domingo, 11 de junho de 2023

Vita Christi – II Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Como a maior parte das pessoas, apegadas aos bens terrenos e atraídas pelos prazeres do mundo, não desejam os bens celestes e não se esforçam por obtê-los, apesar de acreditarem na realidade desses bens, o Salvador, para lhes mostrar que só a indiferença as torna indignas deles, propõe-lhes uma parábola. Nessa parábola, faz-nos sentir a imensa bondade de Deus para com os homens e, ao mesmo tempo, censura a ingratidão dos Judeus, que, de preferência a todas as outras nações, tinham sido convidados para essa bem-aventurança celeste, primeiro pelos profetas, depois pelo próprio Jesus Cristo e, por fim, pelos seus apóstolos, mas que tinham recusado aceitar esses convites repetidos, abandonando assim o seu lugar aos Gentios.

E o Salvador disse-lhes: Um homem, isto é, Jesus Cristo, Deus e homem ao mesmo tempo, pois quis revestir-se da nossa humanidade, preparou uma grande ceia, isto é, a glória e a bem-aventurança celestial e duradoura que Deus desde toda a eternidade reservou às almas dos justos. Este banquete chama-se ceia, porque, tal como a refeição da noite é a última do dia, assim também a bem-aventurança celeste só é concedida no fim da vida atual, depois da qual não há mais nada a esperar. O Mestre chamou um grande número de convidados, pois Deus deseja a salvação e a felicidade de todos os homens. Chamou uns pelo ministério dos anjos, dos patriarcas e dos profetas; outros por si mesmo, pelos seus apóstolos e pelos pregadores do Evangelho; outros por inspirações salutares, pelos benefícios da prosperidade ou pelas dores da adversidade. Chegada a hora da ceia, isto é, na última idade do mundo e no tempo da graça, enviou o seu servo, representado pelos pregadores do Evangelho, que, embora numerosos e diferentes em estado e posição, devem, no entanto, formar um só, pois devem estar todos unidos pelos laços da fé e da caridade.

Jesus Cristo enviou, pois, o seu servo a dizer aos convidados que viessem ou que se preparassem para este banquete com as suas boas obras, porque tudo estava pronto para os receber. Mas quando o Cordeiro imaculado foi morto na cruz, abriram-se as portas do céu; então Jesus Cristo, que tinha sido enviado por seu Pai para convidar todos os homens, enviou também os seus apóstolos e os seus sucessores para os chamar (porque tudo estava pronto) a este banquete celeste, que consiste sobretudo na visão beatífica das Pessoas divinas, na companhia dos anjos e dos santos. Mas então todos começaram a desculpar-se, ou melhor, a tornarem-se indignos dele pela sua má conduta, preferindo os bens sensuais e terrenos aos espirituais e celestes.

Quando o Evangelho diz todos devemos entender o maior número; com efeito, poucos são os que se salvam em relação a toda a massa do gênero humano. Diz São Gregório:

“Muitos são convidados para esse banquete, mas muito poucos são admitidos, porque a maioria se faz indigna dele, entregando-se voluntariamente ao orgulho, à avareza ou à volúpia”.

O primeiro começa a desculpar-se, dizendo: “Comprei a minha casa nos campos e tenho de a ir ver” designa assim os orgulhosos e amantes do mundo, cuja ambição e amor às honras e dignidades são marcados por esta casa.

O segundo diz: “Comprei cinco juntas de bois e vou pô-las à prova” é a imagem do homem ganancioso e avarento que só pensa nos bens terrenos e mundanos, de que os bois destinados a lavrar a terra são o emblema.

O terceiro diz: “Estou casado e não posso ir” mostrando-nos com isto os homens voluptuosos e sensuais, cuja inteligência, segundo o pensamento de São Basílio, entorpecida pelos prazeres carnais, é incapaz de se elevar à contemplação das coisas divinas. Todos eles são indignos de assistir ao banquete nupcial do Cordeiro imaculado.

Os três vícios que acabamos de mencionar são a fonte de tudo o que nos pode afastar desta bem-aventurança celeste, pois, como diz o apóstolo São João: “Tudo o que há no mundo ou é concupiscência da carne, ou concupiscência dos olhos, ou soberba da vida”. Diz Santo Agostinho:

“Ó vós que quereis assistir a este banquete do Altíssimo, não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo; o amor dos bens terrenos é causa de dores espirituais; tudo o que há neste mundo ou é concupiscência da carne, ou concupiscência dos olhos, ou soberba da vida! Fujamos, pois, de todas estas desculpas vãs e ridículas; que o orgulho, a ambição e a volúpia não nos detenham, mas vamos a Deus sem distrações, e as nossas almas ficarão abundantemente satisfeitas”.

O servo voltou para o seu senhor e contou-lhe tudo o que tinha acontecido”: são os ministros do Evangelho que, depois de se terem entregue à pregação, voltam ao silêncio da contemplação e aí, nas suas conversas interiores com Deus, lhe comunicam tudo o que aconteceu; então Jesus Cristo, cuja família é constituída pelos anjos e pelos eleitos, irritado com os homens tépidos e negligentes que desprezaram o seu banquete celeste, preferindo assim os bens temporais e perecíveis à felicidade eterna, diz aos seus servos fiéis: “Saí depressa”; deixai os trabalhos do estudo, abandonai as doçuras da contemplação para ir pelas ruas e praças públicas da cidade, indicando-nos com isto a vocação dos judeus. Tal como as ruas e as praças de uma cidade estão fechadas dentro dos seus muros, assim os judeus estavam fechados dentro das observâncias legais a que estavam sujeitos como cidadãos de Deus que lhes tinha dado a sua lei. Ide, pois, e chamai os pobres em graça e em virtude, os fracos e carentes de boas obras, os cegos que não conhecem a verdade, os coxos por falta de afeto reto e de boa intenção, isto é, os pequenos e os humildes que se julgam desprezíveis, e trazei-os. São estes que o Senhor quer chamar à penitência e introduzir no seu banquete. Os chefes dos sacerdotes e os doutores da lei foram rejeitados por causa da sua soberba e ingratidão, mas os simples e os cobradores de impostos foram admitidos, como vemos nos apóstolos, nos discípulos e em muitos outros mencionados no Evangelho. Diz São Gregório:

“Porque os ricos recusaram o convite do Mestre, foram chamados os pobres, pois Deus escolhe os fracos aos olhos do mundo para confundir os fortes, e prefere o pecador que se humilha ao justo orgulhoso. O Senhor toma para si aqueles que o mundo despreza; muitas vezes o desprezo do mundo atrai o pecador para dentro de si e chama-o de novo à virtude, e quanto menos satisfação se tem cá em baixo, mais se está disposto a ouvir a voz de Deus e a ir ter com Ele”.

Diz Santo Agostinho:

“Quem são os que participam no banquete do Senhor, senão os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos? Os ricos, os sãos e cheios de si não são admitidos, porque quanto mais orgulhosos são, mais Deus os despreza. Vinde, pobres, sois convidados por Aquele que quis fazer-se pobre por vós, apesar de ser o soberano Mestre de todas as coisas, para vos enriquecer com a sua própria pobreza. Vinde, vós que estais doentes e a definhar; o médico não é para os que estão bem. Vinde, coxos, e dizei-lhe: ‘Senhor, torna os meus pés firmes no caminho dos teus mandamentos’. Vinde, cegos, e dizei-lhe: ‘Ilumina os meus olhos, para que não adormeçam na morte eterna’”.

O servo, voltando para o seu senhor, disse-lhe: “Senhor, fiz o que me mandaste e como me mandaste”, mostrando assim a sua perfeita obediência, tanto na ação como no modo; “mas ainda há lugares vazios”. É como se dissesse: “Muitos judeus vieram a teu convite, mas ainda há lugar para receber os gentios”, mostrando-nos que a Igreja está sempre pronta a receber aqueles que querem entrar no seu seio. Então o Mestre disse ao seu servo: “Vai pelos caminhos e arbustos e obriga todos os que encontrares a entrar”. Quer dizer: “Sai da Judeia, vai ter com os pagãos e, com as tuas instruções, os teus apelos e as tuas solicitações, obriga-os a entrar na minha ceia celeste para que a minha casa”, isto é, o céu, “se encha e o número dos predestinados e se torne perfeita”.

Por aqueles que são chamados, entendemos os judeus que tinham a lei e os profetas, e para os quais um simples convite deveria ter bastado; por aqueles, pelo contrário, que são constrangidos, entendemos os gentios ou os hereges que a Igreja atinge com os seus lampejos para os reconduzir ao seu rebanho; ou ainda todos aqueles que Deus, através das provações da adversidade, reconduz ao seu amor e à prática do bem. Uma feliz necessidade que nos obriga a viver melhor! Muitos, de fato, se são prósperos, só pensam no mundo e nas coisas do mundo, mas, na desgraça e no perigo, voltam para Deus. Diz São Crisóstomo:

“É mais difícil triunfar das paixões quando se vive em paz, do que desprezar as riquezas quando se está em perigo. O medo do perigo ajuda a alma e facilita o triunfo sobre os prazeres dos sentidos”.

De fato, quantas pessoas que não teriam querido ser pobres em paz, preferem renunciar às suas riquezas em tempos de perseguição a perecer com elas. Deus conhece-os e permite que lhes sejam retirados os seus bens, para que permaneçam fiéis a Ele ou regressem mais facilmente a Ele.

Por fim, para concluir, Jesus Cristo acrescenta: “Em verdade vos digo que nenhum dos que foram convidados e recusaram vir provará a minha ceia”. Como é terrível esta sentença do nosso divino Mestre! Que ninguém se recuse, pois, a aceitar o seu convite, para que, com a sua recusa, não se exclua para sempre do banquete celeste. Diz São Crisóstomo:

“Esforcemo-nos incessantemente por conservar em nós a dignidade de cristãos em que fomos estabelecidos; lutemos continuamente pelo reino de Deus, considerando as coisas presentes como uma sombra passageira que vai e como fumo que se desfaz no ar. Se um rei da terra nos tirasse da nossa miséria e nos adotasse como seus filhos, lamentaríamos a cabana de onde nos tirou? Do mesmo modo, aprendamos a desprezar os bens presentes deste mundo, considerando os bens futuros que Deus nos reserva e para os quais somos chamados”.