domingo, 16 de outubro de 2022

Vita Christi – XIX Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

EVANGELHO

«Naquele tempo, respondendo Jesus, lhes tornou a falar segunda vez em parábolas, dizendo: “O reino dos Céus é semelhante a um homem rei que fez as bodas a seu filho. E mandou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, mas eles recusaram ir. Enviou de novo outros servos com este recado: "Dizei aos convidados: ‘Eis aqui tenho preparado o meu banquete, os meus touros e os animais cevados estão já mortos, e tudo pronto, vinde às bodas’”. Mas eles desprezaram o convite e se foram, um para a sua casa de campo e outro para o seu tráfico, outros, porém, lançaram mão dos servos que ele enviara; e depois de os haverem ultrajado, os mataram. Mas o rei, tendo ouvido isto, se irou e tendo feito marchar os seus exércitos, acabou com aqueles homicidas, e pôs fogo à sua cidade. Então disse aos seus servos: “As bodas, com efeito, estão preparadas, mas os que estavam convidados não foram dignos de se acharem no banquete. Ide, pois, às saídas das ruas e, a quantos achardes, convidai-os para as bodas”. E tendo saído os seus servos pelas ruas, congregaram todos os que acharam, maus e bons e ficou cheia de convidados a sala do banquete das bodas. Entrou depois o rei para ver os que estavam à mesa, e viu ali um homem que não estava vestido com veste nupcial e disse-lhe: "Amigo, como entraste aqui não tendo vestido nupcial?", mas ele emudeceu. Então disse o rei aos seus ministros: “Atai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores, aí haverá choro e ranger dos dentes, porque são muitos os chamados e poucos os escolhidos”.»


Os fariseus e os líderes do povo haviam entendido plenamente que as várias parábolas propostas pelo Salvador eram dirigidas contra eles; assim, cada vez mais indignados com sua linguagem, eles buscaram uma oportunidade para prendê-lo e matá-lo. Jesus Cristo não ignorava seus desígnios malignos, mas – sem se deixar intimidar por suas ameaças – continuava a censurá-los por sua ingratidão e cegueira. Da mesma forma, quando vemos que nossos discursos e nossos ensinamentos permanecem sem sucesso, não devemos perder a coragem e parar de repreender os pecadores, especialmente se ainda temos a esperança de converter alguns deles e trazê-los de volta à prática da virtude. Nosso Senhor, portanto, depois de mostrar aos judeus que o reino dos céus lhes seria tirado para ser dado aos gentios, que o aproveitariam melhor, propôs-lhes novamente uma parábola do rei que havia convidado para as bodas de seu filho. Alguns se esforçaram um pouco para vir; os outros maltrataram ou mataram aqueles que vieram convidá-los; finalmente, os últimos, bons e maus, que foram convidados, foram até lá e participaram das bodas. Esta parábola prova claramente a longanimidade, a infinita paciência de Deus para com o povo de Israel, que Ele havia preferido a todos os outros e a quem convidou o primeiro para as núpcias de seu Filho durante sua união com a nossa humanidade, o mistério da Encarnação, e mais tarde com a sua Igreja na terra. Os judeus cegos recusaram-se a abraçar a fé para a qual foram convidados pela primeira vez; é, portanto, com razão que eles foram rejeitados e que os gentios foram chamados para substituí-los na festa de casamento; eles chegaram lá em multidões e o salão da festa estava lotado, pois a fé cristã logo se espalhou por todo o universo.

Simile est regnum coelorum homini regi. As núpcias que este homem-rei celebrou em honra de seu filho são a imagem exata do que acontece aqui em baixo em relação à Igreja militante de Jesus Cristo. Este homem-rei é Deus Pai; ele é chamado rei, porque de fato ele reina no céu por sua glória, neste mundo por sua graça e no inferno pelos rigores de sua justiça eterna. Ele é chamado homem por causa das relações que existem entre a divindade e toda a humanidade. Deus celebrou três grandes casamentos em honra de seu divino Filho; a primeira, durante a união da natureza divina com a natureza humana, e estas núpcias foram celebradas, segundo o pensamento de São Gregório, no casto ventre da Virgem Maria. A segunda aconteceu neste mundo durante a união de Jesus Cristo com sua Igreja, que elevou à dignidade de sua esposa, e da qual o grande apóstolo fala nestes termos: “Este sacramento é grande, digo em Jesus Cristo e na Igreja”; a terceira ocorre entre Jesus Cristo e a alma fiel a quem ele se une pelo fé e pela graça. Outras bodas ainda acontecerão um dia, mas no céu. Diz Santo Agostinho:

“E ali que os bem-aventurados hóspedes gozarão abundantemente e sem perturbações a vida, a glória, as honras, a paz, numa palavra, todo o bem sem exceção”.

Deus enviou os primeiros servos aos judeus, que haviam sido convidados para as bodas da Encarnação, para avisá-los de que se aproximava o advento de Jesus Cristo prometido pela lei, representado pelos patriarcas, preditos pelos profetas, e que eles devem preparar-se para recebê-lo com fé, com amor e com docilidade, mas eles não acreditaram nas Escrituras, não obedeceram às profecias e se recusaram a reconhecer o Salvador que veio a eles revestido de nossa humanidade. Deus então encarregou-os de novos embaixadores, João Batista e os apóstolos: “Vão, digam aos convidados: ‘preparei a festa, está tudo pronto para recebê-los, venham às bodas’”. Esta festa nupcial real nada mais é do que o mistério da santa Encarnação do Filho de Deus, que é verdadeiramente o alimento e o sustento da Igreja e da alma cristã; esses touros e bois representam para nós os mártires do Antigo Testamento; essas aves são os mártires e santos do novo, que todos sofreram e foram mortos pela salvação do povo e pela utilidade da Igreja. Apesar desses repetidos convites, os judeus se esforçaram pouco para vir a esta festa de casamento; eles não ouviram a voz dos profetas, nem a dos apóstolos, nem a pregação do próprio Jesus Cristo; recusaram-se a acreditar que havia chegado o tempo da redenção do mundo e que as portas do céu, até então fechadas, estavam finalmente abertas aos homens de boa vontade! Eles foram embora, alguns para suas casas no campo para satisfazer sua ambição ampliando seus domínios, outros para seus ofícios comuns para aplacar sua avareza aumentando sua riqueza. Exclama São Crisóstomo:

“Ó mundo infeliz e culpado, mais culpados e mais infelizes ainda são os que correm atrás das tuas riquezas e das tuas honras!”

As preocupações e constrangimentos do século são os obstáculos fatais que impedem os homens de alcançar a vida eterna. Outros, mais cegos ainda, agarraram os servos do grande Rei, maltrataram-nos e os mataram, como vemos em São João Batista, lançados na prisão e decapitados; em Santo Estêvão, apedrejado; em São Tiago e em muitos outros que sofreram o martírio. Infelizmente, quantos cristãos insensatos ainda hoje rejeitam a graça que lhes é oferecida e que, não contentes em desprezar aqueles que lhes anunciam a palavra de Deus, os maltratam e os perseguem!

Quando o rei soube da conduta desses infames assassinos, ele foi tomado de raiva e enviou contra eles seus exércitos para puni-los severamente por seus crimes. O que se cumpre, de fato, quando Deus, quarenta e dois anos após a morte de Jesus Cristo, para vingar o sangue de seu divino Filho e dos apóstolos, desencadeou contra os judeus os exércitos romanos que, sob a liderança de Tito e de Vespasiano, desceu sobre Jerusalém, destruiu a cidade e o templo, entregou seus habitantes à espada e ateou fogo em tudo. Então, dirigindo-se aos seus novos servos, que são os apóstolos e discípulos, disse-lhes: “As bodas estão prontas, os mistérios da Encarnação e da redenção do mundo estão inteiramente cumpridos; os judeus, que haviam sido convidados pela lei antiga, pelas profecias, pelos próprios apóstolos, mostraram-se indignos disso; vai pelas estradas e convida para a minha festa todos os que encontrares, isto é, dirige-te aos gentios, que, como ovelhas perdidas, gemem nas veredas do erro, e trazem todos aqueles que encontrares, independentemente do sexo, idade ou condição”. Ninguém, de fato, por mais pecador que seja, é repelido quando deseja sinceramente abraçar a fé de Jesus Cristo e participar de seu batismo. Dóceis à voz de seu mestre, os servos, que não são outros senão os apóstolos, partiram imediatamente, reunindo todos os que encontraram, bons e maus, pois aqui embaixo na Igreja também são admitidos os justos e os pecadores, e logo o salão da festa encheu-se, pois de fato, como acabamos de dizer, a fé cristã se espalhou rapidamente por todo o mundo.

No entanto, o rei entrou no salão de banquetes para ver os que estavam à mesa. Esta visitação do Rei dos reis é realizada de duas maneiras, ou pelo julgamento particular que cada homem sofre após sua morte, ou pelo julgamento universal, no qual Deus dará a cada um de acordo com suas obras. Estar sentado à mesa da festa é ter fé em Jesus Cristo, participar dos sacramentos da Igreja, das graças e benefícios da religião cristã. O rei viu um dos convidados que não estava vestido com a veste nupcial, pois era apropriado estar nesta circunstância. Este homem, despojado da veste nupcial, representa para nós todos os maus cristãos, que também se sentam na festa das bodas, porque têm a fé e participam dos sacramentos da Igreja, mas, como ele, são privados da veste nupcial, porque não fazem as obras que se tornam um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Diz São Jerônimo:

“Os mandamentos de Deus são a veste nupcial e as obras conformes à lei e à Igreja compõem a vestimenta que todo novo homem deve vestir”.

Ou então podemos dizer que este homem não estava vestido com a veste nupcial, porque, se ele tinha fé, não tinha caridade. Ora, a caridade é a verdadeira veste nupcial; com efeito, cobre a torpeza dos nossos pecados, defende-nos e protege-nos das tentações, aquece os nossos desejos, adorna-nos com todas as virtudes e torna-nos agradáveis ​​aos olhos de Deus. Diz Santo Agostinho: 

“A caridade distingue os filhos do reino dos filhos da perdição”.

Acrescenta São Gregório:

“A caridade é justamente chamada de verdadeira veste nupcial, pois é por ela que Jesus veio a este mundo para operar a nossa salvação, e por ela também se uniu à sua Igreja”.

O vestido é formado e tecido por meio de duas peças de madeira sobrepostas, uma das quais está acima, a outra abaixo; do mesmo modo a caridade se forma a partir de dois preceitos, o amor a Deus e o amor ao próximo. Quem quiser assistir às bodas, vestido com este manto nupcial, deve observar atentamente estes dois preceitos, de modo que o amor ao próximo não o afaste inteiramente da contemplação e do amor das coisas celestiais, mas também que o seu o ardor pela contemplação não o faz esquecer os deveres que deve cumprir para com os outros. Notemos também que este amor ao próximo exige de nós o cumprimento destas duas grandes máximas, a primeira é do santo Tobias: Não faças aos outros o que não queres ou fizeste a ti mesmo; a segunda é aquela que o próprio Jesus Cristo proclamou em seu Evangelho: Faça aos outros o que você deseja que os outros façam a ti.

A verdadeira caridade consiste em amar os amigos segundo Deus e os inimigos por Deus e em vista de Deus. Esses preceitos são grandes e elevados; para muitos, podem parecer difíceis de praticar, mas saiba também que é o verdadeiro vestido nupcial sem o qual não se pode assistir à festa de casamento; aquele que não está vestido com ela corre grande risco, quando o Rei dos reis vier, de ser lançado nas trevas exteriores. “O rei, então, dirigindo-se a esse homem, disse-lhe: Meu amigo, como você entrou aqui sem ter a veste nupcial?” Ele o trata como um amigo, porque de fato ele foi criado à imagem de Deus; porque pela fé e pelos sacramentos participa da comunhão dos fiéis, mas porque não faz as suas obras, é cristão apenas de nome; fé sem obras é fé morta. Ele não está vestido com a veste nupcial, pois não tem caridade, que por si só torna nossas ações meritórias. Sem caridade ninguém é digno de se sentar na festa de casamento. Não é justo, de fato, que os convidados honrem a noiva que, ela mesma, está vestida com o manto da caridade? Observe aqui que um bom número de cristãos vem se sentar nesta festa de casamento com roupas que não deveriam aparecer ali.  Alguns se apresentam ali, de fato, cobertos com o pano de saco da avareza ou a púrpura do orgulho, ou o pano dourado da vaidade; os outros sob a pele da hipocrisia ou com as armas da raiva e da vingança; estes, sob os farrapos da preguiça ou sob os farrapos da inveja; aqueles, enfim, envoltos nas vastas dobras da preguiça ou com os supérfluos da gula. Estes são aqueles de quem o Senhor fala no profeta Sofonias, quando diz: “Visitarei a todos e castigarei os que aparecerem cobertos de roupas estrangeiras”. A esta pergunta do Rei, este infeliz, tomado de medo, coberto de confusão ao ver a sua falta e não encontrando desculpa, guardou um profundo silêncio. Quando a consciência do pecador o acusa e o condena, o que ele poderia responder a Deus? Esse silêncio nos ensina que no Juízo Final não haverá mais desculpas para os culpados apresentarem aos olhos do juiz soberano.

Então o rei disse aos seus ministros, isto é, aos anjos que são os executores da justiça divina, ou mesmo aos demônios que estão destinados a atormentar os condenados eternamente, segundo a observação de Orígenes, que aqueles que foram os instigadores de nossos crimes, possam também ser os ministros de nossos tormentos, amarre seus pés e mãos, e lance-o nas trevas exteriores. Os condenados, de fato, serão privados tanto da liberdade representada pelos pés, quanto do poder, representado pelas mãos, de fazer qualquer bem, qualquer boa obra para obter o perdão de suas faltas e recuperar a graça do Senhor. Serão lançados nas trevas exteriores, afastados para sempre da vista de Deus e de toda a esperança da Sua misericórdia, como castigo por terem desfrutado das trevas interiores da alma durante a sua vida. Diz São Gregório:

“A escuridão interior é a cegueira da mente e o endurecimento do coração, a escuridão exterior é a noite escura da condenação eterna”.

A ignorância leva infalivelmente ao vício, e o vício precipita o pecador nas trevas do inferno. Não é também justo que quem neste mundo voluntariamente entrou nas cadeias do pecado, está necessariamente no outro acorrentado no tormento eterno? Para nos ensinar então quais serão os tormentos reservados para aqueles que aqui embaixo se recusarem a viver em conformidade com a lei do Senhor, Jesus Cristo acrescenta: “Haverá choro e ranger de dentes”; lágrimas, como castigo por tantos olhares lascivos e criminosos; ranger de dentes em punição por todos os excessos, todas as superfluidades a que os pecadores se abandonam.

Cada um de seus membros estará, de fato, sujeito ao tormento especialmente oposto ao vício do qual ele foi escravo. Essas lágrimas e esse ranger de dentes também nos indicam todos os tipos de torturas, tanto da alma como do corpo, a que serão submetidos os condenados, que se indignarão contra si mesmos porque reconhecerão tarde demais seu erro. Não basta começar bem, o importante é terminar bem. De que nos serviria sermos convidados para o casamento e sentar-nos à mesa da festa, se depois deveríamos ser ignominiosamente expulsos? E, no entanto, quão poucos pensam nisso a sério e cuidam com cuidado! É por isso que, como conclusão de sua parábola, o divino Salvador acrescenta: “Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Muitos, de fato, são chamados à fé cristã, e muito poucos alcançam a glória do reino dos céus. Muitos são convidados para a festa de casamento, e poucos ficam com o esposo para partilhar da sua alegria, mas são expulsos porque não têm a veste nupcial, como este convidado do Evangelho, que, segundo o testemunho de Santo Agostinho, representa para nós a sociedade dos ímpios muito mais numerosa do que a dos justos.

Para incutir cada vez mais em nossas mentes esta grande verdade, o Salvador nos diz novamente em outro lugar: “O caminho para a perdição é largo, e há muitos que o seguem, mas o caminho para a vida é estreito e poucos o encontram”.

Diz São Gregório:

“Quão terrível é este pensamento e quão adequado para nos inspirar medo e humildade! Pois nunca sabemos neste mundo se somos dignos de amor ou ódio, e se devemos ser contados entre os eleitos. Por isso, nunca nos esqueçamos, tenhamos sempre em mente estas palavras do nosso divino Mestre: ‘Há muitos chamados, mas poucos escolhidos’”.

Unamo-nos em espírito às santas alegrias destas gloriosas núpcias de Jesus Cristo com a sua Igreja. Também nós somos convidados para esta festa feliz; empregar todos os esforços para se preparar e atender com as condições exigidas; purifiquemos nossos corações e nossas obras, para que nada em nós possa ferir os olhos do Rei dos reis quando Ele aparecer no grande dia do julgamento, para que não ouçamos de sua boca estas palavras terríveis: “Meu amigo, como estás? Entraste aqui sem usar a veste nupcial?”, tenhamos medo de ser lançados nas trevas exteriores. Todos somos chamados, é verdade, para este banquete de casamento, que ninguém, no entanto, repousa inteiramente nesta vocação antes de ter chegado ao fim. Deus, sem dúvida, quer salvar todos os homens e Ele, em mente, não tem nada além de querer vê-los todos chegarem ao seu reino, mas ai como poucos conseguem! Quantos vemos que, mal tendo entrado no caminho que leva ao céu, se afastam dele quase imediatamente! Quantos outros que, tendo posto a mão no arado, olham para trás e não perseveram até o fim!

Ninguém pode chamar-se cristão se não seguir a doutrina de Jesus Cristo e se não imitar as suas obras. Gabar-se de ser cristão e viver como pagão e como réprobo é insultar o próprio Deus. Diz Santo Agostinho:

“No mundo cada um é designado por um nome particular, conforme o estado e a profissão que exerce. Da mesma forma que para merecer o nome de cristão, é preciso praticar as obras de Jesus Cristo. Qual seria a utilidade de ter um nome usurpado que não é devido a ti? Se tens prazer em chamar a si mesmo de cristão, então faça as obras que todo bom cristão deveria fazer. Quem se diz cristão, diz-se justo, bom, reto, paciente, casto, honesto, piedoso, humilde, inocente em tudo; como ousas se gabar de ser um cristão, tu em que nenhuma dessas qualidades são encontradas, nenhuma dessas virtudes que todas devem brilhar em um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo? O verdadeiro cristão está ocupado dia e noite com o serviço de Deus; ele medita incessantemente em sua santa lei e seus mandamentos estão sempre presentes em sua mente; mostra-se pobre aos olhos dos homens para parecer rico aos olhos de Deus; ele despreza os homens e a glória deste mundo para compartilhar com os santos anjos a glória da eternidade. O verdadeiro cristão não conhece dissimulação nem hipocrisia; sua alma simples e pura só pensa em Deus, em quem somente ela deposita todas as suas esperanças. Ele pisa os bens terrenos e perecíveis e só se preocupa em adquirir os bens eternos da pátria celeste”.

Diz o Papa São Leão Magno:

“Em vão nos vangloriamos de ser cristãos se não somos imitadores de Jesus Cristo; chamou a si mesmo o caminho, para nos ensinar que quem quiser ser seu discípulo deve seguir seus passos e ir aonde quer ir antes de nós”.

Diz São Cipriano:

“Ninguém pode ser chamado de verdadeiro cristão se não imitar Jesus Cristo em sua moral e em sua conduta”.

Santo Anselmo acrescenta:

“Quem se recusa a seguir os passos de Jesus Cristo, não só merece perder o nome de cristão, como é ainda pior que um infiel”.

Diz ainda Santo Agostinho:

“Não viver segundo a doutrina de Jesus Cristo é negar a sua Encarnação e a sua morte pela salvação dos homens, é se parecer com o anticristo”.

Diz São Crisóstomo:

“A caridade deve animar e embelezar todas as nossas ações; sem a caridade e as virtudes que a acompanham, tornamo-nos objeto de escândalo para os incrédulos e infiéis, em vez de atraí-los à verdade por nossa boa conduta. Como, de fato, poderíamos inspirá-los com desprezo pela riqueza, quando eles veem em nós apenas avarentos e ambiciosos? O amor dos inimigos, quando nós mesmos tratamos nossos irmãos com rigor e crueldade? Como pregar-lhes a gloriosa imortalidade, quando nos veem fugir da morte e correr atrás das honras deste mundo?”

Eles então riem de nossos belos discursos, riem de nossa conduta e permanecem em sua descrença. Mostre-nos, eles parecem nos dizer, sua fé por suas obras e acreditaremos em você. Sabei bem, prestaremos contas a Deus não só pelos nossos próprios pecados, mas também pelos pecados de todos aqueles que, por nossos maus exemplos, trouxemos para blasfemar o seu santo nome.

Até quando nos deixaremos levar pelo amor às riquezas e aos prazeres? Voltemos finalmente a sério a nós mesmos, renunciemos a todas as nossas más inclinações, abracemos seriamente a prática de todas as virtudes que até agora negligenciamos, se quisermos chegar à eternidade abençoada.