único sinal da sua vontade e poder divinos, poderia ter lançado os seus inimigos no abismo eterno, esconde-se e desaparece”.

Ele quis fazer isto por três razões principais. Primeiro, porque a hora da sua paixão ainda não tinha chegado; segundo, porque este não era o tipo de morte que ele tinha escolhido; e terceiro, para nos mostrar que por vezes podemos escapar à perseguição, especialmente quando esta é apenas pessoal e não diz respeito à fé. Jesus esconde-se dos olhos dos seus perseguidores para mostrar que eles não eram dignos de o considerar espiritualmente, o que faz o mesmo São Gregório dizer:

“Jesus Cristo, que é a própria verdade, esconde-se daqueles que não querem pôr em prática as suas máximas, e revela-se aos corações humildes, mas não àqueles onde reina o orgulho”.

Diz Santo Agostinho:

“Como homem o Salvador foge daqueles que o querem apedrejar; ai daqueles que se afastam de Deus através da dureza dos seus corações”.

Não pensemos, contudo, que Jesus se escondeu num lugar isolado ou obscuro; não, por efeito do seu poder, ele passou pelo meio dos seus inimigos sem ser visto, embora os seus discípulos, que o seguiram, o tenham visto bem. Diz São Gregório:

“Por esta conduta, Nosso Senhor quis ensinar-nos que devemos fugir humildemente da ira dos nossos inimigos, mesmo quando podemos resistir-lhes. Se um Deus se dignou a retirar humildemente da fúria dos seus adversários, o que não devemos fazer nós próprios? Que ninguém, portanto, se levante contra os maus tratos que ele possa ter de suportar; que ninguém volte a insultar por insulto; é mais glorioso, a exemplo de Jesus Cristo, escapar a um insulto sem lhe responder, do que triunfar sobre ele, respondendo-lhe”.

Diz São Gregório:

“Quantos cristãos dos nossos dias culpam abertamente os judeus por terem endurecido os seus corações à pregação de Jesus Cristo, mas os imitam eles próprios na sua conduta? Porque, como eles, ouvem as suas instruções, como eles testemunham os seus milagres, e como eles perseveram nos seus modos corruptos”.

Contemplemos aqui em silêncio o nosso divino Mestre fugindo da fúria dos seus inimigos; juntemo-nos à sua tristeza e à aflição dos seus discípulos que o seguem com tristeza, e do fundo do nosso coração simpatizemos com a sua dor.