sábado, 3 de junho de 2023

Vita Christi – Domingo da Santíssima Trindade – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


 

Depois das várias aparições de que falámos até agora, os discípulos, de acordo com a ordem que tinham recebido do próprio Jesus e dos anjos, passaram para a Galileia e foram para a montanha onde, de acordo com a sua promessa, Ele se lhes devia mostrar depois da sua ressurreição. Diz São Beda:

“Jesus Cristo, antes da sua morte, tinha anunciado aos seus discípulos que, depois da sua ressurreição, os precederia na Galileia; os anjos tinham também dito às santas mulheres no sepulcro: ‘Ide e dizei aos discípulos e a Pedro que vão para a Galileia, onde o verão’”.

É verdade que a aparição do Salvador nas margens do lago de Tiberíades teve lugar na Galileia, mas não era dela que Jesus e os anjos queriam falar, pois nessa altura só havia sete discípulos, ao passo que a aparição em questão devia ter lugar na presença de todos os discípulos juntos. Alguns autores pensam que foi neste monte, situado na Judeia e não na província da Galileia, que os discípulos se reuniram após a ressurreição. Outros afirmam, pelo contrário, e esta é a opinião que nos parece mais provável, que eles se reuniram no monte Tabor. Foi aí que o Salvador, durante a sua vida, quis dar uma amostra da sua glória futura a apenas três dos seus apóstolos; foi também aí que, depois da sua ressurreição, quis manifestar-se a todos os seus discípulos reunidos. É a esta aparição que São Paulo se refere, sem dúvida, na sua Carta aos Coríntios, quando diz que Jesus Cristo se manifestou a mais de quinhentas pessoas reunidas. Como é possível, perguntareis, que tantos discípulos do Salvador estivessem naquele monte, quando os Atos dos Apóstolos apenas mencionam cento e vinte discípulos reunidos no Cenáculo? A isso responderei que, entre os habitantes de Jerusalém, Jesus tinha apenas cento e vinte discípulos, todos eles reunidos com os apóstolos no cenáculo, mas que muitas outras pessoas, espalhadas por várias localidades, também acreditavam nele, e que o Salvador quis reuni-las todas nesse monte para consolá-las com a sua presença e fortalecer a fé nos seus corações.

Jesus Cristo quis aparecer aos seus discípulos no cimo de uma montanha para nos ensinar que quem quiser alcançar a glória celeste deve esforçar-se neste mundo por atingir o cume da perfeição cristã, renunciando a todos os desejos da carne e às vãs satisfações desta vida. Diz Rábano Mauro:

“Nosso Senhor Jesus Cristo quis aparecer aos seus discípulos no cume de uma montanha, para mostrar que o corpo carnal que Ele tinha tirado do seio da Santíssima Virgem, sua mãe, estava doravante elevado acima de todas as coisas terrenas, e que os cristãos que desejam participar da glória da sua ressurreição devem também elevar-se acima dos bens perecíveis deste mundo, e esforçar-se de todo o coração para a pátria celeste”.

Ao verem o seu bom Mestre ressuscitado, os discípulos, cheios de alegria e respeito, prostraram-se com o rosto em terra e adoraram-no humildemente, reconhecendo nele tanto a sua divindade como a sua santa humanidade. Alguns deles, porém, surpreendidos por um acontecimento tão insólito e extraordinário, duvidaram por um momento da verdade da ressurreição, e a sua dúvida serviu para confirmar a nossa fé e torná-la mais inabalável. De fato, quanto maior era a sua incerteza, mais cuidado tinham de ter para se certificarem da verdade e, quando eles próprios se convenciam, a sua fé tornava-se mais forte e mais ardente; confundiam assim antecipadamente a perversidade de todos os hereges que viriam a atacar o dogma da ressurreição nos séculos posteriores.

O Salvador, para dissipar toda a incerteza do coração dos seus discípulos, veio ter com eles e disse: “Foi-me dado todo o poder no céu e na terra”. Este poder, Jesus Cristo, enquanto Deus, possuía-o desde toda a eternidade e, enquanto homem, tinha-lhe sido dado desde o momento da sua concepção no seio de uma virgem, mas não quis exercê-lo antes da sua ressurreição; Ele próprio permaneceu sujeito ao sofrimento e à morte, a fim de realizar a nossa redenção. Fala assim como homem, um pouco abaixo dos anjos, e não como Deus, igual em tudo a seu Pai. Jesus Cristo, como Deus, é onipotente, tal como o Pai e o Espírito Santo, e, como homem, recebeu todo o poder no céu e na terra. No céu, Ele pode, como lhe aprouver, coroar aqueles que deseja e na terra escolher aqueles que lhe aprouver; em todo o lado Ele exerce a sua vontade inteiramente e sem impedimentos. Como homem, foi-lhe dado todo o poder, não só na terra, mas também no céu, onde está exaltado acima de todas as criaturas e sentado à direita de Deus, seu Pai. Como homem, foi-lhe dado um nome acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos. Deus não deu a nenhuma criatura, homem ou anjo, o direito de ser chamado Filho de Deus por natureza, exceto a Jesus Cristo; é só por este nome que o mundo foi salvo. Diz São Severino:

“O Filho de Deus comunicou ao Filho da Virgem, Deus ao homem, divindade à carne, o que ele sempre possui com o Pai”.

Então o Salvador, querendo instituir o sacramento do Batismo para a regeneração de todos os homens, e dirigindo-se a todos os seus discípulos, disse-lhes: "Ide por todo o mundo e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que vos tenho ordenado”. Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos que fossem por todo o mundo e ensinassem todos os povos sem distinção, fossem eles quem fossem, para nos ensinar que aqueles que estão encarregados de pregar o Evangelho não devem discriminar ninguém e que os pregadores devem ensinar por igual, sem qualquer preferência, os pobres e os ricos, os instruídos e os ignorantes. Diz-lhes que batizem toda a gente, porque ninguém pode entrar no reino dos céus se não nascer de novo e não for regenerado pela água e pelo Espírito Santo. Ele não diz, usando o plural: “Nos nomes do Pai etc.”, in nominibus; mas usa o singular: “Em nome do Pai”, in nomine, para nos ensinar a distinção entre as Pessoas divinas e para nos mostrar tanto a Trindade na unidade como a unidade na Trindade. Esta foi a fórmula do batismo instituída por Jesus Cristo e, no entanto, esta fórmula, nos primeiros tempos do cristianismo, pela própria inspiração do Espírito Santo, não foi observada pelos apóstolos que batizavam em nome de Jesus Cristo, a fim de restaurar em todo o mundo a honra e a glória deste nome divino que os judeus tinham tornado odioso. Jesus Cristo acrescenta: “Ensinai-lhes a observar, a praticar na sua conduta tudo o que eu mesmo vos disse e ordenei”, isto é, a crer nos sacramentos que Ele instituiu, bem como nos outros dogmas da fé católica, e a observar na sua moral a caridade para com Deus e para com o próximo.

Antes da sua paixão, Jesus Cristo tinha aconselhado os seus apóstolos a pregarem a sua doutrina apenas aos judeus e não aos gentios e pagãos, porque antes da ressurreição a fé não devia ser difundida por todo o mundo; mas quando ressuscitou, enviou-os a todos os povos para os instruir primeiro e depois para os batizar. De fato, os adultos, antes de serem batizados, devem conhecer as verdades principais da fé e, depois de receberem o batismo, devem ser ensinados sobre o que devem pôr em prática. Diz o apóstolo São Tiago: “Não basta ouvir a palavra de Deus, se ao mesmo tempo não se observa atentamente o que ela prescreve”. Assim, o sacramento do Batismo não deve ser administrado a adultos que não estejam suficientemente instruídos nas verdades da fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Por outro lado, de pouco serviria o Batismo se, depois de o recebermos, não tivéssemos o cuidado de praticar boas obras. O corpo, quando a alma se separa dele, fica imóvel e sem vida; do mesmo modo, a fé sem obras é uma fé morta. Para sermos salvos, portanto, devemos observar tudo o que Jesus Cristo nos ensinou. Se algumas destas prescrições vos parecerem difíceis ou mesmo impossíveis de praticar, procurai ao menos conservar no vosso coração o amor de Deus e o amor do próximo e tereis cumprido a lei. Como diz Santo Agostinho:

“Quem tem caridade no coração tem todo o conhecimento das Sagradas Escrituras e toda a doutrina necessária para a salvação, segundo as palavras do grande apóstolo: ‘A caridade é a plenitude, o cumprimento de toda a lei’; é esta caridade que o nosso divino Mestre nos recomenda mais especialmente, quando nos diz: ‘Amarás o teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e amarás o teu próximo como a ti mesmo’; estes dois preceitos encerram em si mesmos toda a lei e os profetas. Se não puderdes ler todas as Sagradas Escrituras, se não puderdes penetrar nos segredos que elas encerram, tende ao menos a caridade, e possuireis nela tudo o que é necessário para a salvação. É a caridade que nos faz conservar o que aprendemos e nos ensina o que antes não sabíamos. Pela caridade, o cristão participa em todas as coisas boas que se fazem na Igreja inteira; se não tiver esta caridade, não pode participar nelas; perde até o mérito das suas próprias boas obras”.

Diz São Bernardo:

“A caridade torna as nossas mais pequenas ações meritórias aos olhos de Deus; sem ela, pelo contrário, as nossas obras mais brilhantes não lhe seriam agradáveis. Numa palavra, a caridade é a rainha de todas as virtudes; sem ela ninguém pode atingir a perfeição, pois só é perfeito aquele que possui a verdadeira caridade no seu coração”.

Para que o que acabava de dizer aos seus discípulos não parecesse difícil e mesmo impraticável para a fraqueza deles, Jesus Cristo quis tranquilizá-los, acrescentando: “Eis que estou convosco para vos ajudar, para vos proteger, para vos defender, todos os dias até à consumação dos séculos, até que, terminados os vossos trabalhos e fadigas neste mundo, vos receba para reinardes comigo na morada da minha glória; e, como prova da promessa que vos faço neste momento, deixo-vos o meu corpo no sacramento da Eucaristia”. Como se lhes dissesse, segundo São Crisóstomo:

“Não procureis desculpar-vos com o argumento de que é difícil fazer o que vos mando, pois eu estarei convosco para vos ajudar e tornar suave e fácil o que vos parece difícil e impraticável”.

Ó admirável promessa do nosso divino Mestre! Ó garantia incompreensível de um Deus! Eis que estou convosco para lutar contra os vossos inimigos; quem pode temer mais com um tal defensor? Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós? Digamos, pois, do fundo do coração, como o salmista: “com a ajuda de Deus, faremos maravilhas”; Ele mesmo destruirá os nossos inimigos e os nossos perseguidores diante de nós. É sobretudo aos pregadores do Evangelho que o Salvador parece dizer aqui: “Eis que estou convosco para dirigir eu mesmo as vossas palavras, para as fazer frutificar no coração dos vossos ouvintes e assim multiplicar os vossos méritos e assegurar a vossa glória eterna”. Diz São Crisóstomo:

“Jesus Cristo não fala apenas aos seus discípulos que estavam presentes diante dele; não é só a eles que promete a sua assistência; ao falar-lhes, fala a todos aqueles que, depois deles, haviam de acreditar nele e com os quais deve permanecer até à consumação dos séculos como cabeça entre os seus membros”.

O Salvador estava prestes a privar os seus discípulos da sua presença corporal, subindo de novo ao céu, de onde tinha descido para a salvação do mundo; mas não quer deixá-los órfãos e permanece com eles, pela sua graça e pela sua presença real no augusto sacramento da Eucaristia, como permanecerá com todos os fiéis até à consumação dos séculos. O piloto prudente e sábio não abandona a embarcação que lhe foi confiada até a ter conduzido felizmente ao porto; também a Igreja é uma embarcação; Jesus Cristo é o piloto que a governa e conduz; não a deixou e não a deixará até a ter conduzido felizmente ao porto da eternidade bem-aventurada. Diz Rábano Mauro:

“Disto devemos concluir que, até o fim dos tempos, haverá sempre neste mundo homens justos e santos que, por suas virtudes e suas boas obras, merecerão que Jesus Cristo habite entre eles por sua divina presença”.

Diz São Beda:

“Quando Jesus Cristo promete aos seus discípulos estar com eles até ao fim dos tempos, toma o fim pelo infinito”.

Com efeito, se neste mundo permanece com os seus eleitos para os ajudar com as suas graças, para os proteger e conduzir nos caminhos da salvação, não menos permanecerá com eles depois da consumação dos séculos para os recompensar e os fazer gozar para sempre da sua divina presença. Diz o Papa São Leão Magno:

“O Salvador, ao subir ao Pai, não abandonou aqueles que tinha adoptado como seus filhos; do céu, onde está sentado na sua glória, exorta-os à paciência e convida-os a tornarem-se dignos de participar na sua glória”.

Neste mundo, Jesus Cristo permanece no meio dos seus eleitos, não só pelas graças com que os enche, mas também pela sua presença real na santa Eucaristia, onde está plenamente presente sob as espécies sacramentais, até ao fim dos tempos, quando se manifestará plenamente a eles, face a face, sem trevas e sem nuvem. Diz São Crisóstomo:

“O Salvador recorda aos seus discípulos a consumação e o fim deste mundo, para os atrair mais seguramente a si, inspirando-os assim a desprezar os bens terrenos e perecíveis e a desejar os bens futuros e permanentes; como se lhes dissesse: ‘Os trabalhos e sofrimentos que tereis de suportar aqui abaixo por amor de mim terminarão com esta vida, mas as recompensas que tereis merecido suportando-os com resignação e paciência durarão para sempre’”.

Olhemos por um momento para todos os discípulos reunidos no monte Tabor; como contemplam felizes e alegres o seu bom Mestre, que lhes dá a ordem de ir anunciar a fé do Evangelho a todo o mundo; que lhes prescreve a fórmula com que devem administrar aos outros o sacramento da regeneração espiritual, e que lhes reanima a coragem prometendo estar com eles até ao fim do mundo! Consideremos o próprio Salvador falando familiarmente com seus discípulos, conversando com eles sobre o reino celestial e incutindo assim em seus corações as santas disposições com as quais eles devem ser animados para sua glória e para a salvação do próximo. Depois de ter conversado com eles durante alguns instantes, Jesus Cristo deixou-os para ir, segundo o seu costume, juntar-se às almas dos patriarcas e dos santos no paraíso terrestre. Os discípulos, por seu lado, cheios de felicidade e alegria, voltaram à cidade e regressaram a Jerusalém.