sábado, 21 de outubro de 2023

Vita Christi – XXI Domingo depois de Pentecostes – Ludolfo da Saxônia, O.Cart.

 


Se considerarmos bem os crimes que Deus está disposto a perdoar aos pecadores, não nos será difícil perdoar não só sete vezes, mas até setenta vezes sete as ofensas que os nossos irmãos e irmãs possam cometer contra nós. A ofensa deve ser apreciada de acordo com a grandeza da pessoa a quem é dirigida. Deus é infinito, qualquer ofensa cometida contra Ele é, por assim dizer, infinita. No entanto, sempre que contra Ele pecamos, Ele está pronto a perdoar-nos, desde que estejamos verdadeiramente contritos e se Deus, que é onipotente, perdoa assim aos homens as faltas que contra Ele cometeram, quanto mais nós próprios devemos perdoar aos nossos irmãos as ofensas que eles possam ter cometido contra nós. Para nos ajudar a compreender esta verdade, o nosso divino Salvador conta aos seus apóstolos a parábola de um rei que quer que os seus servos prestem contas e termina dizendo: “É assim que o meu Pai que está nos céus há de tratar todos vós”. O reino dos céus, ou seja, a Igreja deste mundo, isto é, a Igreja militante, que aqui se chama reino dos céus, porque é regida por leis divinas e através dela podemos chegar ao céu. O reino dos céus é como um rei que quer prestar contas aos seus servos, este rei é o próprio Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que chama os homens a prestar contas da sua conduta e examina cuidadosamente a consciência de cada um deles. Esse exame incidirá sucessivamente sobre os bens que recebemos, sobre as boas ações que não praticamos e que poderíamos ter praticado, sobre as faltas que cometemos e sobre as que nos foram perdoadas, sendo esta última a mais terrível e a mais temível, por causa da ingratidão, que é o vício mais condenável. Enquanto o rei se ocupava em fazer prestar contas aos seus servos, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. Este número é tomado aqui de forma indeterminada e significa a grandeza e a multiplicidade das faltas pelas quais ele devia ser punido. Diz Santo Agostinho:

“A lei de Deus é composta de dez mandamentos e este número de dez mil indica-nos todos os pecados que este devedor tinha cometido contra esta lei”.

Como este infeliz não tinha dinheiro suficiente para pagar, o rei ordenou que ele, a sua mulher, os seus filhos e tudo o que possuía fossem vendidos até que a sua dívida fosse paga na totalidade. O homem não pode, por si só, satisfazer a Deus pelos seus pecados, pode cair, mas não pode se levantar sozinho e recuperar a justificação, a não ser que Deus, pela sua graça, venha em seu auxílio. Se um homem não pode satisfazer a Deus por um pecado, como poderá fazê-lo por tantos outros? Este servo é, portanto, vendido como castigo pelos seus crimes. Diz São Remígio:

“A venda deste servo não é outra coisa senão a vingança de Deus sobre ele pelos seus pecados”.

A mulher e as crianças representam a concupiscência e as más ações, o pecador será castigado pelos seus desejos secretos, assim como pelas suas ações exteriores, por fim, todos os seus bens são vendidos (na sua morte, de fato, tudo o que pertencia ao pecador ser-lhe-á tirado para ser dado a outros e, para ele, todas as suas faculdades serão transformadas em dores e aflições, de modo que os objetos que foram usados para os seus crimes se tornam para ele os ministros dos seus tormentos e das suas torturas).

Este infeliz servo, vendo-se reduzido à mais extrema miséria, atirou-se aos pés do seu senhor, suplicando-lhe com lágrimas, dizendo: “Tem um pouco de paciência e eu te devolverei tudo”. É assim que o pecador verdadeiramente contrito e humilhado implora a misericórdia de Deus, suplicando-lhe que adie o castigo dos seus crimes e que lhe conceda o tempo necessário para os expiar pela penitência. O Senhor, que está sempre pronto a perdoar o verdadeiro arrependimento e disposto a dar mais do que lhe é pedido, não só o liberta do cativeiro e da escravidão do pecado, mas também retira o castigo eterno que mereceu pelos seus crimes. Diz São Crisóstomo:

“Reconheçamos a imensa bondade do nosso Deus; o pecador só tinha pedido tempo para fazer penitência e recebe a remissão total de todos as seus pecados”.

No entanto, logo que este servo saiu da presença do seu senhor, esqueceu todos os favores que tinha recebido e, quando encontrou um dos seus companheiros, que como ele estava ao serviço do rei (todos os homens são servos do mesmo Deus), e que lhe devia cem denários, agarrou-o violentamente pela garganta e quase o sufocou, dizendo: “Devolve-me o que me deves”. Como se lhe tivesse dito: “Ofendeste-me, exijo a reparação total das injúrias que me fizeste”, este é aquele que agarra o seu devedor pela garganta, que guarda no seu coração a recordação das ofensas que recebeu e que conserva sentimentos de ódio e de vingança contra o seu irmão. Este pobre servo, ao ver-se maltratado desta forma pelo seu companheiro, lança-se de joelhos e suplica-lhe, dizendo: “Tem um pouco de paciência e devolver-te-ei tudo”, isto é, estou disposto, tanto quanto me for possível, a dar-te plena e completa satisfação das minhas ofensas e, segundo São Remígio, “farei a reparação de acordo com o julgamento e as decisões da Igreja”. Note-se que as palavras usadas por este infeliz para com o seu companheiro são as mesmas que este usou para com o seu senhor e com as quais tinha obtido o seu perdão, mas ele era insensível e não as quis ouvir. Diz Santo Agostinho:

“Este servo não encontrou no seu companheiro as mesmas disposições que este tinha encontrado no seu senhor; um pediu um adiamento e recebeu a remissão de toda a sua dívida, o outro pediu misericórdia e prometeu uma satisfação completa e foi sufocado”.

No entanto, os outros servos do rei, que tinham assistido a tal comportamento e estavam indignados com tamanha crueldade e ingratidão, foram relatar ao seu senhor tudo o que acabara de acontecer. Esses servos são os anjos que, segundo o Apocalipse, são nossos companheiros, pois servem o mesmo Mestre. São testemunhas de todos os nossos atos e pensamentos e relatam-nos a Deus. Lamentam as nossas faltas, alegram-se com a nossa penitência e conduzem as nossas almas à glória eterna. Então o rei, comovido pelo relato dos santos anjos, chamou à morte este servo ingrato e mau. Diz São Remígio:

“Este apelo já não será feito ao tribunal da consciência, mas ao tribunal do soberano Juiz”.

“Servo mau”, disse-lhe ele, “eu perdoei-te toda a tua dívida”, isto é, todos os crimes que cometeste contra mim, “porque me pediste”, “não deverias também, em memória de tão grande benefício, perdoar ao teu irmão a pequena dívida que contraiu contra ti?”, isto é, as pequenas ofensas de que foi culpado contra ti. Diz São Crisóstomo:

“Se temos relutância em perdoar as ofensas, consideremos o bem que nos resultará. Se este preceito nos parece doloroso, consideremos a recompensa, e se nos parece difícil perdoar as ofensas cometidas contra nós, pensemos que será ainda mais grave sermos lançados no fogo do inferno”.

Diz São Remígio:

“Em nenhum lugar lemos que este servo mau tenha respondido ao seu senhor, donde devemos concluir que, depois da morte e no julgamento de Deus, não haverá desculpa para o pecado.”

O rei, então, irar-se-á, não por um movimento interior da sua vontade, mas apenas por uma manifestação exterior, e entregá-lo-á aos carrascos, isto é, aos demônios que são os ministros da sua vingança, para ser lançado no inferno, onde sofrerá para sempre os tormentos cruéis e as penas eternas devidas aos seus pecados. O inferno não é um lugar de satisfação e de mérito, mas de expiação sem fim dos pecados que já não podem ser perdoados.

O Salvador, então, para aplicar esta parábola a tudo o que tinha dito anteriormente, acrescenta: “É assim que o meu Pai celeste agirá para convosco”; se não perdoardes ao vosso irmão, de bom coração e com toda a caridade, as injúrias que ele vos fez, Deus recusar-se-á também a perdoar-vos os vossos pecados e entregar-vos-á nas mãos dos demônios para serem eternamente atormentados nos abismos do inferno. Diz São Crisóstomo:

“Jesus Cristo não diz ‘teu pai’, mas ‘meu pai’, de fato, o homem que não quer perdoar ao seu irmão não é digno de chamar pai a Deus”.

Se não quisermos perdoar aos nossos irmãos os pequenos delitos que cometeram contra nós, Deus também não nos perdoará os crimes que cometemos contra Ele. Não nos enganemos a nós próprios nesta matéria, contentando-nos em dizer que perdoamos ao nosso irmão, sem o perdoar realmente do fundo do nosso coração. Deus, que nos manda esquecer as injúrias, será o juiz das nossas disposições interiores. Diz São Gregório:

“Se não perdoarmos sinceramente e de todo o coração as ofensas que nos foram feitas, Deus, por sua vez, pedir-nos-á contas dos pecados que esperávamos perdoados”.

Se não perseverarmos na caridade, a nossa penitência será incompleta. Foi neste sentido que o nosso divino Salvador disse àquele a quem acabava de perdoar os pecados: “Vai e não peques mais”.

De tudo isto devemos tirar esta conclusão geral: se queremos que Deus esqueça todos os pecados que cometemos contra Ele, devemos também esquecer as ofensas que os nossos irmãos possam ter cometido contra nós, caso contrário Ele exigirá que paguemos todas as nossas dívidas em sua totalidade. Diz Santo Agostinho:

“Cada homem é devedor de Deus, e Ele próprio é credor de todos os seus irmãos e Deus, que é sumamente justo, quis estabelecer-nos a regra de conduta que devemos seguir para com eles, mostrando-nos que agirá para conosco como nós próprios agimos para com eles.”

Diz São Crisóstomo:

“Vós que não tendes piedade nem misericórdia para com os vossos irmãos, sabeis que é contra vós mesmos que manifestais a vossa crueldade, recordando as faltas que o vosso próximo vos fez, renovais as vossas próprias faltas na memória de Deus e quando meditais na vingança, incitais o Senhor a vingar-se dos vossos crimes. Deus pede-nos duas coisas: que conheçamos bem os nossos próprios pecados e que perdoemos aos outros, do primeiro passaremos facilmente ao segundo. De fato, aquele que conhece bem as suas próprias faltas estará pronto a perdoar facilmente e de todo o coração as ofensas que lhe são feitas”.

Acrescenta o mesmo santo:

“Esqueçamos de bom grado as injúrias que nos foram feitas, e não procuremos vingar-nos delas. Se alguém nos fez mal, agradeçamos a Deus por isso e cantemos os seus louvores, assim adquiriremos méritos infinitos; se rezarmos por aqueles que nos fazem mal, Deus agirá de forma semelhante. O Senhor olha-nos do céu com alegria quando nos vê vingarmo-nos dos nossos perseguidores e inimigos, fazendo-lhes o bem e rezando por eles. Sem dúvida que é difícil esquecer as injúrias, mas humilhemo-nos e agradeçamos àqueles que nos perseguem, porque assim nos dão os meios de obter o perdão das nossas faltas e de merecer as recompensas eternas”.

Diz Sêneca:

“A mais nobre, a mais gloriosa vingança é não se vingar”.

Diz também Sêneca:

“O remédio mais eficaz contra as injúrias é esquecê-las”.

Notemos aqui que Deus, na sua infinita bondade para conosco, colocou à nossa disposição vários meios para obtermos o perdão dos nossos pecados. O primeiro deles é o batismo, que apaga o pecado original e todos os pecados presentes naqueles que o recebem. O segundo é a caridade perfeita, segundo as palavras do Evangelho: “Muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou”. O terceiro é a esmola e as obras de caridade, como o profeta diz que a água apaga o fogo, assim a esmola apaga o pecado. O quarto são as lágrimas de arrependimento, “porque ele chorou diante de mim”, diz o Senhor no Eclesiastes, “preservá-lo-ei de todos os males durante a sua vida”. O quinto é a confissão sincera das nossas faltas, que restitui a pureza e a inocência aos nossos corações. O sexto são as aflições corporais, como diz o Apóstolo: “seja o homem entregue para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva”. O sétimo consiste na correção da moral e na renúncia aos vícios e maus hábitos, segundo as palavras do Salvador: “Estás curado, vai e não tornes a pecar”. O oitavo é a intercessão dos justos e dos santos em nosso favor; “se algum de vós estiver doente”, diz São Tiago, “chame os ministros da Igreja, eles rezarão por ele e ele será curado”. O nono é o mérito da fé que, segundo São Pedro, purifica os nossos corações e os torna agradáveis a Deus. O décimo consiste em trabalhar para a conversão e salvação do próximo, “quem”, diz São Tiago, “contribui para a conversão do seu irmão, está a trabalhar para a sua própria salvação”. O décimo primeiro consiste em perdoar as injúrias; perdoa e serás perdoado, como acabámos de explicar. O décimo segundo, por fim, consiste em sofrer o martírio pela defesa da fé; o reino dos céus está reservado àqueles que, pelos seus sofrimentos, terão lavado as suas vestes no sangue do Cordeiro e foi também por isso que Jesus Cristo disse ao bom ladrão penitente: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

À vista de todos estes recursos e de muitos outros narrados nos santos Evangelhos, reanimemos a nossa coragem e que nenhum de nós, por mais culpado que seja, se entregue ao desespero. Assusta-vos a enormidade dos vossos crimes? Considerai São Pedro: não negou ele a sua fé, que é o maior de todos os crimes? E, no entanto, o seu bom Mestre olhou para ele com piedade. É o seu grande número que vos assusta? Olha para Maria Madalena: não cometeu ela toda a espécie de pecados? E, no entanto, é dela que o Evangelho diz: “muitos pecados lhe foram perdoados, porque muito amou”. Tremeis perante os vossos próprios pecados? Considerai a mulher apanhada em adultério; não lhe disse Jesus Cristo: “Vai e não peques mais”? A infâmia deles assusta-vos? Considera o publicano Mateus, apesar da publicidade do seu pecado, o Salvador chama-o e diz-lhe: “Segue-me”, e faz dele um apóstolo e evangelista. É a perseverança no mal que o preocupa? Olha para o bom ladrão na cruz; não terá ele também perseverado no seu crime até à morte? Mas arrependeu-se na última hora e mereceu ouvir as palavras de Jesus moribundo: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”. Temeis a vossa própria crueldade? Porque é que São Paulo, de perseguidor da Igreja, não se tornou um vaso escolhido? As tuas frequentes recaídas são a causa dos teus medos? Pois bem, não tendes aqui a promessa segura do Salvador que, mandando-vos perdoar aos vossos irmãos, não só sete vezes, mas setenta vezes sete, vos assegura que fará o mesmo convosco?

Diz São Bernardo:

“Ó meu divino Salvador, recorremos a vós e vamos a vós com confiança; não rejeitais os pobres nem os culpados. Não rejeitaste a penitência do bom ladrão, nem as lágrimas do pecador, nem as orações da mulher cananeia e da adúltera; não desprezaste o publicano criminoso, nem o teu discípulo renegado, nem o perseguidor dos teus apóstolos, nem os teus próprios carrascos, a quem perdoaste. Reconhecemos que a vossa bondade em dar graça aos pecadores é tão grande como o vosso poder de os justificar”.

Diz São Crisóstomo:

“Deus, ao nos criar deu-nos o uso do nosso livre arbítrio, para que, por nossa própria vontade, ajudados pela sua graça, pudéssemos fazer o que quiséssemos. Se fores um publicano ou um pecador público, podes, se quiseres, tornar-te um evangelista; se fores um perseguidor, podes tornar-te um apóstolo; se fores um ladrão, podes herdar o reino de ambos. Não há crime na Terra que não possa ser apagado pela penitência. Para nos provar que ninguém deve desesperar da salvação, Jesus Cristo quis que aqueles que mais amou durante a sua vida mortal fossem, na sua maioria, muito culpados. Não digas: ‘os meus pecados são demasiado grandes, estou perdido para sempre’. Não tendes um médico que é mais forte do que vós e mais poderoso do que o vosso mal? Não poderia Deus, que vos criou antes de serdes, corrigir-vos porque estais pervertidos? Mas, perguntareis, como posso passar de pecador a semelhante aos santos? Não te preocupes com os meios, não te debruces sobre os segredos de Deus, mas abandona-te com confiança à sua infinita bondade e misericórdia. Podes dizer que os meus pecados são demasiado grandes para que me sejam perdoados. Para apaziguar Deus, basta renunciar ao mal e fazer o bem; primeiro reconhece que pecaste, será o início da tua conversão, depois chora, suspira e lamenta as tuas faltas, a mulher pecadora não fez outra coisa para obter o perdão e a misericórdia de Deus.”

Diz São Gregório:

“Por maiores e mais numerosos que sejam os nossos crimes, nunca devemos desesperar de obter o perdão. Deus permitiu que os seus maiores servos fossem também os seus maiores ofensores, para que, encorajados pelos seus exemplos, possamos recorrer à sua bondade e misericórdia, e voltar sinceramente à prática do bem e da virtude”.

Diz Santo Agostinho:

“Nenhuma consideração pode obrigar um pecador a permanecer impenitente; nem o número ou a enormidade dos seus crimes, nem o pouco tempo que lhe resta, nem mesmo a hora final que o ameaça, desde que a sua vontade mude e ele esteja sinceramente decidido a deixar o mal e abraçar a virtude. Deus, na sua imensa caridade, recebe no seu seio todos os filhos pródigos que voltam para Ele”.

Diz também o mesmo santo:

“Deus Pai deu-nos o seu Filho para nos resgatar da escravidão do pecado, deu-nos o seu Espírito Santo a seus servos para sermos seus filhos adotivos, e ele próprio, depois desta vida, dá-se a nós como recompensa. Depois disto, quem poderá duvidar da sua bondade? Dirijamo-nos a ele com confiança, a sua misericórdia é maior do que a nossa miséria, Ele está mais desejoso e disposto a perdoar-nos os pecados do que nós a obtê-los”.

Diz São Crisóstomo:

“Acredite: a bondade de Deus é tão grande que nunca despreza o pecador arrependido e mesmo que ele tenha caído nas profundezas do abismo, se quiser voltar à verdade e à virtude, este Pai de família recebê-lo-á com doçura, abraçá-lo-á com ternura e fará tudo o que estiver ao seu alcance para o restituir ao seu estado anterior”.

Diz São Bernardo:

“Que monstruosidade um pecador que desespera da misericórdia de Deus! Se todos os pecados de toda a espécie, que se cometeram desde o princípio do mundo e que se cometerão até ao fim dos tempos, fossem reunidos, comparados com a misericórdia de Deus, seriam menos do que uma gota de água em relação ao mar”.

Para resumir tudo o que acabamos de dizer, segundo Santo Agostinho e São Gregório, se um homem tivesse cometido o pecado equivalente a soma dos pecados de todos os homens juntos, se este mesmo homem se desesperasse como Caim e Judas e se o próprio Deus tivesse jurado não ser misericordioso para com ele, ainda assim, se o pecador se arrependesse sinceramente, implorando com lágrimas a graça e a misericórdia, Deus preferiria perjurar e conceder-lhe o perdão dos seus crimes.

Esta esperança de perdão, porém, pode e deve fundar-se unicamente nos méritos do nosso divino Salvador; só ele, pelos seus sofrimentos e morte na cruz, satisfez por nós a justiça do seu Pai. A paixão de Jesus Cristo é, portanto, a única esperança, o único recurso dos pecadores arrependidos. Diz São Bernardo:

“A vossa Paixão, ó meu divino Salvador, é o nosso único remédio e o nosso último recurso, só ela nunca nos falta. A nossa sabedoria, a nossa justiça, a nossa santidade, todos os nossos méritos, numa palavra, nada são sem ela, só ela repara todos os nossos males”.

Se devemos evitar o desespero, não devemos menos precaver-nos contra toda a presunção, são dois grandes perigos contra os quais muitos cristãos falham. Diz Santo Agostinho:

“Os homens morrem igualmente de desespero e de demasiada presunção, que faz então Deus para afastar este duplo perigo? Aos presunçosos, diz: ‘Não demoreis a converter-vos ao Senhor, nem vos demoreis dia após dia; a sua cólera cairá sobre vós inesperadamente e confundir-vos-á no dia da sua vingança’. Por outro lado, para aqueles que desesperam de ser perdoados, diz: ‘Sempre que um pecador se converte e se volta para Deus, Ele recebê-lo-á e esquecerá todas as suas iniquidades’. Para aqueles, portanto, que poderiam perecer em desespero, Deus oferece o porto seguro de uma penitência salutar, para aqueles que uma confiança demasiado grande levaria à condenação, ele tornou incerta a hora da morte. Não sabeis quando chegará o vosso último dia, sois um insensato e um ingrato se não aproveitais o dia de hoje para vos converterdes e se contais com um amanhã que talvez nunca chegue para vós. O ladrão na cruz reconhece os seus erros, Pedro nega o seu senhor pela voz de um servo. O primeiro mostra-nos que o pecador nunca deve desesperar; o segundo ensina-nos que o justo também nunca deve presumir de si próprio”.

Diz São Gregório:

“Ó meus irmãos, confiemos na bondade do nosso Criador, imploremos com lágrimas a misericórdia do nosso soberano juiz, enquanto ele ainda nos espera. Ele é justo, não deixemos de expiar as nossas faltas; Ele é cheio de misericórdia, não desesperemos à vista dos nossos crimes”.

Diz São Crisóstomo:

“Se somos virtuosos não nos presumamos de nós próprios, mas digamos a nós mesmos: ‘Aquele que se julga firme, cuide-se para não cair’. Se formos pecadores, não desesperemos, mas digamos: ‘Aquele que caiu não se levantará de novo?’. Muitos anjos orgulhosos foram expulsos das alturas do céu, mas muitos pecadores, pela sua sincera penitência, mereceram ser admitidos na companhia dos anjos e, pelas suas virtudes, venceram os demônios e fizeram grandes milagres. As Sagradas Escrituras e as Vidas dos Padres estão cheias de exemplos semelhantes. Que os justos, portanto, não adormeçam numa negligência culposa, para não chegarem em último lugar, mas que o pecador não se entregue ao desespero, que tenha coragem, ele pode ainda ultrapassar os justos e ser mais amado por Deus”.